Estudar medicina na Espanha

 

Segundo o último Ranking elaborado e divulgado pela US News & World Report de 2018 , a Espanha conta com 16 Universidades entre as melhores do mundo para a formação no curso de medicina.

Escolher uma carreira não é tarefa fácil, no entanto, a demanda por cursos na área de saúde sempre é alta e requer um nivel extra de esforço por parte dos alunos, tanto para entrar no curso, quanto para sair dele.

Se você tem interesse em estudar medicina na Espanha, no texto de hoje te dou algumas informações importantes.

Como é o curso de medicina na Espanha ?

Estudar medicina exige muita dedicação e esforço por parte do aluno. Na Espanha,o curso tem a duração de seis anos, sendo necessário outros anos mais de estudos para obter o título de especialista.

O curso engloba disciplinas relacionadas com a saúde, sendo pautado em classes teóricas e práticas, alem de ser obrigatório realizar um trabalho de fim de curso (TCC). 

Quais são os requisitos para estudar medicina na Espanha ?

A primeira coisa que você realmente precisa saber antes de tentar entrar no curso de medicina, é   se tem ou não vocação para essa profissão.

Assim como em boa parte dos países, a nota  para ser aprovado no curso de medicina na Espanha, é uma das mais altas e os critérios de acesso são estipulados pelas próprias Universidades. 

Como estudar  medicina em uma Universidade pública ?

O curso de medicina na Espanha é oferecido tanto em Universidades públicas como em Universidades privadas. 

Para estudar medicina em uma faculdade pública na Espanha, é preciso ter finalizado o “bachilerato” (Ensino médio) e realizar uma prova de acesso (aqui conhecida como Selectividad), semelhante ao nosso vestibular no Brasil. 

A nota média obtida durante o ensino médio é somada a nota alcançada na prova de selectvidad. Se o resultado for superior a nota mínima estabelecida pela Universidade, você é aprovado para o curso de medicina.

Lendo assim, parece até fácil, não é mesmo? Porém, vale lembrar que a nota de acesso dependerá da demanda de alunos. Quanto mais estudantes desejarem esse curso, maior será a nota para entrar nele. Por isso, é muito importante ter um ótimo rendimento acadêmico no ensino médio. Fará total diferença!

Como estudar medicina em uma Universidade particular ?

No caso das Instituições particulares que ofertam o curso de medicina, o rendimento acadêmico obtido durante o ensino médio (bachillerato) e a nota de acesso, não possuem o mesmo nivel de exigência encontrado na Universidades públicas.

Cada Universidade cria seu processo de admissão, sendo a maioria deles feito através da avaliaçao curricular do aluno e de uma prova de acesso.

Um exemplo é a Universidade Europea de Madri, que propõe uma prova 116 perguntas de competência geral e outras 23 relacionadas a condutas de estudo, em um tempo de 30 minutos.

A desvantagem de estudar em uma Universidade particular esta relacionada com o preço, quase sempre 25% mais cara do que as  Universidades públicas.

Outras vias de acesso 

O curso de medicina é bastante concorrido e muita gente acaba ficando de fora e optando outras vias de acesso, que podem ser as seguintes:

Via Formación Profesional

A Espanha conta com uma formação profissionalizante que após finalizada dá acesso a cursos universitários. Você pode saber mais sobre ela nesse texto: Formação Profissional

Via Curso na mesma área:

Outra forma de estudar medicina na Espanha é entrar em um curso da mesma área (como enfermagem, fisioterapia, etc) e no segundo ano trocar de curso, convalidando as disciplinas já cursadas. 

Via Universidade particular: 

Entrar em uma Universidade particular é mais fácil, por isso, muitos alunos que não alcançam a nota para estudar medicina em uma faculdade pública, se matriculam nelas e depois de um ano de estudos realizam uma trasnferência. Nem sempre funciona, por isso, é improtante ter um ótimo expediente acadêmico. 

 

Melhores Universidades públicas para estudar medicina na Espanha, segundo Ranking 2018:

 Universidad de Barcelona

• Universidad Autónoma de Barcelona

• Universidad de Navarra

• Universidad de Valencia


Isso pode te interessar: 

Homologaçao do Ensino Médio

Como estudar na Espanha?

Como ingressar em uma Universidade Espanhola?

 

Fonte: Las provincias


Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

Saludos!!

Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!