Fundação Carolina oferece mais de 700 bolsas de estudos na Espanha

Finalmente foi liberado um dos editais mais esperados pelos estudantes brasileiros que aspiram uma formação acadêmina na Espanha.

Para quem não conhece, a Fundação Carolina surgiu no ano 2000 e tem como propósito expandir a relação cultural, educativa e principalmente científica entre a Espanha e os países Iberoamericanos.

Chegando na sua 19º edição, o programa de bolsas da Fundação Carolina disponibiliza para a convocatória de 2019-2020, mais de 700 oportunidades para acadêmicos de pós-graduação, doutorado, pós-doutorado e também  mobilidade para professores e estudos instituicionais, que estão divididos da seguinte maneira:

  • 283 bolsas de estudos a nivel de pós-graduação.
  • 100 bolsas para doutorado e pós-doutorado.
  • 66 bolsas de mobilidade para professores.
  • 165 bolsas para estudos instituicionais.
  • 109 bolsas para renovações de estudos a nivel de doutorado.
  1. Bolsas para pós-graduação:

As bolsas de estudos que contemplam estudantes a nível de pós-graduação são direcionadas a candidatos que façam parte de países Iberoamericanos (incluindo Portugal), que tenham capacidade acadêmica e/ou profissional respaldada por um excelente curriculum.

Para este caso, existe a possibilidade de solicitar ajudas de estudos ou a bolsa, ambas com critérios de financiamento econômico diferentes. 

    2. Bolsas de doutorado e pós-doutorado:

As bolsas de estudos a nivel de doutorado estão direcionadas a aqueles que pretendam obter o título de doutor e nas quais suas Instituições de origem estejam associadas com a Fundação Carolina. 

Por outro lado, as bolsas orientadas a pós-doutorado serão para complementar a formação nesse grau acadêmico e estabelecer conexões acadêmicas entre América e Espanha.

Ambas bolsas de estudos serão financiadas de forma bilateral, ou seja, 60% será custeado pela Fundação Carolina e 40% pela Universidade ou Instituição da América Latina.

3. Mobilidade para professores:

Para essa bolsa de estudo serão comtemplados docentes e/ou investigadores de Universidades Argentinas, Portuguesas e Brasileiras.

A Fundação Carolina oferece essas bolsas em colaboração com várias Universidades públicas da região de Andaluzia e proporcionará aos candidatos brasileiros o desenvolvimento de suas pesquisas por um periodo mínimo de um mês e máximo de três meses.

 4. Bolsas para estudos Institucionais:

Essa bolsa de estudo é direcionada para formação em centros espanhóis que proporcionem um fortalecimento Institucional das administrações públicas Iberoamericanas.

Como concorrer a uma bolsa de estudos da Fundação Carolina ?

Para se candidatar a uma das bolsas de estudos é preciso realizar um cadastro online no site oficial da Fundação Carolina, criando um login e senha, e preechendo todos os dados que são pedidos, incluindo o programa do qual deseja participar. Vale lembrar que não será necessário enviar documentação.

Você encontrará várias opções de formações em diferentes Universidades, cidades e nas seguintes áreas:

  • Ciências e Novas Tecnologias.
  • Energia, Meio Ambiente, Sustentabilidade, Infraestrutura.
  • Ciências Sociais e Jurídicas.
  • Artes, Humanidades e Comunicação.
  • Ciências da Saúde.
  • Economia e Finança, Organização Empresarial e Desenvolvimento.

Também existe a possibilidade de participar em mais de um programa, para isso basta realizar um segundo cadastro e selecionar a bolsa correspondente.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 07 de março de 2019 para candidatos a nivel de pós-graduação e para os demais programas até o dia 05 de abril de 2019.

Para conferir o edital completo e realizar sua candidatura, acesse: Convocatória Fundação Carolina 2019.

 

O que a bolsa te oferece ?

Os beneficios econômicos variam de um programa para outro, mas é possivel conhecer o valor na parte “dotación econômica” na inscrição. A maioria das bolsas proporcionam passagem de ida e volta, seguro de saúde, alojamento e ajuda de custo.

Resultados

Em casos de bolsas concedidas, a Fundação Carolina entrará em contato através de email com todos os procedimentos a seguir pelo candidato. Normalmente, dentre os documentos solicitados, estão:

  • Uma carta de aceitação da bolsa assinada pelo requerente,
  • Cópia legalizada do diploma de licenciado,
  • Expediente acadêmico, etc.

Também e necessário fazer uma autorização (visto) de estudo ou equivalente de acordo com o tempo de duração da bolsa.

Se você gostou desse texto não deixe de compartilhar nas suas redes sociais! 😀
Boa sorte, navegantes! 


Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

Saludos!!

 

Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!

One Reply to “Fundação Carolina oferece mais de 700 bolsas de estudos na Espanha”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *