Como estudar de graça na Espanha?

Oi pessoal, tudo bem? Espero que sim! 🙂

Estudar na Espanha é o sonho de muitos brasileiros que me procuram pedindo dicas e informações de como conseguir passar uma temporada  no paísao mesmo tempo ter uma formação profissional.

E grande parte dos meus leitores encontram barreiras antes mesmo de sair do Brasil. É falta de informação, misturado com dúvidas e não menos importante, a falta de dinheiro.


Como conseguir se manter na Europa? Como pagar a Universidade? É possivel estudar de graça na Espanha? Como faço para conseguir uma bolsa? São tantas perguntas que cerca de 80% acabam desistindo no primeiro obstáculo.

Só gente rica estuda fora?

Levanta a mão quem sempre achou que estudar fora é coisa para poucos? \o Sim, eu também sempre tive esse pensamento, até entrar na faculdade e conhecer um leque de opções para estudar no exterior de forma gratuita…ou quase.

Se  você não dispõe de dinheiro suficiente para se bancar lá fora, talvez, o meio de tornar tudo possivel seja através do seu prórprio esforço. Hoje em dia, diversas Universidades brasileiras e espanholas possuem acordos internacionais, o que facilita o caminho dos universitários de ambos países.

Além disso, Empresas e Instituições apostam no talento dos jovens brasileiros e proporcionam diversas bolsas de estudos, em vários níveis de formação: graduação, pós, mestrado, dourotado e por aí vai.

Como conseguir uma bolsa para estudar de graça na Espanha?

Sem rodeios preciso te dizer que se você não tem um bom curriculum academico,suas chances são minimas. Isso porque todos os programas visam dar oportunidade para os alunos mais esforçados e comprometidos com sua formação.

Além de possuir boas notas, ser participativo, estar involucrado em projetos e preciso ter boa conduta ( pessoa e escolar).

É obrigatório ter fluência em outro idioma? Depende. Existem diversas bolsas de estudos e cada edital é diferente do outro. Isso significa que em algumas convocatórias vão exigir nivel de conhecimento em  inglês,  em espanhol ou simplesmente não será um requisito eliminatório.

Entretanto, ter um bom nivel  de inglês  ou de espanhol pode ser um diferencial na hora de competir com outros candidatos.

Sobre requisitos e documentações

Como escrevi acima, cada edital é único, mas quase sempre não mudam em relação a convocatória do ano anterior. Por isso, seja esperto! Busque os editais passados, veja a documentação solicitada, os pré-requisitos e informações mais úteis.

Dentre as documentações solicitadas, as que nunca falham são: Diploma do Ensino Médio ( para alunos que desejam estudar graduação na Espanha), Diploma Universitário, Histórico Escolar, Carta de recomendação e fotocopia de documentos pessoais.

Alguns exigem também que a documentação esteja previamente Legalizada ( a fim de comprovar sua veracidade). Esse procedimento você pode fazer através do Apostilamento. Veja Apostila de Haia facilita a legalização de documentos brasileiros na Espanha




pRINCIPAIS bOLSAS DE ESTUDOS NA eSPANHA

• Santander Universidades
• Fundação Carolina
• Universidade de Salamanca
• Fundação Botín
• Universidades Espanholas

Vantagens de Estudar na Espanha

Ter no curriculum estudos realizados no exterior, por sí só, já é um grande diferencial no mercado de trabalho. Porém, estudar na Espanha é muito mais que isso. Além de aprender um novo idioma e conhecer uma outra cultura, você também disfrutará de momentos únicos.

Se você ficou interessado, acompanhe o blog e fique atento aos editais que serão liberados brevemente. Ah, já te desejo toda sorte do mundo! 🙂


Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

Saludos!!

 

 

 

Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!