5 Maneiras de morar legalmente na Espanha

 

Oi pessoal, tudo bem? Eu acho que nunca recebi tantos e-mails de brasileiros querendo sair do país e tentar a vida no exterior, principalmente, na Europa.

Apesar de parecer algo “fácil”, tomar a decisão de recomeçar a vida em outro lugar requer planejamento e paciência, coisa que muita gente deixa de fora e acaba metendo os pés pelas mãos. 

A Espanha sempre foi um dos países mais escolhidos por nós brasileiros, já seja para férias internacionais, estudos ou formar um novo lar.

Talvez, pela proximidade linguística, cultural e histórica, muita gente pensa em morar na Espanha, entretanto, para fixar residência no país quando você não tem “passaporte vermelho”, é necessária uma autorização prévia para tal.

Como morar legalmente na Espanha?

A Espanha é um dos poucos países europeus que possui diversos tipos de autorizações para estrangeiros residirem em seu território, vejamos as principais:

1. Visto de Estudante

Estudar na Espanha é uma forma de morar e trabalhar legalmente no país. Entretanto, esse tipo de “visto” é válido apenas para estadias superiores aos noventa dias.

A duração do visto de estudante é de um ano, mas poderá ser renovado. Escrevi detalhadamente como solicitá-lo, veja: Estudar na Espanha

2. Visto para Aposentados 

A Espanha é o país que mais recebe aposentados da União Europeia e não é por menos: bom clima, tranquilidade, segurança, sistema de saúde eficaz e muitas atividades para a melhor idade.

O visto de Residência não lucrativa é o mais escolhido por brasileiros que já não trabalham, porém, não é algo exclusivo desse grupo.

 

Ele pode ser solicitado por qualquer pessoa que cumpra os requisitos, contudo, não autoriza a trabalhar no país. Conheça as exigencias e como solicita-lo: Aposentadoria na Espanha

 3. Visto Comunitário

Brasileiros que estejam casados ou tenham uma relação estável ( pareja de hecho) com cidadãos de nacionalidade espanhola ou europeia, poderão morar e trabalhar na Espanha através do visto comunitário. Essa autorização se estende também a outros familiares, conheça mais : Reagrupação Familiar

4. Visto de Trabalho

Através de um contrato de trabalho é possível morar legalmente na Espanha. Isso acontece quando uma empresa emprega um brasileiro e tramita o visto ainda no Brasil.

Igualmente como os vistos anteriores, este também permite trazer a família, através de um processo chamado “Reagrupação Familiar”. Veja as profissões mais demandas da Espanha e os sites de emprego do país:  sobre ele: Trabalhar na Espanha

5 . Négocio Próprio

Encontrar trabalho na Espanha estando no Brasil não é uma tarefa fácil, por isso, muitos brasileiros preferem empreender no país. Através dessa autorização, você além de ter o próprio negócio, poderá trazer sua familia junto. Saiba mais, em: Abrir uma empresa na Espanha sendo estrangeiro

 


Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

Saludos!!

 

Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!