Albarracín | A cidade espanhola que parou no tempo.

Que a Espanha está cheia de lugares incríveis não é novidade para ninguém,mas já pensou em visitar uma cidade que parou no tempo?

Estamos falando da pequena localidade de Albarracín, localizada na Provincia de Teruel (Comunidade Autonômica de Aragão).

Considerada Monumento Nacional desde 1961, é sem dúvida, um dos lugares mais bonitos e imperdiveis que conheci na Espanha.



FSCN1728
Uma das ruas de Albarracín- Arquivo Pessoal 2016

 

Ao entrar em Albarracín, de imediato somos remetidos ao século XI, voltamos à epoca Medieval e podemos conhecer de perto como a sociedade vivia nesse tempo. Ruas estreitas, casas de pedras, portas grandes de ferro, igrejas, castelo, muralhas, enfim, uma infinidade de coisas para admirar e ficar literalmente de “boca aberta”.

Antes de começar a conhecer a cidade, podemos deixar o carro em um dos estacionamentos (são gratuitos) que ficam na entrada dessa localidade, ja que só é permitido adentrar na localidade  veiculos dos moradores. 

Tênis, água, câmera fotográfica em mãos e muita disposição é o kit indispensável para começar essa aventura. Esse pequeno vilarejo conta com uma faixa de muralhas que  podemos ver antes mesmo de chegar na cidade, afinal, está no alto de uma montanha, mostrando sua localização estratégica para aquele tempo.

 O que ver em Albarracín ?

A Muralha da Cidade

A muralha de Albarracin está a mais de mil metros de altura e rodeia boa parte da cidade. Não se sabe exatamente quandoi foi construida, mas sua história remonta desde o século X, quando Albarracín era apenas uma aldeia ocupada por visigodos.

DSCN1687
Muralha (séc XIII) que envolve a cidade de Albarracin – Arquivo Pessoal 2016.

 

As Ruas e Casas Medievais

Nada de corpo mole!! Para subir  até as muralhas, você  passa pela parte antiga da cidade, com suas vielas e casas de séculos atras. Tudo muito bem cuidado e preservado.

 

DSCN1673
Vielas e Casas de Albarracín – Arquivo Pessoal – 2016

Museus 

 A cidade conta com dois museus. Um excluisivamente dedicado aos “brinquedos”. Isso mesmo que você leu! Tem um museu todinho com uma coleção de brinquedos.

DSCN1715
Museu – Arquivo Pessoal -2016

 

Igrejas

A Catedral da cidade é muito bonita e cheia de detalhes que impressionam. Também merece ser visitada a Igreja de Santa Maria, o Palacio Episcopal, a popular casa de Julieta e outras casas dos antigos senhores feudais (quem lembra da aula de história?).

DSCN1655
Catedral de Albarracín – Arquivo Pessoal – 2016

A cidade é pequena e pode ser visitada facilmente em um ou dois dias. Existem também serviços de guias turisticos que vão explicando detalhadamente a história da cidade e dos monumentos que preserva até hoje.  

Onde comer e domir em Albarracín ?

Albarracín tem uma população aproximadamente de 1000 habitantes e vive exclusivamente do Turismo. Existem boas opções de alojamento que certamente cabem em qualquer bolso.

De hotéis a campings, de apartamentos a casa rurais, e claro o salvador da pátria: albergues. Outra dica é se hospedar na cidade de Teruel, ja que fica a poucos km e também é parada obrigatória para conhecer a riqueza da arquitectura Múdejar.

Se você é como eu, que aprecia uma boa comida e bebida, bem-vindo ao lugar certo. Albarracin conta com muitos bares e restaurantes aconchegantes espalhados pela cidade.

Jamón español, Javali e todos os produtos derivados do porco, acompanhados de pão e um excelente vinho é carro chefe na cidade e  faz qualquer paladar se apaixonar.

A Cidade de Albarracín foi eleita um dos “Pueblos Con Encanto” (Cidades Encantadoras) da Espanha e anualmente recebe milhares de turistas de toda parte do mundo. Super recomendo esse passeio.



Mais Informações:  Prefeitura de Albarracín

Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

Saludos!!

Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!