Como tirar carteira de motorista na Espanha ?

Muitos brasileiros residentes na Espanha ou aqueles que pretenden vir morar no país desconhecem que existe um acordo entre Brasil e Espanha para o reconhcimento e validação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) em ambos países salvo cumprimento dos requisitos exigidos.

Saiba mais: Como realizar a troca da CNH brasileira pela CNH espanhola

Entretanto, para aqueles que não possuam carteira de motorista e queiram dirigir na Espanha será necessário solicitar a habilitação espanhola. 

Antes de mais nada, para poder solicitar a carteira de motorista na Espanha você não pode estar ilegal no país. Ou seja, é preciso ter uma autorização de residência na Espanha em vigor e iniciar os trâmites após ter como minimo, seis meses no país.

1ª via da carteira de motorista espanhola – TIPO B (CARRO)

O procedimento consiste em um exame psicoténico ( feito em centro oficial de reconhecimento de condutores) ,prova teórica e prática elaborada pela DGT (órgão responsável pelo trânsito na Espanha.

A prova teórica é feita no departamento de trânsito da sua cidade e consta de trinta perguntas, das quais é permitido falhar como máximo três. Neste link você pode ver alguns exemplos.

Normalmente, a preparação para esse teste dura um mês e é feito em auto-escolas, que assim como no Brasil,te cobram um valor X pelo pacote completo ( taxas + preparação exame teórico + aula prática). 

Aprovado o teórico o aluno esta apto para iniciar as aulas práticas. E aqui cada um determina o quanto de treinamento será necessário para encarar a parte mais dificil do processo: aprovar o exame prático.



Nem sempre a aprovação vem de imediato, entretanto, o exame prático permite uma segunda oportunidade para aqueles que superaram o teste teórico de primeira.

Após superado o exame prático, em poucos dias o aluno recebe pelos correios sua habilitação espanhola, que possui validade de dez anos e permite conduzir outros veiculos de menor porte, dentro do território espanhol e após um determinado tempo de experiência com a carteira tipo B.

Minha habilitação espanhola

 

Um detalhe curioso, é que para os iniciantes, é obrigatório levarem na parte traseira do carro um pala com a letra L e de fundo verde como forma de orientar aos outros motoristas de que você é inexperiênte no volante.

Documentação necessária

• Dni/ Nie em vigor 
•  Autorização de residência em vigor.
• Informe de aptidão psicofísica (válida por 90 dias).
• Fotografia original e recente. Em fundo branco e tamanho 32 x26 mm.
Pagamento de taxas (normalmente feitas com auto escola).

Quanto custa ?

Depende. O valor é variável de uma cidade para outra. Normalmente gira em torno de 600€ pelo pacote completo, incluindo as taxas e exame psicotécnico. Lembrando que para a categoria B, a idade minima para solicitar é de 18 anos.


Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

Saludos!!

Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!