9 cidades medievais para se apaixonar definitivamente pela Espanha

Quem já teve a oportunidade de passar alguns dias na Espanha, pode confirmar o que eu vou escrever: É um país surpreendentemente lindo! 

Apesar da maiorias dos visitantes brasileiros escolherem as cidades mais famosas e badaladas, como Madri e Barcelona, a Espanha oferece um leque de roteiros bem interessantes para descubrir as belezas da peninsula Ibérica.

Sabia que existem milhares de pequenas cidades medievais espalhadas pelso quatro cantos do país? E que muitas deles estão preservadas? Que possui castelos, igrejas e monumentos de séculos atrás? Se você ainda não viveu a experiência de pisar e se encantar com um “pueblo” (locadidade) medieval, hoje te deixo 15 opções para colocar no seu próximo destino de viagem!

1- Morella 

A pequena cidade de Morella, está localizada na provincia de Castellón, região que faz parte da Comunidade Valenciana. Se eu tivesse quer resumir essa localidade em uma frase, certamente diria que é um verdadeiro tesouro da história a céu aberto. 

Com suas muralhas medievais que cercam a cidade, seu castelo no alto de uma montanha, igrejas, centro histórico e suas ruas estreitas, Morella é  certamente uma joia medieval e  por isso considerada um dos “pueblos” mais bonitos da Espanha.

Antes mesmo de chegar, podemos observar a localização estratégica para aquela epoca.
Visita ao Castelo de Morella

 

Muralla que cerca boa parte da cidade – arquivo pessoal 2017
Caminhando pelo centro – arquivo pessoal 2017

 

2- Albarracín

A sensação que tive ao chegar em Albarracin pela primeira vez, foi a de que o tempo simplesmente parou. Fiquei profundamente surpressa com todos os detalhes dessa pequena localidade da provincia de Teruel.

Parecia que estava entrando em um cenário de algum filme da época medieval e pela primeira vez  tudo que aprendi na escola sobre “senhores feudais” fez sentido.

Se você é um amante do passado, pode colocar esse pequeno “pueblo” no seu roteiro. Gostei tanto, que fiz um post detalhado do que ver e fazer na cidade, olha: Albarracin: a cidade espanhola que parou no tempo!

Albarracin

 

3- Santillana del Mar

Sou extremamente apaixonada pelo norte da Espanha e não nego isso. Em uma das minhas viagens por Cantábria, descubri a famosa cidade das três mentiras. 

Santillanda del Mar  foi eleita um dos “pueblos con encanto” da Espanha e meus queridos, não é para menos.

A cidade é praticamente toda feita de pedra. Fiquei louca quando vi isso, é literalmente, extraordiária. E o mais legal de tudo, que apesar de ser uma cidade bem pequena, tem muita coisa interessantes para conhecer. Aqui te conto algumas coisas:Santillana: a cidade das três mentiras!

Santillana del Mar – Arquivo pessoal

 

4-  Besalú

Seguindo “viagem” até a Idade Média, Besalú é aquela cidade que você tem que visitar sim ou sim. Localizada na provincia de Girona, nessa pequena belezura conviveram judeus e cristãos durante anos e tudo na santa paz. 

Cada canto é um pedaço da história que ficou marcada em monumentos, pontes, igrejas, monasterio e muito mais. Besalú é um museu a céu aberto, que conquista cada vez mais turistas que passam pela cidade.

Ponte de Besalú ( restaurada em 1995).

 

5- Peratallada

Lá por volta do século X, essa pequena localidade de Girona já era mencionada em escritos encontrados, que faziam referência ao crescimento da cidade ao redor do castelo de Peratallada. 

Declarada conjunto Histórico-artistico, essa pequena localidade medieval é uma das mais bem conservadas da região de Catalunha. Possui vários monumentos interessantes, como por exemplo: seu castelo, um palacio do século XIV, igrejas e uma arquitetura fascinante.

A melhor epoca para fazer uma visita é durante oprimeiro final de semana de outubro, quando é celebrada a Feira Medieval da cidade.

Peratallada – Foto skyscanner

 

6- Toledo 

Declarada Patrimônio da Humanidade, a cidade de Toledo é aquele tipico lugar que nasceu e cresceu a partir da mistura de várias culturas ,e hoje em dia podemos contemplar de perto os vestigios medievais deixados pelo seu passado histórico.

Jóia medieval da provincia de Castilla-La Manch, Toledo  possui um leque bem variado para “turistar” pela cidade. Catedrais, mesquitas, museus, centro histórico e muitos outros pontos interessantes que podem ser visitados caminhando pela cidade.

Toledo –

 

 

7- Ronda

A cidade de Ronda (em Málaga) hoje é parada obrigatória para turistas que visitam a região, mas o que poucos sabem é que por ela passaram diversas civilizações: celtas, fenicios, visigodos, gregos, romanos, etc.

Vocês podem imaginar como esse lugar esta repleto de detalhes que construiram nossa história? É, sem dúvida, uma cidade apaixonante.

 

Ponte de Ronda

 

Ronda – Málaga

 

8- Pedraza

Com um pouco mais de 400 residentes, Pedraza tem conquistado o coração de visitantes que “descobrem” a Espanha medieval. Lozalizada em Segovia, em 1991 foi declarada Conjunto monumental.

Apesar de ter pontos turisticos e historicos muito interessantes, Pedraza ficou mesmo famosa através da sua festa músical, conhecida como “El concierto de las velas”, quando a cidade passa a ser iluminada com mais de 35.000 velas.

Ruas de Pedraza

 

Velas iluminando a cidade de Pedraza

 

9- Pals

Parece tirada de um conto infantil, a pequena localidade de Pals (em Girona) é aquela cidade medieval “fofinha” e com um toque romântico. Talvez, por isso, cada vez mais turistas decidem visita-la.

Localizada em cima de uma montanha, seu patrimômio cultural e histórico foram preservados com o passar do tempo e por esta razão você tem que fazer as malas e viajar, literalmente, no tempo.

Igrejas com mais de 1000 anos de história, museus, torres, ruas e casas que dão um charme todo especial nessa localidade medieval considerada um dos “pueblos con encanto” da Espanha.

Existe uma infinidades de pequenos “pueblos” encantadores que estão espalhados pela Espanha. É até dificil de escolher, mas certamente será uma viagem inesquecivel.

Vale lembrar que todos eles contam com hoteis, restaurantes, visitadas guiadas e outras opções de lazer próximas. Preparados para uma viagem à Idade medieval ? #Partiu 😉


Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

Saludos!!

Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!