Casando com um Espanhol (a) na Espanha

Ahhh o amor!! Esse sentimento lindo que faz muita gente subir no altar e entrelaçar a vida com outra pessoa…Mesmo que ela viva do outro lado do oceano.

Para todos os “Enamorados” que desejam casar na Espanha com um parceiro (a)  de nacionalidade espanhola é necessário reunir além de vários documentos, cumprir certos requisitos e passar por uma entrevista pessoal. Isso mesmo.

É obrigatório passar por uma audiência para constar que não se trata de um casamento forjado. Te parece pouco? Espera que tem maisAqui na Espanha é permitido casar independente da situação legal do estrangeiro no país, no entanto é indispensável tramitar a documentação referente à esse processo antes da realização do casamento.

Não é uma escolha, é OBRIGATÓRIO fazer isso para que seu matrimônio seja legitimado na Espanha, aliás sem todo esse procedimento você nem casa.

Como Proceder ?

Esse trâmite é realizado no Registro Civil da cidade onde você vai morar ou mora (na Espanha) que será analisado e o juiz decidirá se autoriza ou não. Se o parecer for favorável, ao realizar seu casamento  serás automaticamente reconhecido com o estado civil de casado no país.

Documentação Exigida 

Cada Comunidade Autônoma (Região) Espanhola exige a apresentação de certos documentos para o procedimento comentado acima, porém como norma geral solicitam:

 Para o Cidadão Español (a):

  • Certificado de Nascimento
  • Certificado de Empadronamiento dos últimos dois anos
  • DNI ou o Passaporte
  • Fé de vida ou Estado
  • Se for divorciado deverá apresentar o certificado de matrimônio com a notificação do divórcio.

Cidadão Brasileiro (a):

  • Certificado de Nascimento. 
  • Certificado de Solteira (o)
  • Se estiver divorciado, apresentar o certificado de casamento com a notificação da sentença de divórcio.
  • Certificação do Consulado Brasileiro na España sobre a necessidade de publicação dos “edictos”
  • Certificado de Inscrição Consular emitido pelo Consulado do Brasil aqui na España
  • Passaporte ou NIE em vigor
  • Certificado de empadronamiento.

Lembrando que todo documento brasileiro para esse tipo de  procedimento precisa ser Legalizado e Traduzido

Reunindo toda essa papelada, você leva ao Registro Civil, aguarda a entrevista reservada (é separada hein! Cada um em uma salinha que é pra confirmarem depois as respostas).

Se for aprovado pelo juiz, será liberado a data e você poderá casar em um lugar diferente de onde vive (desde que seja na Espanha).

Achou complicado? Bem, nem é tanto. No Brasil é um pouco parecido, principalmente, quando seu companheiro (a) é estrangeiro.

Depois disso tudo, meu amigo é só correr pro abraço! Casamento realizado, você receberá o “libro de familia” e um certificado de Matrimônio.

A boa, ótima, mega power noticia é que através do casamento o parceiro(a)  estrangeiro poderá ter uma permissão de residência e trabalho. Mas, pra não te estressar muito, te conto essa história no próximo post.

Leia mais: Cidadania Espanhola por casamento

Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

Saludos!!

Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!