Em outubro de 2015 entrou em vigor o novo processo para estrangeiros que desejam obter a nacionalidade espanhola. A Espanha é um dos países preferidos por brasileiros que buscam recomeçar a vida no exterior.
Entre o grupos de nações do bloco Europeu, a Espanha oferece a possibilidade de se naciolalizar espanhol mais facilmente, isso é, quando o estrangeiro cumpra com o tempo minimo de residência no país e apresente os demais requisitos.
Dentre as exigências burocráticas, passar por dois exames é indispensável para iniciar o pedido da nacionalidade espanhola.
Exame CCSE
A prova chamada CCSE, nada mais é, do que um exame para comprovar seu nivel de integração e conhecimentos sobre o país.
Esta avaliação conta de 25 perguntas elaboradas pelo Instituto Cervantes. O conteúdo é bem variado, abordando temas como a cultura, história, legislação e governo espanhol.
Para superar o exame, é preciso responder corretamente o minimo de 15 perguntas, que são apresentadas com respostas de múltipla escolha. Vejamos algumas delas:
• ¿La capital de la comunidad autónoma de Cantabria es?
– Palma de Mallorca
– Santander
– Oviedo
• ¿Quién tiene derecho a afiliarse a un sindicato?
– Todos los trabajadores
– Los trabajadores autónomos
– Los funcionarios
• La guerra de Independencia en España transcurrió entre los años…
– 1701 – 1715
– 1936 – 1939
– 1808 – 1814
• La primera asociación obrera que se creó en España en 1840 fue en…
– Madrid
– València
– Barcelona
• ¿Cómo se llaman las normas extraordinarias que dicta el gobierno en circunstancias especiales y que tienen rango de ley?
– Decretos Ley
– Leyes orgánicas
– Reglamentos
• ¿Cuál de estas ciudades fue capital de España antes del reinado de Felipe II?
– Madri
– Salamanca
– Toledo
A prova deverá ser realizada no tempo máximo de 45 minutos. As perguntas podem ser fáceis ou dificeís, mas o nível de aprovação ronda os 90%. Basta se preparar antes! 🙂 Por enquanto, você pode ir testando conhecimentos nesse quiz: Teste Nacionalidade Espanhola
Exame DELE A2
O Instituto Cervantes é referência mundial quando se trata de títulos oficias da lingua espanhola. Para ter a nacionalidade do país, é preciso comprovar um nível A2 do idioma.
Essa prova é dividida em duas partes, sendo a primeira abordando esses três itens: Compreensão textual, Auditiva, Escrita.
A parte oral também será avaliada, podendo ser feita no mesmo dia ou no dia seguinte. São quatro atividades realizadas em 15 minutos. Mas, será que é dificil? Aqui você poder ver um modelo da prova: Examen A2 DELE
Tanto a prova CCSE quanto o exame DELE, devem ser pagas e a inscrição é feita na página oficial do Instituto Cervantes. Veja mais: https://examenes.cervantes.es/es
Dicas importantes
• Antes de realizar sua inscrição, tenha certeza de que está preparado para o exame.
• Estude! Dentro da plataforma do Instituto Cervantes você irá encotrar modelos das provas e conteúdos para se preparar. 😉
• Aprovar o exame é só a primeira parte para obter a nacionalidade espanhola. É preciso reunir os demaisr requisitos antes de abrir o trâmite.
• Não esqueça de levar seu documento oficial de residência na Espanha e seu passaporte no dia do exame.
• O resultado é divulgado no seu cadastro realizado na página oficial do Instituto Cervantes. O resultado do exame CCSE é bem mais rápido do que o DELE, que poderá demorar até três meses.
Fonte: https://examenes.cervantes.es/es
http://www.mjusticia.gob.es/
Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.
Saludos!!