5 maneiras de obter a Nacionalidade Espanhola

A relação entre Brasil e Espanha existe há muito tempo, e não tenho dúvidas de que você certamente possui um familiar ou conhecido que tenha vinculo com espanhóis.

Obter a dupla cidadania é ter nas mãos um leque de vantagens no continente europeu e mundo a fora, afinal, o passaporte espanhol é reconhecido como um dos mais influentes.

Entretanto, muitas pessoas desconhecem como solicitar a nacionalidade espanhola, quem tem direito ou não ao passaporte “vermelho”, quais as maneiras reais de conseguir esse documento e muitas outras dúvidas. No post de hoje, te explico as vias mais utilizadas para ganhar a dupla cidadania.



Quem tem direito a nacionalidade espanhola ?

• Espanhóis de Origem:

Essa é sem dúvida a maneira mais fácil de adquirir a nacionalidade espanhola. Ela é passada de pai/mãe para filhos. Isso significa que se o seu pai ou mãe são espanhóis, você também terá o direito de ter a nacionalidade espanhola.

• Nacionalidade Espanhola por Casamento:

Se você contraiu matrimônio com um cidadão espanhol também terá direito a solicitar a nacionalidade do país em menos tempo do que em certos casos. Saiba como proceder: ›  http://partiuespanha.com/cidadania-espanhola-por-casamento-passo-a-passo/

• Filhos de Brasileiros nascido na Espanha:

Crianças nascidas em território espanhol (no caso de pais brasileiros) também terão direito em adquirir a nacionalidade espanhola. Neste texto explico detalhadamente como funciona, veja: › http://partiuespanha.com/tive-um-filho-na-espanha-ele-tem-direito-a-nacionalidade-espanhola/

• Nacionalidade por Residência:

Residir na Espanha é também a via para conseguir a nacionalidade do país. A lei é muito clara enquanto a isso: Para ser espanhol é preciso morar continuamente na Espanha por dez anos, entretanto, para alguns países esse tempo é reduzido.

No caso de brasileiros que residam na Espanha, a nacionalidade  pode ser solicitada a partir do segundo ano vivendo no país, não obstante,  nos seguintes casos basta apenas um ano para iniciar o pedido:

› Um ano para filhos e  netos de espanhóis de origem.
› Um ano para espanhóis que perderam a nacionalidade ou não optaram em seguir com ela no prazo estabelecido.
› Viúvo (a) de um cidadão espanhol.
› Casados com um cidadão de nacionalidade espanhola.

• Nacionalidade por Carta de Naturaleza:

Essa forma de conseguir a nacionalidade espanhola é diferente de todas as citadas acima porque ela não necessariamente precisa cumprir com as normas gerais do procedimento administrativo. Ou seja, o solicitante no ato do pedido deverá informar porque é merecedor da cidadania espanhola por essa via, além claro, de apresentar alguns documentos.

Um exemplo? É atraves dessa forma que descendentes serfadis a solicitam, veja:  http://partiuespanha.com/nacionalidade-espanhola-para-descendentes-sefardis/

Documentos e Procedimento:

Como em todo processo burocrático, para obter a nacionalidade espanhola é preciso além de cumprir com os requisitos estabelecidos, apresentar também toda a documentação necessária. Cada caso é um caso, mas por regra geral, você vai precisar ter em mãos:

O Exame CCSE e o DELE, veja mais: http://partiuespanha.com/exame-para-obter-a-nacionalidade-espanhola-sera-que-voce-aprovaria/
O pagamento da taxa admnistrativa.
• Certidão de nascimento, antecedentes penais, certidao de casamento (se for o caso), etc.

Vale lembrar que todas os documentos deverão estar legalizados e traduzidos. Nesse texto explico como fazer:  http://partiuespanha.com/apostila-de-haia-facilita-a-legalizacao-de-documentos-brasileiros-na-espanha/

Com tudo em mãos, por fim, você poderá iniciar o pedido. Pode ser feito online ou em uma oficina de registro geral da sua localidade. Feito isso, é aguardar o parecer do Governo Espanhol, que poderá concecer ou denegar a nacionalidade do país.

Fonte: http://www.exteriores.gob.es/Consulados/LISBOA/pt/InformacionParaExtranjeros/Pages/Nacionalidad.aspx

Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

Saludos!!

 

Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!