Cursos profissionalizantes na Espanha

[ TEXTO ATUALIZADO EM 15/04/18]

 

Que tal  planejar estudar uma Formação Profissional na Espanha? Hoje, quero comentar com vocês sobre os cursos profissionalizantes  realizados no país.

Conhecidos como FP (Formación Profesional, em espanhol) essa formação consta de dois níveis de estudos:  O de graduação média e o de graduação Superior.

Ambas são importantes para quem deseja ter uma profissão,afinal, segundo as pesquisas realizadas recentemente, a Espanha necessita de mais profissionais e de “menos titulos”. 

Parece contraditório, pois sempre pensamos que para conseguir um trabalho estável na Espanha é necessário ter como minimo, um diploma de Ensino Superior.

Apesar da Espanha contar com  a geração mais bem formada dos últimos tempos, faltam trabalhores com cursos técnicos e experiência profissional.

Não é a toa que muita gente está focando nesse tipo de ensino e os resultados são satisfatórios: Cerca de 80% dos estudantes que concluem o curso, em menos de seis meses conseguem um contrato de trabalho.

Com duração média de dois anos, uma Formação Profissional de grado  médio ou superior, facilita o acesso direto à Universidade e também ao mercado de trabalho.

Para participar em uma das formações, é necessário cumprir com os requisitos exigidos. Como por exemplo:

• Estar legalmente no país.
• Apresentar o certificado de ensino fundamental ou médio (homologado)
• Em caso de não ter as certificações que dão via direta, aprovar o exame de acesso.
• Para cursos de nível médio,o acesso é feito a partir dos 15 anos.
• Para cursos de nível superior, o acesso é a partir dos 18 anos.

Em que consiste uma FP?

Uma FP ( Formação Profissional, em português) é exatamente o que o próprio nome diz: uma preparação para o mercado de trabalho.

laboratorio
Técnico em laboratório – Foto: Pixbay


Existem cursos em várias áreas: De engenharia à saúde, a oferta é bem ampla. Outro ponto interessante, é que você pode optar por estudar de forma presencial ou à distância. Além disso, cada região da Espanha conta com cursos exclusivos, que variam de acordo com os tipos de profissionais que o lugar precisa.

Outro fator mega importante que você precisa ter em conta é, além de escolher algo que goste de fazer, conhecer as saídas profissionais do curso escolhido.

 Quem pode participar?

Qualquer pessoa que apresente os requisitos necessários poderá cursar estudos de nivel médio e superior. Lembrando que para cursar um ciclo de formação é preciso ter concluido o Ensino Fundamental ou Médio e que eles estejam homologados na Espanha.Veja como Homologar o Ensino Funtamental e Médio

O processo de homologação não impede o aluno de realizar a matricula e iniciar os estudos. Assim que você entrega a documentação no Ministerio de Educação Espanhol ou órgãos oficiais, é emitido um documento (volante de inscripción, em espanhol) que permite a realização da pré-matricula.

O único ponto negativo é que  sua nota de acesso será apenas um 5 e dependendo do curso, você pode entrar ou ficar de fora.

Como é a prova de acesso?

Para estrangeiros que não possuam a homologação dos seus estudos, outra via de acesso é através de uma prova.

O exame de acesso a todos os cursos está estruturada em duas partes: A primeira em uma parte comum, com conteúdos relacionados com a lingua e literatura espanhola, matemática, inglês e em alguns casos, a lingua cooficial do estado em que resida.

A segunda parte é totalmente especifica, e o conteúdo apresentado irá de acordo com a área escolhida. Por exemplo, para uma FP de nível superior, em um curso de Marketing, é preciso escolher de três disciplinas, apenas duas para ser avaliado. Exemplo: Entre Historia, Geografia e Economia, posso escolher apenas historia e geografia.

E assim funciona com os demais cursos: Quimica, Fisica, Biologia, etc. Você sempre terá que escolher duas opções.

Como se preparar para a prova?

Se preparar com antecedência é vantagem na certa. E ela pode ser feita de forma gratuita nos centros de estudos da Cidade. Algumas delas são feitas nas Escolas para Adultos

As aulas iniciam em setembro e a prova geralmente é realizada em junho. Ou seja, tempo suficiente para se preparar. Você pode ver o modelo das provas AQUI

Vantagens de cursar uma Formação Profissional

O mercado de trabalho aceita positivamente quem estudou uma FP, pois muitas vagas são especificas para quem realizou um dos cursos, sem a necessidade de ter um diploma superior nas mãos.

Os cursos oferecem estágios e conhecimentos práticos, que podem ser realizados dentro e fora da Espanha. Já imaginou realizar um estágio em outro país da União Europeia, e com tudo pago? Isso é possivel, basta ser um aluno bem aplicado.

Quando e onde se matricular?

Muita gente não sabe, mas o calendário escolar espanhol é totalmente diferente do brasileiro. As aulas iniciam em setembro e finalizam em junho.

O prazo de matrícula em uma formação profissional, varia de uma região para outra, entretanto, durante os meses de maio à julho é o periodo rotineiro para se inscrever em um dos cursos.

Fonte e mais informações em: Ministério de Educação Espanhol

Texto Recomendado: Faltam currantes y sobran másteres


Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

 

Saludos!!

 

Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!