10 Vantagens de morar na Espanha

Morar em outro país é, definitivamente, uma das experiências mais enriquecedoras que você poderá vivenciar. Sair um pouco do seu “mundinho”, descobrir uma nova cultura, novos amigos, é um aprendizado que todo mundo deveria experimentar, ao menos, uma vez na vida.


Costumo dizer que sair do Brasil foi, pelo menos para mim, um divisidor de águas de quem eu era, para quem sou hoje. Se você pretende vir estudar na Espanha, tirar um ano sabático ou simplesmente quer vir morar no país, hoje te conto as 10 vantagens de aterrizar por aqui.

1-  O Idioma

Imagina aprender e ser fluente no segundo idioma mais falado do mundo! Imaginou? Maravilha, né? Ter o dominio em uma segunda lingua, de longe, já é um mega diferencial no mercado de trabalho e além disso é ter a oportunidade de conhecer uma nova cultura. 

Ter conhecimento no espanhol é cada vez mais exigido em termos educacionais e profissionais. Afinal, quem pretende realizar um mestrado no exterior ou dar uma alavancada na carreira, precisa demonstrar que domina ao menos um idioma.

2- Récorde em Turismo

O setor turistico espanhol bateu récorde em 2017, recebendo mais de 82 milhões de turistas internacionais. E isso significa, crescimento econômico e geração de emprego. A vantagem vai de um lado a outro, como por exemplo, você terá mais facilidade em se colocar no mercado de trabalho ou quem sabe abrir seu próprio negócio!

Além disso, a Espanha conta com mais de quarenta e cinco Patrimônios da Humanidade e incontáveis lugares turisticos para visitar.

Arquitetura em Valencia

3- Qualidade de vida

A Espanha carrega no seu curriculum um dos melhores sistemas de saúde do mundo, além de ser o país da União Europeia com maior esperança de vida dos cidadãos. Sol, boa alimentação, custo de vida relativamente baixo, dentro outros fatores, colabaram para que a Espanha em alguns aspectos apresente um bom índice de qualidade de vida.

4- Segurança

Ah que maravilha poder entrar e sair de casa com tranquilidade, andar sem olhar para os lados, carregar dinheiro e celular sem medo de ser roubado na próxima esquina. Esse item, para mim, é a receja do bolo. A sensação de segurança é evidente e poder ir e vir com total sossego, não tem dinheiro no mundo que pague.

Obviamente acontecem roubos e crimes no país, mas absolutamente nada comparado com os tempos vividos no Brasil, por exemplo. 

5 – Custo de vida

Viver na Espanha é muito mais barato do que morar na Alemanha, por exemplo. O custo de vida no país não é alto, mas pode ser elevado em zonas centricas e grandes metrópoles. A cesta básica é uma das mais baratas a nivel europeu, além do sistema educacional e sanitário serem públicos e de boa qualidade.

Leia Mais: Custo de vida na Espanha em 2018

6 – Migração de Jovens

A Espanha é o país que apresenta a maior longedividade da União Europeia. Isso significa que os idosos vivem mais tempo, entretanto, o país vem aprensentado uma taxa baixa de natalidade. Esse é um ponto a favor de imigrantes jovens que desejam trabalhar e estabelecer uma vida familiar no país. A Espanha precisa de nascimentos. 

7- Estudos

A cada ano que passa, milhares de estudantes internacionais desembarcam na Espanha em busca de formação acadêmica. Alguns chegam através de programas universitários, outros por meio de intercâmbios e bolsas de estudos.

A Espanha conta com um centenar de Universidades Públicas e com excelência em ensino, tornado-se rota principal para jovens universitários.

8 – Cultura

A Espanha é muito mais de flamenco, tortilla de patata e tourada. Mas, isso você só vai descobrir quando colocar os pés por aqui. Apesar de não ser um território de grandes dimensões, a Espanha parece a união de vários pequenos “paises”,  que o torna único.

De norte a sul, passando pelas Ilhas Canárias no Oceano Atlântico, pelas Ilhas Baleares no Mar Mediterrâneo e indo além da Peninsula Ibérica, até as cidades de Celta e Melilla ( em território africano), a Espanha é, incrivelmente, um livro a descobrir.

A Cultura espanhola é feita da união de muitos traços históricos deixados pelos vários povos que passaram por seu território. Desde palácio árabes a desenhos da era à desenhos pré-históricos preservados até hoje em cavernas.


9 – Gastronomia

Particularidade de  cada região, a gastronomia espanhola caminha passo a passo com a cultura de cada pedacinho do país. A Paella em Valência, o Cozido Madrileño em Madri, a Fabada em Asturias, o Salmorejo…e por aí vai.

Comer na Espanha é mergulhar a fundo na historia de cada lugar. Pratos tradicionais, feitos com carinho e sempre acompanhados de um bom pedaço de pão. A comida espanhola é bem variada, mas produtos como: jamón, arroz, cerdo, peixes e frutos do mar.

10 – Clima

Conhecida pelo “bom tempo”, parece que o Sol nasceu para brilhar na Espanha mesmo. O bom clima predominante no país em boa parte do tempo é o motor da economia de muitos lugares. Sol, calor e mar somam a combinação perfeita para quem foge de céus cinzas, chuvosos e tristes.

Porém, o inverno pode ser bem intenso em algumas regiões do país, mas como para tudo tem solução, muita gente “corre” para as ilhas canárias, no oceano atlântico, famosas pela temperatura primaveral.

Ilhas Canárias – Arquivo Pessoal

 


Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

Saludos!!

 

 

Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!