5 Maneiras de morar legalmente na Espanha

(texto atualizado em 08/01/19)

Oi pessoal, tudo bem ? Acho que nunca recebi tantos e-mails de brasileiros querendo sair do país e tentar a vida no exterior, principalmente, na Europa.

Apesar de parecer algo “fácil”, tomar a decisão de recomeçar a vida em outro lugar requer planejamento e paciência, coisa que muita gente deixa de fora e acaba metendo os pés pelas mãos. Eu mesmo caí nesse erro. 

A Espanha sempre foi um dos países mais escolhidos por nós brasileiros, já seja para férias internacionais, estudos ou formar um novo lar.

Talvez, pela proximidade linguística, cultural e histórica, muita gente pensa em morar na Espanha, entretanto, para fixar residência no país quando você não tem “passaporte vermelho”, é necessária uma autorização prévia para tal.

Barcelona

 

Como morar legalmente na Espanha?

A Espanha é um dos poucos países europeus que possui diversos tipos de autorizações para estrangeiros residirem em seu território, vejamos os cinco principais:

1. Visto de Estudante

Estudar na Espanha é uma forma de morar e trabalhar legalmente no país. Entretanto, esse tipo de “visto” é válido apenas para estadias superiores aos noventa dias.

A duração do visto de estudante é de um ano, mas poderá ser renovado. Até pouco tempo ele so era permitido ser solicitado previamente no Brasil, no entanto hoje em dia existe a possibilidade de realiza-lo diretamente na Espanha. Escrevi detalhadamente sobre ele nesse post:  Estudar na Espanha

2. Visto para Aposentados 

A Espanha é o país que mais recebe aposentados da União Europeia e não é para menos: bom clima, tranquilidade, segurança, sistema de saúde eficaz e muitas atividades para a melhor idade.

O visto de Residência não lucrativa é o mais escolhido por brasileiros que já não trabalham, porém, não é algo exclusivo desse grupo.

Ele pode ser solicitado por qualquer pessoa que cumpra os requisitos, contudo, não autoriza a trabalhar no país. Conheça as exigencias e como solicita-lo: Aposentadoria na Espanha

 3. Visto Comunitário

Brasileiros que estão casados ou tenham uma relação estável ( pareja de hecho) com cidadãos de nacionalidade espanhola ou europeia, poderão morar e trabalhar na Espanha através do visto comunitário. Essa autorização se estende também a outros familiares, conheça mais : Reagrupação Familiar

4. Visto de Trabalho

Através de um contrato de trabalho é possível morar legalmente na Espanha. Isso acontece quando uma empresa emprega um brasileiro e tramita o visto ainda no Brasil.

Igualmente como os vistos anteriores, este também permite trazer a família, através de um processo chamado “Reagrupação Familiar”. 

5 . Négocio Próprio

Encontrar trabalho na Espanha estando no Brasil não é uma tarefa fácil, por isso, muitos brasileiros preferem empreender no país. Através dessa autorização, você além de ter o próprio negócio, poderá trazer sua familia junto. Saiba mais, em: Abrir uma empresa na Espanha sendo estrangeiro

Se você gostou desse texto não deixe de compartilhar nas suas redes sociais! 😀
Boa sorte, navegantes! 


Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

Saludos!!

 

Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!

One Reply to “5 Maneiras de morar legalmente na Espanha”

  1. OI Tatiana!
    Amei seu blog… super esclarecedor e explica muito bem o passo a passo do que devemos fazer. Pretendo ir morar aí pra estudar e trabalhar, vou fazer do jeito que você ensina. Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *