5 inventos espanhóis que transformaram nossas vidas

Estamos rodeados de objetos cada vez mais modernos. É tanta tecnologia que provavelmente você mal tenha tempo para pensar em como foram criadas e menos ainda em quem foram seus criadores.

 Muitas invenções surgiram com o intuito de facilitar nosso dia a dia e acabaram revolucionando campos importantes, como da engenharia e saúde, transformando por completo nossa história.

No texto de hoje, te apresento 5 importantes inventos criados por espanhóis e que transformaram nossas vidas.

  1. Anestesia Epidural

Fidel Pagés Miravé, era um jovem médico espanhol quando foi destinado a região de Melila (também na Espanha) em um momento tenso que resultou na morte de várias pessoas e em um número elevado de feridos.

Naquela época os métodos utilizados como “anestesia” eram arriscados e feitos à base do uso de éter e clorofórmio. E foi justamente nesse momento que Fidel Pagés pensou que era preciso criar algo mais eficaz e assim o fez.

Ao retornar a Península Ibérica, o jovem médico espanhol realizou pesquisas e finalmente divulgou suas conclusões que revolucionam o campo da medicina, principalmente, relacionados com a cirurgia.

Anestesia Epidural

 

Fidel Pagés, médico espanhol inventor da anestesia epidural.

 

2. Submarino

Construído com fins militares e feito totalmente de aço, o invento criado pelo engenheiro espanhol Isaac Peral revolucionou por completo a navegação submarina ao ser o primeiro buque submerso impulsado por energia elétrica.

Isaac nasceu em Cartagena (Murcia) em 1851 e aos 14 anos de idade ingressou na Marinha Espanhola, servindo por 25 anos, sendo 16 deles em alto mar. Foi condecorado a tenente de navio e publicou muitos trabalhos relacionados com álgebra, geometria e até furacões. 

A idéia de criar um submarino surgiu quando a Marinha Alemã ameaçou bloquear as ilhas espanholas no Pacifico. Peral achou que a única maneira de contra atacar  seria criando um submarino torpedeiro, ou seja, que tivesse a função de lançar torpedos contra tropas inimigas.

Conhecido como submarino Peral, ele foi finalmente testado com êxito em 1888, tornando-se o primeiro submarino militar da história. No entanto, a criação foi por “água abaixo”. Não por funcionar, mas sim pelo fato do governo espanhol ter cancelado o projeto alegando que era apenas uma “curiosidade técnica”.

10 anos depois a Espanha perdeu seu status de potencia colonial e naval, quando foi “detonada”pela frota naval de Dewey. Sabe o mais interessante disso tudo ? O Almirante dos Estados Unidos afirmou que se a armada espanhola tivesse ao menos um submarino inventado por Peral, seria impossivel vencer.

Atualmente é possível visita-lo no porto da cidade de Cartagena.

Submarino Peral – Foto: Europa pres.

 

Isaac Peral, inventor do primeiro submarino eletrico.

 

3. Seringa descartável

Ela revolucionou o campo da medicina e impulsionou de forma considerável a higiene sanitária, evitando principalmente o contágios de diversas doenças. E sim, foi criada por um espanhol.

Manuel Jalón Corominas era engenheiro aeronáutico de formação e além da seringa descartável também inventou a “fregona”, utensílio de limpeza muito comum nos lares espanhóis e mundialmente conhecido.

Seringa descartável

 

Manuel Jalón, inventor da seringa descartável e da “fregona”

 

4. Calculadora digital

Apesar de Blaise Pascal ter sido o inventor da primeira calculadora, foi pelas mãos de um espanhol que esse sistema passou por um grande avanço, nascendo o primeiro modelo de calculadora digital em 1914.

Leonardo Torres Quevedo foi um grande matemático, engenheiro e inventor espanhol, e por isso foi  reconhecido dentro e fora da Espanha. Participou da criação do primeiro dirigivel espanhol e de outras maquinas, como o telekino, um aparelho que execulta ordens transmitidas a distância via telegrafia.

Atualmente é possivel visitar o acervo com obras e ver de pertinho como ele trabalhava e colocava em prática suas idéias. Basta ir até o Museu Leonardo Quevedo, que fica dentro da Universidade Politecnica de Madri.

Calculadora digital criada por Quevedo
Leonardo Quevedo, matémático e grande inventor espanhol.

 

5. Teleférico

Sem sombra de dúvidas, esse é um dos inventos mais importantes criado por um espanhol. E não poderia ser de outra pessoa que não fosse Leonardo Torres Quevedo. Isso mesmo. O inventor acima.

Em 1887 ele registrou a patente do que hoje conhecemos como Teleférico, e em 1907 participou da construção do primeiro que pudesse ser apto para o transporte de pessoas. E assim foi. Com total êxito, esse invento ultrapassou as fronteiras espanholas e hoje podemos vê-lo em todas as partes do mundo.

Teleferico – Obra de Leonardo Quevedo

 

Você sabia que o teleférico das cataratas de Niágara foi inspirado na primeira criação de Quevedo? Interessante, né? Se você gostou desse texto, não deixe de compartilhar nosso conteúdo com amigos e familiares.

Até a próxima! 🙂


Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

Saludos!!

Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!