Como pedir uma cerveja na Espanha ?

Se você domina o espanhol ou até mesmo enrola no “Portunhol”, provavelmente deve pensar que pedir uma cerveja na Espanha é algo muito fácil. E para falar bem a verdade, você tem toda razão.

Pedir uma “gelada” por terras espanholas não é necessariamente um obstáculo para quem não domine o idioma. Mas, a surpresa vem na hora de escolher de que maneira você prefere que seu “chopp” seja servido.

Nesses quatros anos morando na Espanha, frequentando bares e restaurantes país a fora, eu nunca ouvi ninguém dizendo: “Una cerveza, por favor!” Se aqui a gente já tem um jeitinho todo especial de tomar café, com a cerveja a coisa não ia ser muito diferente.

Não basta pedir “Una cerveza, por favor!”, é preciso especificar de que forma você quer. E a primeira coisa a ter em conta é se você prefere em “garrafa” ou diretamente do “grifo” (torneira).

Cerveja direto da torneira

 

Além disso, cada região tem sua peculiaridade e isso basicamente significa que de um lugar para outro a forma de pedir pode ser diferente.

Viageiros e apaixonados pela Espanha, no texto de hoje, te apresento algumas maneiras de pedir uma cervejinha aqui na Espanha.

  1. Caña

Essa é sem sombra de dúvidas a maneira mais comum de tomar uma cerveja na Espanha. Ela vem servida em copo americano e na hora de pedir você pode dizer simplesmente “Uma caña, por favor!”.

Caña – Foto reprodução

 

2. Doble

Seguindo na via “tradicional”, a doble é basicamente a mesma coisa que a caña, porém servida em um copo mais grande. Para pedir, basta dizer: “Uma doble.” Leva em torno de 333ml.

Doble – Foto reprodução

 

3. Tubo

Para quem não gosta de “pequenas doses”, pode partir sem medo e pedir um tubo. E como o próprio nome já nos dá uma pista, a cerveja é servida em um copo em formato de “tubo”.

Em algumas zonas da Espanha o “tubo” é também conhecido como “doble” ou “copa”, mas o importante é saber que vem mais quantidade do que uma caña.

Tubo – foto reprodução

 

4. Jarra

Tá imaginando a cerveja servida em uma jarra, né? Doce engano. Na verdade a cerveja é servida em um grande copo que leva uma alça para segurar.

Jarra – foto reprodução

5. Champú ou Clara

Passando para uma versão mais “ousada”, quem deseja provar cerveja com limão pode entrar em qualquer bar de Tarragona ou Castellón que com certeza não vai faltar. Em Navarra e no País Basco, esse tipo de cerveja é conhecido como Pika ou Legía.

Clara – foto reprodução


6. Zurito

Já no País Basco, famoso mesmo é o pequeno zurito, em homenagem ao toreiro córdobes. Essa cerveja é servida em um copo pequeno e leva entre 100 e 140 mml.

Zurito – foto reprodução

 

7. Penalti

Já na região de Aragón, o “zurito” é conhecido como Penalti. Então para quem quer tomar pequenas doses e não exagerar, pedir um penalti é suficiente.

Penalti – foto reprodução

 

8. Maceta

Lá pela região de Andaluzia o povo não economiza. A Maceta é servida em um copo e vem aproximadamente meio litro de cerveja.

Maceta – foto reprodução

 

9. Katxi ou Cachi

Para quem tem muitaaaa sede, na região do País Basco e também em Castilla e León o famoso Cachi vem servido em um copo e leva nada mais e nada menos que 1 litro de cerveja.

Cachi ou Katxi – foto reprodução

 

10. Quinto ou Botellin 

Passando para as garrafas, o quinto ou botellin é muito comum na região de Catalunha e também na Comunidade Valenciana. É uma garrafinha pequena, ou seja, vem pouca quantidade mas é uma das mais pedidas nos bares.

Alguns bares fazem promoções bem interessantes, como por exemplo a famosa “quinto e tapa” que basicamente consiste em oferecer um aperitivo gratuito na compra de uma bebida.

 

Quinto ou Botellin – foto reprodução

 

11. Tercio 

Igualmente como o quinto, o tercio também é uma garrafa de cerveja pequena, porém com uma dose um pouco maior.

Resumindo a ópera, pedir uma cerveja na Espanha não é coisa de outro mundo, basta conhecer como cada região nomeia as formas mais populares de servirem. Essa foto, pode salvar que vai te ajudar!

Mapa da cerveja na Espanha

Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

Saludos!!

Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!