Auxilio financeiro e beneficios sociais para familias na Espanha| Quem tem direito e como funciona?

Em praticamente todos os países europeus existem fundos econômicos destinados a programas sociais para familias em geral, mas principalmente  para aquelas que se encontram com dificuldades financeiras.

Durante a crise econômica que atingiu  em cheio a Espanha, muitos desses programas e ajudas foram suspensos ou alterados em relação ao seu acesso. Um dos auxilios mais conhecidos, por exemplo, era o “cheque bebê”, onde o casal recebia uma quantia relativamente alta simplesmente,por colocar um filho no mundo. 

Hoje em dia algumas ajudas sociais seguem em vigor, porém direcionadas a casos especificos, onde os solicitantes necessitam cumprir com todos os requisitos estabelecidos pelo estado. Antes de mais nada, gostaria de explicar algo que poucos fazem por aí.

Muitos imigrantes desembarcam todos os dias na Espanha em busca de novas oportunidades para sí e para seus familiares, porém,  nem sempre começam da forma correta: com uma autorização para morar e trabalhar no país.



Muitos acreditam que poderão viver das ajudas sociais e pensam que isso é algo fácil de conseguir. Doce engano. Se você não possui um planejamento básico ( e nem econômico) para se manter no país com a sua familia, não pense que o governo espanhol se encarregará 100% dessa responsabilidade.

Cansei de ler em blogs ou ver videos no youtube em que as pessoas comentam  ( de forma irresponsável e ilusória )sobre as ajudas sociais fornecidas pelo governo espanhol e  passam a idéia de que aqui é a casa da “mãe Joana”, ou seja, que é tudo muito fácil, no estilo : Chegou, ganhou.

Mas, gente parem e pensem um pouquinho. Na Espanha existem milhares de familias em situações econômicas precárias e sei que isso é algo dificil de acreditar, mas sim, aqui também existe pobreza. E nem todo mundo consegue receber 100% os auxilios existentes.

Que tipos de ajudas sociais para familias existem na Espanha?

• Beca de comedor escolar ( Ajuda na alimentação escolar da criança)
• Beca de guarderia ( Ajuda no pagamento das creches)
• Bolsas de estudos ( Nível médio, superior, estudos de música, etc)
• Prestação econômica por nascimento ou adoção
• Descontos para familias numerosas
• Prestação por maternidade e paternidade
• Por desemprego
• Beneficios no imposto de renda por ter menores a cargo. 
Entre outras.

Cada tipo de ajuda pode ser compativel ou não com outras, isso vai depender de fatores que serão analisados pelo órgão correspondente. Além do mais, é preciso se enquadrar no perfil exigido, tanto para poder solicitar quanto para receber assistência financeira do governo espanhol.

Como forma de explicar e dar acesso a informação detalhada de como participar nos programas sociais direcionados as familias, o governo espanhol preparou um guia com todos os direitos estabelecidos e também com as normas de cada um.

Para ter acesso a guia atualizada deste ano, basta acessar a ⇒ Guia de Ajudas para Familias – Espanha

Lendo a guia, uma das ajudas que mais me chamou atenção, foi a relacionada com nascimentos ou adoção. Em partos múltiplos, por exemplo, os pais podem receber uma quantia em dinheiro de acordo com o número de bebês nascidos. Um exemplo? Para quem teve gêmeos, receberá a quantia de 2.830,80 euros ( mais ou menos R$10.320 reais).

Outro ponto interessante da guia é em relação a assitência financeira em função do nível de renda em que se encontrem mães ou pais solteiros, e familias numerosas que poderão ter acesso a diferentes tipos de ajudas.

» QUE TIPO DE AJUDA EU RECEBO NA ESPANHA | mINHA EXPERIÊNCIA

Quando cheguei na Espanha, na escola da minha filha recebi a orientação para solicitar a “beca de comedor”, ou seja, um auxilio financeiro para não ter que pagar 4€ por dia para que ela almoçasse no colegio. Recebi 100% dessa bolsa e também ajuda na compra dos livros escolares durante dois anos.

É importante descatacar para vocês que em cada comunidade autônoma (estados) da Espanha o perfil exigido, a relação de documentos, o parecer favorável ou não, varia. Ou seja, em algumas localidades é mais fácil e em outros mais dificeis.

Volto a lembrar que as ajudas são voltadas diretamente para as pessoas que se enquadram no perfil exigido pelo governo.

Espero ter ajudado, 🙂




Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

Saludos!!

Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!