Doces e sobremesas tradicionais da Espanha | Parte 1

Vamos combinar que a culinária espanhola dispensa apresentações, né gente? Quem não conhece a famosa Paella ou a Tortilla de Patata, carro-chefe quando se trata da gastronomia do país.

Eu não sei vocês, mas eu sou “boa de garfo” e não dispenso quase nada, principalmente, doces e sobremesas. Hoje te apresento algumas dessas delicidas que você encontrará aqui na Espanha. 🙂 

Churros com chocolate

Provavelmente, você deve estar pensando: Ué Taiana, mas aqui no Brasil a gente também como churros com chocolate, o que tem de novidade nisso?

Bom, de cara já te aviso que existe uma baita diferença. Na Espanha, comer churros no café da manhã ou na merenda da tarde é até bem comum, principalmente, durantes dos meses de inverno. A diferença está em como é servido.

Aqui existem os churros e as “porras” ( HAHA pode rir), que é feita da mesma massa, porém é mais fina. E são acompanhados de uma boa xícara de chocolate. Os churros na Espanha não acompanham canela e nem sempre vem açucar, muito menos recheio por dentro.

Churros-con-chocolate-123.jpg
Churro – Foto Reprodução

Torrijas

Essa belezura é também uma velha conhecida para a maioria dos brasileiros. Sabe aquela rabanada servida no natal ? As Torrijas são bem parecidas (ou é a mesma coisa), mas em muitos casos, aqui na Espanha eles adicionam vinho ao invés de leite. Fica bom também! 

torrijas.jpg
Torrijas – Foto Reprodução

Ensaimada

Essa delicinha é encontrada em quase todas as padarias espanholas e acompanhada de uma café bem quentinho faz aquele casamento perfeito.

Ela é elaborada com farinha de trigo, açúcar, ovos, água, manteiga, e outros ingredientes. Vai ao forno e é finalizada com açúcar. A Ensaimada é muito típica nas Ilhas Baleares, principalmente, em Mallorca. 

ensaimada.jpg
Ensaimada – Foto Reprodução

 Crema Catalana

Essa é uma sobremesa muito típica da região de Catalunha e ali ela é também conhecida apenas como “Crema”. Não existe uma data especifica para apreciar esse doce, mas no dia 19 de março (dia de San José) não pode faltar. Leva ovos, gema, azúcar caramelizado, entre outros ingredientes.

Crema-Catalana-Recipe.jpg
Crema Catalana – Foto Reprodução

Arroz con leche

Muito comum na região de Galicia, o arroz con leche é preparado com açúcar a fogo lento e depois servido quente ou frio, com uma pitadinha de canela ou raspas de limão. 

arroz.jpg
Arroz con leche – Foto: Reprodução

Tarta de Santiago

Também originária e muito consumido na região de Galicia, a Tarta de Santiago tem sua base composta por amêndoas, ovos e açúcar. A decoração é feita com açúcar e leva o desenho de uma cruz de San James (cruz de Santiago), daí porque se chama assim.

tarta.jpg
Tarta de Santiago – Foto Reprodução

Sobaos de Pasiegos

Tradicional da gastronomia Cantábrica, o sobaos de pasiegos é uma mistura de tudo de bom com quero um pouco mais! 🙂 Ele é elaborado com pão, açúcar e manteiga e na receita original leva também ovos, limão e licor!

sobao-pasiego-cantabria.jpg
Sobaos – Foto Reprodução

Horchata

Bebida indispensável no verão, a Horchata é muito refrescante e queridissima na região de Valência. Ela é feita de “chufas” ( pequenos tuberculos), água  e açucar. E pode ser acompanhada de “fartóns”, uma espécie de pão para molhar e comer 🙂

horcharta.jpg

Buñuelos de Calabaza

Seguindo pela região de Valencia, encontramos outra delicia e iguaria típica do lugar,  que é servida principalmente durante sua festa mais tradicional: as Fallas. Não pode faltar no café da manhã ou na merenda!

buñuelos.jpg
Buñuelos – Foto reprodução

Yemas de Ávila

Chegamos por Castilla y León, encontramos o doce mais típico da cidade, tão tradicional que até virou lembrancinha para quem visita a localidade de Ávila.

Se nome rende homenagem a Santa Teresa de Jesus e seu formato lembra muito os nossos “brigadeiros”, porém de cor amarela e com outro sabor, claro.

yemas.jpg
Yemas de Ávila – Foto: bizcochela

Turrón

Típico durante as festas natalinas, o turrón é aquela bomba calórica que a gente começa a comer e não para mais.

Leva só coisa que não engorda: açúcar, almedôas, mel e clara de ovo. Muito tradicional na região de Valencia e Alicante. Hoje em dia encontramos em diferentes texturas e sabores, mas nada como provar o original.

turrón
Turrón – Foto: Pixbay

Tá, eu sei que esse texto foi uma bomba calórica :D, mas já aviso que só estamos na parte 1. Acompanhe o blog e descubra a Espanha de uma forma bem gostosa: comendo! 


Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

Saludos!!

Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!