Casamento na Espanha

Ahhh o amor!!Esse sentimento lindo que faz muita gente subir no altar e entrelaçar a vida com outra pessoa…Mesmo que ela viva do outro lado do oceano.  ♡♡♡

Você sabia que o número de matrimônios entre brasileiros e espanhóis só cresce ? Isso demonstra que a união entre Brasil e Espanha vai muito além de história e acordos comerciais. 

E muita gente decide subir no altar em terras espanholas, por isso,  no texto de hoje te explico detalhadamente o que é preciso para dar o sim por aqui.

O que é necessário para casar na Espanha ?

Para quem vai casar com um  parceiro (a)  de nacionalidade espanhola é obrigatório reunir uma série de documentos para cumprir com os requisitos exigidos pelas leis da Espanha. E sim, você vai precisar ter um tiquin de paciência.

Outro ponto muito importante a ter em conta, é que na Espanha antes de realizar o casamento no registro civil é feito uma entrevista previa com o casal.

Parece estranho, não é mesmo? No entanto, esse é um procedimento normal  e o objetivo é um só: evitar matrimônios falsos com a finalidade de obter documentação na Europa. Além da entrevista, é preciso apresentar alguns documentos, que por regra geral são os seguintes:

Para o Cidadão Español (a):

  • Certificado de Nascimento.
  • Empadronamiento dos últimos dois anos.
  • DNI ou o Passaporte.
  • Fé de vida ou Estado.
  • Se for divorciado deverá apresentar o certificado de matrimônio com a notificação do divórcio.

Cidadão Brasileiro (a):

  • Certificado de Nascimento. 
  • Certificado de Solteira (o).
  • Se estiver divorciado, apresentar o certificado de casamento com a notificação da sentença de divórcio.
  • Certificação do Consulado Brasileiro na España sobre a necessidade de publicação dos “edictos”.
  • Certificado de Inscrição Consular emitido pelo Consulado do Brasil aqui na España.
  • Passaporte ou NIE em vigor.
  • Certificado de empadronamiento.

**É importante lembrar que cada região da Espanha pode solicitar mais ou menos documentos. Além de tudo, é preciso que todos os documentos brasileiros estejam legalizados através da Apostila de Haya e traduzidos ao espanhol por um tradutor juramentado.

Após reunir a documentação ela deverá ser entregue no Registro Civil da sua cidade para análise. O próximo passo é aguardar a chamada para a entrevista pessoal, que será feita de forma separada.

Depois da entrevista é preciso esperar o parecer do juiz responsável, e no caso de favorável será, por fim, liberada a data para realizar a união com seu parceiro (a). No dia do casamento, vocês receberam o libro de familia e o certificado de matrimônio, dois documentos extremamente importantes para trâmites posteriores.

Entrevista – foto pixbay

 

Como é um casamento na Espanha ?

A diferença cultural entre Brasil e Espanha também fica evidenciada no momento de organizar um casamento.

Normalmente, no Brasil a cerimônia é realizada na igreja ou cartório e posteriormente a recepção dos convidados é feita em um local diferente e com direito a buffet livre toda a noite. O que não acontece na Espanha. 🙁 

Inclusive em alguns casamentos que estive presente, existia uma pausa entre a cerimônia e a festa. Ou seja, ao finalizar o “sim” dos noivos, os convidados esperavam entre 1h ou 2h para irem ao local de recepção do evento.

E por falar em local da festa, os convidados são recebidos primeiramente com um coquetel, que inclui uma variedade de queijos, canapés, bebidas, etc. Depois desse primeiro momento, a comida é servida em outro espaço, aonde os noivos agrupam amigos e familiares.

Chegada a hora de colocar nossa  boca para jogo nos deparemos com um detalhe crucial:Nada de buffet livre. Aqui é no estilo restaurante de gente rica: Uma prato de entrada, segundo prato, sobremesa e o café. Nada de encher o bucho! 🙁 

Depois disso chega o momento mais animado. A pista de dança é liberada, a bebida também e fica tudo mais descontraido. 

Ta esperando o momento do bolo? Pois saiba que  o primeiro pedaço por aqui é servido bem diferente. Você vai ver um ritual, digamos que, meio estranho: O noivo corta um pedaço do bolo com uma espada o entrega na boca da sua esposa.  

Cortando o bolo com uma espada – Foto reprodução

 

Uma das coisas mais interessantes dos casamentos na Espanha esta relacionada com os presentes. Enquanto no Brasil realizamos o tal “chá de panela”, por aqui o dinheiro vira protagonista.

É muito comum dar dinheiro de presente aos noivos e nesse momento não pode ser mão de vaca, pois a maioria dos casais pagam a recepção com o que recebem.

Essas sao algumas tradições e curiosidades sobre o casamento na Espanha, conhece alguma diferente? Compartilha comigo aí nos comentarios. 

Burocracia pós casamento

Pensou que ia se livrar da burocracia ? Nada disso. Depois da união é preciso realizar alguns trâmites, caso seu parceiro (a) não tenha nacionalidade espanhola.  Será necessário solicitar o visto de familiar de comunitário, que pode ser feito aqui na Espanha.

Você sabia que depois de dois anos casada (o) e residindo na Espanha o conjugê pode iniciar o pedido da nacionalidade espanhola ? Legal, né ? Não deixe de ler os textos recomendados:

E case por amor! 🙂


Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

Saludos!!

Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *