Como trabalhar legalmente na Espanha ?

Encontrar um trabalho estável na Espanha, neste momento, é algo bastante complicado. É verdade que o mercado laboral tem melhorado bastante, mas infelizmente ainda estamos a passos lentos.

Isso não significa que não existe emprego no país. Na verdade, podemos encontrar diversas ofertas de trabalho, porém a maioria delas exige alta qualificação e documentação em dia. No texto de hoje, quero compartilhar com vocês sobre como trabalhar legalmente na Espanha.

• Prepare-se para o mercado de trabalho espanhol.

Para trabalhar legalmente na Espanha é preciso ter um bom nível de castelhano, inclusive naquelas vagas oferecidas pela Embaixada ou Consulado Brasileiro.

Outro ponto importante a levar em consideração está relacionado com a saída laboral na sua área de atuação e com os requisitos exigidos para que a titulação seja válida no país. Já falamos disso, veja:

Homologação Ensino Superior na Espanha
Aprenda espanhol
* Entrevista de trabalho na Espanha | Dicas importantes para ir bem preparado!

• Visto para trabalhar na Espanha. 

Para morar e trabalhar na Espanha você vai precisar ter uma autorização (visto) prévia, quase sempre realizada ainda no Brasil.

Para cada tipo de visto, o Governo Espanhol impõe uma lista de requisitos que você precisa cumprir para poder entrar legalmente no país.

Existe um leque variado de autorizações que te permitem trabalhar na Espanha, por exemplo: Você pode escolher o visto de estudante, de autônomo, de profissional altamente qualificado, de duração determinada, por ter recebido uma proposta de trabalho de um empregador da Espanha, abrir sua própria empresa, etc.

A chave está em solicitar o tipo de visto que se enquadra no seu perfil. Antes que vocês comentem: “até parece que é fácil”, de antemão, já aviso que são questões bastantes burocráticas e que exigem uma dose extra de paciência.

• Documentação sempre em dia.

Ao chegar na Espanha, você deverá seguir com outros trâmites para deixar toda a documentação em dia. Ou seja, você vai precisar fazer o Empadronamiento,  soliciar o nie e o tie , validar a carteira de motorista ,se inscrever no INSS espanhol (seguridade social), etc…

• A busca pelo trabalho (se for o caso).

Para os que chegam ao país sem ter um emprego garantido, a busca por um trabalho na Espanha pode ser um desafio extra.

A maioria das entrevistas e contratações na Espanha acontecem através dos sites de empregos do país. Por isso, é muito importante você se cadastrar neles e se candidatar de forma contínua nas vagas que contemplam seu perfil profissional. 

* https://www.infojobs.net/
https://adecco.es/
https://www.infoempleo.com/
https://www.linkedin.com/

Além dos sites de emprego, você também pode deixar seu curriculum na base de dados de supermercados, lojas e empresas espanholas. Por exemplo:

Mercadona
Consum
* Mango
* Ikea.es

Outro ponto chave é se cadastrar no departamento de emprego da sua cidade. Ali você receberá orientação laboral, cursos de formação gratuitos e ofertas de trabalho.

Eu realizei um dos curso de formação (sobre atenção ao cliente), com duração de 500 horas e totalmente gratuito. Aprendi coisas novas sobre o mercado de trabalho na Espanha e comecei a ter mais entrevistas de emprego a partir disso.

Com meus colegas de curso

Pouca gente sabe, mas a Espanha possui um órgão associado ao Ministério de Emprego (SEPE) que atua na orientação, informação e empregos disponíveis dentro e fora da Espanha. Acesse Empleate para conhecer mais detalhes.

• Perguntas frequentes 

*  Tenho visto de turista, posso trabalhar na Espanha?
 -Não, o visto de turismo é para turismo.

* Estou na Espanha com visto de turista, posso trabalhar?
 -Não, o visto de turismo é para turismo.

* Estou na Espanha a turismo e recebi uma oferta de trabalho, posso aceitar ?
– Sim, mas você deverá retonar ao Brasil para iniciar todos os trâmites relacionado com o visto de trabalho.

* Estou ilegal na Espanha, posso trabalhar ?
– Não. Você precisará primeiro regularizar sua situação no país. 

* Vivo legalmente na Espanha, posso trabalhar sem ter um contrato ?
– Não. Trabalhar sem contrato é ilegal e considerado um delito. 

 

Boa sorte, navegantes! 🙂


Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

Saludos!!

Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!