Fazer ou não fazer amizades com brasileiros na Espanha?

Estive na Espanha pela primeira vez em 2014, um ano cheio de turbulências e mudanças drásticas na minha vida. Quem já teve a experiência de passar um tempo no exterior, sem familiares ou amigos próximos, sabe bem que uma hora ou outra a solidão e a saudade de casa bate.

Como praticamente todos os brasileiros recém-chegados a Espanha, passado os primeiros dias no país, eu comecei a sentir a necessidade de fazer novos amigos. E o primeiro obstáculo surgiu: eu não sabia falar nada de espanhol e nem tinha ideia de como me relacionar socialmente na Espanha.

Foi dado início ao meu processo de “sofrência”. E no meio de um gesto até bastante ingênuo eu comecei a “caçar” meus conterrâneos que viviam na cidade (em Valência).

O facebook foi a ponte para estabelecer o primeiro contato. Meio que “desesperada” publiquei um comentário de que havia chegado a pouco tempo no país,que me sentia sozinha, blá blá blá, e queria saber se os brasileiros faziam algum tipo de encontro, reunião, etc.

E ao contrário do que eu esperava, no final das contas, conseguimos reunir bastante gente em um churrasco e foi muito legal. E foi só isso. Acabou aí. Não voltei a ver mais nenhum deles, ainda que mantenha contato com duas ou três pessoas.

A Espanha e a “Brasileirofobia”

A ideia de que brasileiro foge de brasileiros no exterior é bem perceptível, mas também é relativa. Você vai encontrar de tudo.

Aquele que mora na Espanha há dez anos, porém odeia o país, os que estãomuito  bem de vida, os que não, os de nariz em pé, os humildes, o que te passa a perna, o que te estende a mão, e aquele que sofre gravemente de brasileirofobia.

Todo mundo sabe que a Espanha carrega nas costas a fama do “racismo” e da “xenofobia” contra estrangeiros (nem sempre verdadeira), certo? Mas e quando isso parte do seu próprio conterrâneo? Sim, isso acontece e MUITO!

Te apresento a Brasileirofobia, aquele comportamento típico de brasileiros que detestam outros brasileiros, principalmente, por certos comportamentos ou a distorcida fama de “aproveitador”.

Passar do lado e fingir que não conhece, tratar com ar de superioridade, soltar comentários do tipo “tinha que ser brasileiro”, é apenas a ponta do Iceberg que você pode encontrar com facilidade Europa a fora.

O pior é que nem sempre isso acontece contra outro brasileiro. Tem gente que tem vergonha de ser brasileiro e deixa isso bem evidente. Algo que eu nunca vou entender.

Fazer ou não fazer amizades com brasileiros ?

Como vocês sabem esse é um blog pessoal, então vou manifestar minha opinião sincera em relação a esse tema.

Gente, tenha um filtro. Selecione bem as amizades seja qual seja a nacionalidade. Um brasileiro pode te passar a perna? Pode. Mas, um espanhol também, um português, um inglês, e por ai vai.

Tenha cuidado ao compartilhar seus projetos pessoais, sua situação no país (caso esteja irregular), sobre seus passos, etc. Assim como no Brasil “selecionamos” amigos, por aqui a história não é ou não deveria ser muito diferente.

Se você vem ao país para estudar espanhol, por exemplo, tente estabelecer o máximo de relações sociais com espanhóis. Isso vai facilitar bastante seu processo de aprendizagem.

Agora para quem vem sem data para voltar, pode ter certeza que em qualquer buraco dessa Espanha você irá encontrar um conterrâneo. E se nao for uma pessoa boa, nao tem nenhum problema, seja você o exemplo.

Eu tenho amigas brasileiras que vivem aqui na Espanha e também em outros países da UE, e a gente acaba fortalecendo laços por compartilhar situaçoes similiares, ja que no fim das contas somos todos imigrantes.

Eu sou totalmente a favor de estabelecer amizades com pessoas do nosso país e tanto eu como minha filha, sempre que ouvimos alguem falar português vamos dizer um oizinho. 

Comunidade Brasileira na Espanha

Contrariando o que muita gente pensa, a Comunidade brasileira na Espanha é grande e esta cheia de pessoas com um coração enorme e solidário. Já seja para facilitar o processo de integração, orientar os recem-chegados, tomar um café, reunir a criançada, realizar eventos e por aí vai.

Sempre costumo dizer que em cada canto da Espanha tem um pedacinho do Brasil e muitos brasileiros demonstrando o que nós temos de melhor: a Solidariedade.

Em Madri, por exemplo, a ABM (Atividades Brasileiras em Madri ) divulga e realiza eventos  para provover a Cultura brasileira e a lingua portuguesa. Também em Madri, você encontrará apoio, troca de informações sobre como empreender no país, com o trabalho realizado pela Mulheres de Negocios de Madri

Aqui em Valência rola dois projetos super legais coordenado pela Aline Navarro, que é brasileirissima e residente na Espanha. 

Tem a iniciativa voltada para os mais pequenos, que é o projeto  Mininiños , criado com o objetivo de gerar um vinculo afetivo dos brasileirinhos com nossas raízes.

A casa do Brasil    que realiza e divulga eventos brasileiros, inclusive, um “café para mulheres”, encontro especialmente para reunir as brasileiras residentes em Valência. Legal, né ? 

 Como fazer amigos na Espanha ?

Fazer amigos em outro país pode ser a coisa mais fácil do mundo ou não. Depende de muitos fatores, mas se você já esta na Espanha ou tem planos de morar no país, já escrevi um texto sobre a minha experiência sobre fazer amizades por aqui. Lá deixei algumas dicas bem legais também.

Como fazer amizades na Espanha ?

E já sabe, se estiver na cidade, me chama para tomar um café 🙂


Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

Saludos!!

 

Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!