Cidadania Espanhola por casamento, passo a passo.

Com o intenso fluxo migratório e os avances informáticos, começar uma relação com alguém de outro país já não soa estranho. Tanto é, que a união matrimônial  entre espanhóis e brasileiros apresenta números significativos e crescentes no país. 

A Espanha é um dos países da União Europeia que mais  oferece opções quando se trata de conceder a nacionalidade  para estrangeiros, e uma delas é justamente através do casamento com espanhóis.



Entretanto, contradizendo o que muita gente pensa, esse não é um processo rápido e nem fácil. Como já comentei em outros textos, em outubro de 2015, o processo para obter a nacionalidade espanhola mudou.

Porém, para casamentos que foram realizados antes de 02/05/1975, o estrageiro será considerado também espanhol. Já para as uniões posteriores a essa data, antes de solicitar a nacionalidade espanhola é preciso residir por um ano na Espanha.

Para iniciar o processo de aquisição da nacionalidade espanhola, é preciso reunir uma série de documentos e respeitar o prazo legal para petição.

Brasileiros casados com espanhóis, podem pedir a dupla nacionalidade após 1 ano de matrimônio e 1 ano de residência na Espanha.

Além disso, é obrigatório o pagamento de uma taxa no valor de 101€ e aprovação em dois exames. Saiba mais: Prova Nacionalidade Espanhola

Documentos necessários

• Certificado de Nascimento – Traduzido e Legalizado 

• Certificado de Nascimento do cidadão espanhol

• Certificado de Matrimônio

• Comprovante de Antecente Penal 

• Empadronamiento (Como solicitar o empadronamiento)

• Passaporte e “Tarjeta de Identidade de Extranjero”

• Comprovante do Pagamento da taxa

• Diplomas do Instituto Cervantes (DELE e CCSE)

** Veja como legalizar documentos brasileiros

** Dependendo da Região em que você viva na Espanha, podem solicitar ou não outros requisitos.

Como Proceder?

  1. O primeiro passo é conferir se você possui os requisitos e respeita o prazo inicial de de residência legal na Espanha.
  2. Realizar os dois exames elaborados pelo Instituto Cervantes.
  3. Solicitar os documentos brasileiros ( estes deverão estar apostilados e traduzidos).
  4. Reunir os documentos solicitados na Espanha.
  5. Realizar a pedido na página oficial do Ministério da Justiça Espanhol, preenchendo um formulário e enviando as documentações. Em algumas cidades, ainda pode ser feito no Registro Civil.
  6. Realizar o pagamento da taxa.

Quanto tempo demora?

A mudança do processo de obteção da nacionalidade espanhola prevê que os resultados tambem sejam mais rápidos, em torno de um ano, já que agora é praticamente feito 100% via online.

E por ser disponibilizado pela internet é possivel ver como vai seu processo através dessa plataforma: ¿Cómo va lo mío ?

Se o seu pedido for favorável, você será comunicado para realizar a “jura ou promessa” da nacionalidade espanhola. Esse é um protoloco a seguir, e nesse momento será entregue sua certidão de nascimento espanhola.

Com esse documento em mãos, você por fim, poderá solicitar o DNI (Documento Nacional de Identidade) e o passaporte espanhol.

passporte
DNI e Passaporte Español-  Foto reprodução

Dica importante: Case por amor! 🙂


Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

Saludos!!



Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!