Apostila de Haia – Como legalizar documentos brasileiros para serem aceitos na Espanha?

(texto atualizado em 16/11/2018)

Quando você decide se aventurar no exterior é preciso além de um planejamento básico, ter um punhado grande de paciência para lidar com os trâmites burocráticos.

Durante muito tempo legalizar um documento brasileiro para ser válido na Espanha era caro e demorado, pois necessitava passar antes por Instituições do governo brasileiro e também pelo consulado espanhol no Brasil.

Documento – Foto: frepik


Felizmente desde o dia 14 de agosto de 2016 o Brasil começou a fazer parte dos países que utilizam a Convenção de Haia, simplificando a legalização de documentos emitidos no Brasil para que sejam aceitos no exterior, neste caso na Espanha.

Como funciona a Convenção de Haia ?

A autentificação da Apostila de Haia é um selo ou carimbo que vai atestar a veracidade da documentação, que poderá ser de carater: 

  • Administrativo.
  • Atos notariais.
  • Documentos provenientes de uma autoridade ou de um funcionário dependente de qualquer jurisdição do país, compreendidos os provenientes do Ministério Público, de um escrivão de direito ou de um oficial de diligências.
  • Declarações oficiais tais como menções de registo, vistos para data determinada e reconhecimento de assinatura, inseridos em atos de natureza privada.

Como legalizar um documento brasileiro pela Apostila de Haia ?

Para Apostilar os documentos basta ir em nos cartórios brasileiros autorizados (praticamente todos), realizar o pagamento da taxa exigida e recebê-los no mesmo momento, sem a necessidade de envia-los posteriormente ao consulado espanhol.

Para efetivar a realização de trâmites na Espanha é necessário a tradução juramentada ao espanhol que deverá ser feita obrigatoriamente  por um tradutor oficial. 

A lista com os cartórios autorizados você encontra Aqui Para mais informações:   +55 (61) 2326-4607 – Ouvidoria do CNJ.

Outro ponto importante a destacar é a contratação de uma assessoria especializada nesses trâmites para gestionar tudo o que você precisa de forma mais fácil e rápida.

Solicite uma consultoria com a Europa Legal, empresa especializada em estrangeiros na Espanha.

📧 info@europalegal.com  http://www.europalegal.com

☎️ (+34) 685486832 (+34) 914339159

📍Gran Via 40 planta 09 Sala 07.Madrid 28013.

La imagen puede contener: 2 personas, texto


Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

Saludos!!

 

Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!

0 Replies to “Apostila de Haia – Como legalizar documentos brasileiros para serem aceitos na Espanha?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *