As 5 Festas populares mais bizarras da Espanha



A Espanha tem um leque de festas populares contagiantes e incriveis, como é o caso das Fallas, em Valência e a de Sanfermines, em Pamplona. Ambas conhecidas mundialmente e referência para turistas que chegam ao país em busca de cultura e diversão.

Agora, o que pouca gente conhece mesmo são as festividades populares das pequenas cidades e para quem vem de fora, podem parecer algo bem bizarro. Vejamos algumas! 🙂

1 – Saltar bebês| El salto del colacho

Já imaginou alguem pulando por cima de vários bebês? Bem louco, né? Isso acontece na cidade de Castrillo de Murcia desde 1620.

Essa tradição ocorre na época da semana santa e consiste basicamente em reunir as crianças que nasceram nesse ano, deita-las em colchões espalhados pelo chão e pessoas disfarçadas de “Colacho” saltarem sobre elas para espantar as más energias.

O Colacho é um personagem popular que representa o demônio ( oi???), e fantasiado passeia pela localidade tentanto”golper” as pessoas e ao mesmo tempo  recebe insultos dos moradores. No minimo, bem estranho!

colacho.jpg
Salto sobre os bebes – Foto reprodução

2- Procissão de caixão|Romeria de los Ataúdes

Falou em coisa bizarra, tem que incluir defuntos e caixões, né gente? Haha Pois bem, aqui na Espanha, na localidade de San Xosé de Ribarteme (em Pontevedra), todos os anos, no dia 29 de julio acontece uma procissão de caixões, só que com gente viva dentro (menos mal,né? haha). E isso já é uma tradição, de nada mais, nada menos, de cinco séculos.

A procissão é uma homenagem a Santa Marta, que segundo dizem, é a padroeira dos enfermos. Os romeiros saem pelas ruas da cidade em direção ao cemitério e voltam ao ponto inicial, em forma de agradecimento pela cura de uma doença ou pagamento de promessa.

santamarta2.jpg
Foto reprodução

 3 –  Arrancar a cabeça de um ganso |El Carpio de Tajo

Segura essa! Na pequena cidade de El Carpio de Tajo, em Toledo, durante as festividades da cidade, acontece uma corrida bem bizarra para olhares estrangeiros. 

Os moradores participantes montam a cavalo e o objetivo é conseguir arrancar somente a cabeça dos gansos que estão pendurados durante o trajeto (massuuuquééé?!?). 

tajo.jpg
Foto reprodução


Essa festa popular tem recebido muitas criticas de pessoas quem a consideram maltrato animal. O prefeito da cidade garante que os gansos são pendurados já sem vida. 

4 – Bota o Santo pra dançar!|Procissão de San Blás

Já viu algum Santo “dançar”? Se quiser ver essa proeça, então coloca a localidade de Beonocaz no seu roteiro. Diferente de qualquer outra procissão católica que você já tenha visto, durante a festividade desse santo, os jovens da cidade carregam a imagem com ritmosmusicais bem populares. E aí, não tem quem fique parado, nem mesmo o santo.

5 –  Correr pelado na Praia | Corrida de Sopelana

Não é exatamente uma festa popular, mas entra na lista de coisas “estranhas” que acontecem na Espanha. Correr pelado virou tradição na praia de Sopelana, em Bilbao.

Há dezoito anos, centenas de pessoas se reúnem para competirem em um trajeto de 5 kilômetros. A maioria dos participantes são homens, tanto é, que esse ano correram apenas duas mulheres. E aí, você se atreve?

FOTO DE PEDRO URRESTI PARA CIUDADANOS. CARRERA NUDISTA SOPELANA
Corrida Sopelana – Foto Reprodução


E, acredite você ou não, existem muitas outras festas “bizarras” pelo país, mas que atraem cada vez mais turistas curiosos pela cultura espanhola. Qual entraria no seu roteiro de viagem? 😉


Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

Saludos!!




Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!