As várias maneiras de tomar café na Espanha

Pedir um café na Espanha pode realmente ser surpreendente. Foi exatamente o que descobri logo quando desembarquei em Valência e arrisquei pela primeira vez ir sozinha em uma cafeteria espanhola.

“Solo”, “con leche”, “cortado”, “largo”, “del tiempo”, “carajillo” e “bombón”, são apenas uma pequena prévia das várias maneiras de tomar  café pela terra de Cervantes.

Então, se você planeja vir de férias, estudo, ano sabático ou morar na Espanha, hoje te dou uma mãozinha para saber que tipo combina mais com você.

Café con leche

Começamos pelo nosso queridinho de toda manhã: o café com leite. Esse, talvez, seja o mais fácil de pedir, não tem muito segredo. Porém, te lembro algo muito importante: Você precisa dizer como prefere a temperatura do leite.

Quer aquele café com leite fervendo, que levanta até defunto? Então, peça com “leche caliente”, mas se a sua preferência não é nem lá e nem cá, peça “leche templada”. Café frio? Alguem toma isso? Sim, tem para todos os gostos, nesse caso é so pedir com “leche fria”.

Cafe con leche

Café Cortado 

O café cortado, nada mais é, do que aquele cafezinho expresso que leva um pouquinho de leite. Ele é normalmente servido em um copo pequeno e quase sempre  pedido após uma refeição.

Café cortado


Café Largo

Digamos que é a mesma coisa do café citado acima. A diferença é que no café largo vem mais quantidade. Ou seja, é um café expresso que leva uma pequeça dose de leite.

Café largo


Café bombón

Esse tenho certeza que é um velho conhecido. Sabe aquele cafezinho com leite condesada? Então, aqui ele é conhecido como bombón.

É servido em um copo pequeno de vidro e acredite você, podemos acrescentar uma pequena dose de licor. Para quem quiser provar, basta pedir um “Bombón tocado de marie brizard”.

Café bombón

 

Café del tiempo

Aqui a coisa já começa a ficar estranha. O café del tiempo é muito comum na Comunidade Valenciana e durante o verão é um dos mais pedidos. Se trata de um café expresso que é servido normalmente, mas vem acompanhado de uma taça com gelo e algumas vezes uma rodela de limão. 

A idéia e colocar o café na taça com gelo e você mesmo dá o “ponto” de temperatura fria que deseja. E sabe de uma coisa? O povo adora! 

Leia mais: Doces e sobremesas tipicas da Espanha

Café Carajillo

Segura essa!! Apesar do Carajillo ser uma bebida tipicamente cubana, ele faz mesmo sucesso aqui na Espanha. E normalmente é feito com Run, Whisky ou brandy.

Em cada lugar se toma de uma forma diferente, por exemplo, em Catalunha é tipico tomar  apenas com brandy, em outros lugares como Castellón já são mais elaborados, levando canela, limão e açucar flambado.

Leche Manchada

Para os não tão amantes do café, a “leche manchada” é o ideal. É servido uma boa dose de leite e um poquinho de café. 

Leche manchada

Café doble

Gosta de café? E bem forte? Então esse é perfeito para você. O Café doble como o próprio nome  dá a pista, é servido um duo de café solo ou expresso. 

Café doble

 

Além desses exemplos, você pode provar também: o café com gelo, café com sorvete, com espuma,  café granizado, café com leite e leite condesado…gente do céu, é café pra dédéu!! Logo logo me conta qual é seu preferido, ok? 🙂

Se você gostou desse texto, não esquece de compartilhar com seus amigos e familiares! 🙂


Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

Saludos!!

Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!