Gastronomia Espanhola: 10 pratos para saborear na Espanha [ Parte 1]

Em 2017 a Espanha foi o segundo país mais visitado no mundo e se tem uma coisa que apaixona a maioria dos turistas que conhecem o país é a gastronomia mediterrânea.

Eu, que sou “boa de prato” e tive a oportunidade de conhecer boa parte da Espanha, assino embaixo.

Cada região da Espanha é única, ainda que entre elas existam similitudes, posso te garantir que cada pedacinho desse país tem seu toque especial, e a gente descobre isso no prato.

São tantas delicias, que exemplificar em apenas 10 pratos fica até difícil. Mas, no texto de hoje te deixo essas delicias que você tem que provar sim ou sim ao chegar no país.

  1. Tortilla de Patata

Carro chefe da culinária espanhola, a Tortilla de Patata é o prato mais conhecido, dentro e fora do país.A receita é bem simples, mas como os espanhóis não são bobos nem nada, aproveitaram a base desse prato para criar outras versões que também são espetaculares.

A original é feita basicamente de batata, sal, azeite extra virgem de oliva e ovos. Tem gente que acrescenta cebola, outros chorizo, queijo, pimentão verde e por aí vai.

Tortilla de Patata

 

2. Patatas Bravas 

Seguindo com as batatas, outro queridinho do país e cai no gosto de todo mundo são as “patatas bravas”.E gente, quem não gosta de batata frita né? Eu amo.

E as “patatas bravas” levam um toque especial:um molho picante e outro a base alho e azeite de oliva extra virgem. 

Patata brava – foto reprodução

 

3. Paella Valenciana

Morar em Valência fez eu entender a diferença de “paella valenciana” de “arroz com qualquer coisa que chamarei de paella”.

Não adianta provar paella valenciana em outro lugar que não seja Valência. Definitivamente não vai ser igual.

Essa iguaria conhecida mundialmente, leva na sua receita original os seguintes ingredientes: arroz valenciano (produzido na região), frango, coelho (sim, eles comem os coelhinhos), tomate, feijão verde, alho, entre outros ingredientes.

Paella – foto reprodução

 

4. Fabada Asturiana

Sabe aquele típico prato “levanta defunto”? Pode ter certeza que a Fabada é um deles. Prato típico da região de Asturia, essa delicia lembra muito o nosso feijãozinho brasileiro de todo dia.

A diferença basicamente consiste no tamanho do bago de feijão, que nesse caso será mais grande. Também leva porco, chorizo e outros ingredientes. É uma delícia!!

Fabada Asturiana – foto reprodução

 

5. Salmorejo 

Rei do verão, o Salmorejo é um dos meus preferidos. Prato típico da região de Andaluzia, ele é servido gelado tem a consistência de um purê. Leva tomate, alho, azeite de oliva, sal e pão.

De acompanhamento, em muitos lugares colocam por cima: ovo cozido cortado em pedacinhos, jamón e pimentão verde.

Salmorejo – Foto reprodução.

 

6. Gazpacho Andaluz 

E por falar em “sopa fria, outro prato que é sucesso durante os meses mais quentes é o “Gazpacho”. Gente, que delícia! Se eu tivesse que resumir em apenas três palavras certamente te diria que ele é: leve, gostoso e nutritivo.

Leva tomate, pepino, azeite extra virgem de oliva, alho, pimentão verde e cebola. Tudo bem trituradinho no liquidificador. Simples de fazer e mega saudável.

 

Gazpacho – foto reprodução

 

7. Jamón de Jabugo

“Turistar” na Espanha e não provar Jamón é meia viagem perdida, se você não for vegetariano ou vegano, é claro.

O Jamón é paixão nacional e muito fácil de se encontrado, já seja em restaurantes, bares ou supermercados. Mas, tenho que te dizer que nem todo jamón é igual.

E se você quer provar um jamón de alta qualidade, tem que ser o de Jabugo e como vocês já podem imaginar, é o mais caro. Aliás, é o mais caro do mundo.

E o preço deve-se ao tratamento que o animal recebe desde o início. Com alimentação balanceada, atividade física e um nível de estresse baixo.

Jamón – foto reprodução.

 

8. Pescaito Frito

Se você e daqueles que come de tudo (como eu), então o “pescaito frito” de Andaluzia vai te encantar. Como o próprio nome já nos da pista, o pescaito frito é nada mais e nada menos que um peixe frito. Mas, não é qualquer peixe não. Esse é um peixinho bem pequeno e se come numa bocada só.

Pescaito Frito – foto reprodução.

 

9. Migas

Muito amor por esse prato. A aparência lembra aquele farofão de ovo, mas fica só nisso mesmo.Sério, vocês precisam provar! Prato típico de Extremadura, as migas são feitas com pão “amanhecido”, alho, bacon, pimentão verde, pimentão vermelho e azeite extra virgem de oliva.

Migas – foto: blog La cocina de Ana.

 

10. Cocido Madrileño

Quando chega os dias mais frios, os madrileños aproveitam para comer um dos pratos preferidos da região: o cocido madrileño.

Aquele tipo de comida que te esquenta da cabeça aos pés. Ele leva grão de bico, bacon, chorizo, cebola, batata, cenoura e outros ingredientes.O ponto interessante desse prato é que você o come separadamente:

 Primeiramente toma o caldo em que foi cozido todos os ingredientes e que vai servido com um macarrão bem pequeno e fino, chamado de “fideo”.

Depois se come a parte “solida”. Ou seja, o grão de bico, com as verduras e carnes que fazem parte dessa iguaria.

cocido madrileño – foto reprodução

 

Se você gostou desse texto, não esquece de compartilhar com seus amigos e familiares! 🙂 


Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

Saludos!!

 

Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *