Exame para obter a nacionalidade espanhola. Será que você aprovaria?

Em outubro de 2015 entrou em vigor o novo processo para estrangeiros que desejam obter a nacionalidade espanhola.  A Espanha é um dos países preferidos por brasileiros que buscam recomeçar a vida no exterior.

Entre o grupos de nações do bloco Europeu, a Espanha oferece a possibilidade de se naciolalizar espanhol mais facilmente, isso é, quando o estrangeiro cumpra com o tempo minimo de residência no  país e apresente os demais requisitos.



passaporte.jpg
Passaporte Español e Brasileiro – Foto reprodução

Dentre as exigências burocráticas, passar por dois exames é indispensável para iniciar o pedido da nacionalidade espanhola. 

 Exame CCSE 

A prova chamada CCSE, nada mais é, do que um exame para comprovar seu nivel de integração e conhecimentos sobre o país. 

Esta avaliação conta de 25 perguntas elaboradas pelo Instituto Cervantes. O conteúdo é bem variado, abordando temas como a cultura, história, legislação e governo espanhol.

Para superar o exame, é preciso responder corretamente o minimo de 15 perguntas, que são apresentadas com respostas de múltipla escolha. Vejamos algumas delas:

• ¿La capital de la comunidad autónoma de Cantabria es?
– Palma de Mallorca
– Santander
– Oviedo


• ¿Quién tiene derecho a afiliarse a un sindicato?
– Todos los trabajadores
– Los trabajadores autónomos
– Los funcionarios

• La guerra de  Independencia en España transcurrió entre los años…
–  1701 – 1715
– 1936 – 1939
– 1808 – 1814

• La primera asociación obrera que se creó en España en 1840 fue en…
– Madrid
– València
– Barcelona

• ¿Cómo se llaman las normas extraordinarias que dicta el gobierno en circunstancias especiales y que tienen rango de ley?
– Decretos Ley
– Leyes orgánicas
– Reglamentos

• ¿Cuál de estas ciudades fue capital de España antes del reinado de Felipe II?
–  Madri
– Salamanca

– Toledo

A prova deverá ser realizada no tempo máximo de 45 minutos. As perguntas podem ser fáceis ou dificeís, mas o nível de aprovação ronda os 90%. Basta se preparar antes! 🙂
Por enquanto, você pode ir testando conhecimentos nesse quiz: Teste Nacionalidade Espanhola

Exame DELE A2

O Instituto Cervantes é referência mundial quando se trata de títulos oficias da lingua espanhola. Para ter a nacionalidade do país, é preciso comprar um nível A2 do idioma.

Essa prova é dividida em duas partes, sendo a primeira abordando esses três itens: Compreensão textual, Auditiva, Escrita. 

A parte oral também será avaliada, podendo ser feita no mesmo dia ou no dia seguinte. São quatro atividades realizadas em 15 minutos. Mas, será que é dificil? Aqui você poder ver um modelo da prova: Examen A2 DELE

Tanto a prova CCSE quanto o exame DELE, devem ser pagas e a inscrição é feita na página oficial do Instituto Cervantes.  Veja mais: https://examenes.cervantes.es/es

 Dicas importantes

• Antes de realizar sua inscrição, tenha certeza de que está preparado para o exame.

• Estude! Dentro da plataforma do Instituto Cervantes você irá encotrar modelos das provas e conteúdos para se preparar. 😉

• Aprovar o exame é só a primeira parte para obter a nacionalidade espanhola. É preciso reunir os demaisr requisitos antes de abrir o trâmite.

• Não esqueça de levar seu documento oficial de residência na Espanha e seu passaporte no dia do exame.

 O resultado é divulgado no seu cadastro realizado na página oficial do Instituto Cervantes. O resultado do exame CCSE é bem mais rápido do que o DELE, que poderá demorar até três meses.

Quer saber mais? Visite a página https://examenes.cervantes.es/es e também http://www.mjusticia.gob.es/


Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

Saludos!!




Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!