Como é celebrado o natal na Espanha?

Estamos finalizando mais um ano e assim como no Brasil, aqui na Espanha o Natal é uma festa tradicionalmente familiar. Vem tio, primo, avós, piriquito e papagaio para o jantar que é feito no dia 24. Esse ano será meu terceiro natal na Espanha e por isso gostaria de compartilhar com vocês um pouquinho de como celebramos por aqui.

Em muitos textos sempre friso que na Espanha quando você senta para comer junto de familiares e amigos, pode ter certeza que você não tem hora pra levantar. Sim, os espanhóis adoram comer, aliás, disfrutar da comida em meio a conversas que passam por todos os temas. E, claro, tudo regado a um bom vinho e o pãozinho que não pode faltar. No natal, não é diferente.



No meu primeiro natal aqui na Espanha, notei que a preparação para essa festa familiar começava bem antes antes de dezembro. As cidades vão entrando no clima, ruas são enfeitadas, as lojas se preparam para as compras e claro muita gente começa a decorar suas casas.

Assim como no Brasil,  a decoração que reina por aqui é a árvore de natal, o presépio e uma guirlanda na porta. Tem gente que capricha um pouco mais e enfeita a fachada de onde mora, coloca um papai noel pindurado na janela, pisca-pisca e por aí vaí.

Feira de Natal, em Madri. Foto: Viajanet

Loteria de natal – EL gordo 

Mas, quando eu escrevi que o clima natalino começava bem antes nem era por isso. Tradição mesmo é comprar um bilhete da loteria e aguardar ansiosamente pelo dia 22 de dezembro, a manhã que deixa milhões de euros pelo país.

Esse sorteio é conhecido como ” El gordo de Navidad”, as lotericas espanholas começam a vender bem antes de dezembro, e quanto mais próximo do sorteio, mas filas e filas para comprar um bilhete. 

A expectativa e ansiedade aumenta a cada número que vai saindo no sorteio que é televisionado para todos o país. E a maneira como é feito não passa despercebido, aliás, nem tem como. As crianças que vão anunciando aos berros o número comtemplado e o valor do prêmio. 

Lotería Navidad 2017- El Gordo 71

 

A comilança sem fim…

Meus amores, aqui o negócio é encher o bucho sempre, mas na noite de natal o povo capricha. É carne, é peixe, é camarão, é croqueta, enfim, cada familia preparar um menu especial,a única coisa certa é que fome você não passa.

Ta achando que é comer e levantar? Não, filho! Você tem direito a sobremesa, a provar alguns doces tipicos dessas festas, como por exemplo, o turrón.

Chega o papai noel ou não?

Em algumas casas os mais pequenos recebem a visita do papai noel,porém, o mais comum é esperar pela dias de Reys, que é uma especie de segundo natal para os espanhóis.Vem saber como funciona nesse texto aqui › http://partiuespanha.com/a-chegada-dos-reis-magos/

A noite de natal aqui na Espanha certamente é especial, mas a cereja do bolo mesmo, fica por conta da noite de Reis, o “segundo” natal dos espanhóis. Outra vez a familia reunida, a troca de presentes, sair nas ruas com as crianças e festejar a chegada dos “reis magos” que desfilam por todas as cidades.

Para quem vem a turista nessa época, prepare-se para encarar o inverno no país. As baixas temperaturas e a neve em algumas cidades são frequentes durante as festas de fim de ano e se prolongam até fevereiro. Por isso, não esqueça de colocar aquele casaco bem quentinho na sua mala e descobrir o lado mágico no inverno na Espanha. 

Feliz Navidad! 


Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

Saludos!!

Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!