É possivel ter uma Autorização de Residência estando ilegal na Espanha?

Tentar uma nova vida no exterior por sí só já é uma grande aventura e por isso requer um mínimo de planejamento. Mas, têm gente que arrisca tudo (por motivos que só cabem a esta pessoa, afinal não estamos aqui para julgar ninguem) e decidem ir morar em outro país sem ter autorização legal para tal.

A grande e recorrente pergunta é: De que maneira posso regularizar minha situação na Espanha? É possivel? 



Sim, existe essa possibilidade.  Abaixo indicaremos os tipos de Autorizações vingentes para cada caso. Atentos!

  • Por Lei de Empreendedores: Se você têm a intenção de investir econômicamente no país existe uma lei que respalda uma autorização de residência para esse caso. e assim você pode viver legalmente no Espanha. Se trata da lei  14/2013 (de 27 de setembro) que dá total apoio aos empreendedores. Lei de Empreendedores
  • Por ser Trabalhador Altamente Qualificado: A mesma lei acima também respalda aos trabalhadores de alta qualificação que recebem uma proposta de trabalho na Espanha.
  • Por ser vitima de violência doméstica: Se você sofreu maus tratos do seu parceiro(a) e não quer retornar ao seu país, também é possivel regularizar sua situação, nesse caso também será autorizado a trabalhar.
  • Por ser casada ou ter uma União Estável : Se você contraiu matrimônio ou têm uma união estável com um espanhol (a) ou comunitário da UE, também poderá legalizar sua situação sendo concedido uma autorização de residência e trabalho por 5 anos.
  • Por razões humanitárias: Neste caso é concedido uma autorização por circustâncias excepcionais, se você for vítima de um delito contra trabalhor, por racismo ou outra classe de discriminação.
  • Se você é estudante: Ainda que você não esteja IRREGULAR, depois de 3 anos você poderá modificar sua autorização para residir e trabalhar no país.
  • Por circustâncias excepcionais: Se você for vitima de trafico de pessoas, ou colabora com a policia contra redes organizadas ou se precisa de proteção internacional também é possivel conseguir uma autorização de residência e trabalho por um ano.
  • Arraigo Social: Para esse tipo de autorização você precisa ter um tempo mínimo comprovado de 3 anos vivendo na Espanha, ter uma proposta de trabalho ou um planejamento para trabalhar por conta propria. É necessário também comprovar que você não depende econômicamente de nenhum familiar e têm recursos financeiros para seu sustento.
  • Arraigo Laboral: Para este caso você deve levar menos de 2 anos na Espanha e ter trabalhado ao menos 6 meses sem contrato de trabalho. Essa autorização  te permitirá viver e trabalhar por 1 ano no país.
  • Arraigo Familiar: Se você têm um filho com nacionalidade espanhola ou é filho de um espanhol de ORIGEM, poderá solicitar essa autorização em qualquer momento e te permitira viver e trabalhar por um ano no país.


Lembrando que nós, do Partiu Espanha, aconselhamos todos os nossos leitores a realizarem seus sonhos e objetivos em outro país de forma Legal perante todas as leis estabelecidas.

Fonte: Parainmigrante.es  e Secretaria General de Inmigración y Emigración.

Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

Saludos!!


Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!