Gastronomia Espanhola: 10 pratos para saborear na Espanha [ Parte 2]

A Espanha conta com uma diversidade de pratos tradicionais. É bem verdade que alguns são mais conhecidos que outros, porém cada região do país tem sua “marca registrada” quando se trata de gastronomia.

Para mim, comer é uma das melhores maneiras de descobrir e conhecer um pouco das tradições e histórias de um lugar.

E sempre busco por restaurantes de “comida caseira”, porque para mim é um dos recintos mais fiéis aos seus antepassados.

Perdi as contas de quantas vezes ouvi pelos restaurantes de pequenas localidades da Espanha, a seguinte frase: “Era uma receita dos meus avós”, “esse prato é de família”, “aprendi com meus pais”, e por aí vai.

Toca no coração, gente! Então hoje te convido a conhecer outras delicias da gastronomia espanhola que valem a pena provar.

  1. Tostadas

Nunca tive o costume de tomar o café da manhã em uma  cafeteria, até descobrir a variedade de “tostadas” para acompanhar o meu tradicional café com leite aqui na Espanha.

As “tostadas” são pães cortados em fatias, aquecidos e que levam por cima o recheio a sua escolha. Pode ser tomate triturado, manteiga, marmelada, com queijo, com jamón, com azeite extra virgem de oliva e por aí vai. É uma combinação perfeita!

Tostadas de tomate, sal e azeite extra virgem. Arquivo pessoal

 

2. Churros com chocolate

Outro queridinho do café da manhã, principalmente no inverno,são os churros com chocolate.E, ao contrário do que estamos acostumados no Brasil, os churros daqui são salgados e não doces.

Além disso, não levam recheio por dentro e serem cobertos com açúcar é opcional. Aqui eles vão acompanhados de uma boa xicara de chocolate quente.

Churros com chocolate quente – foto reprodução

 

3. Bocadillo 

Bocadillo é vida na Espanha. Estão por todos os lados. Na merenda que os filhos levam para a escola, na pausa do trabalho, nas universidades, e claro, na hora do “almuerzo” em bares e restaurantes.

Bocadillo ou simplesmete “bocata”, é  basicamente, pão com algo dentro. Acontece que aqui na Espanha, digamos que, vale de tudo dentro.

É peixe frito, carne, frango, linguiça, tortilla de patata, lula, molhos, pimentão frito, etc. Cada um prepara a seu gosto. Eu recomendaria provar de “pimentos con lomo y ajoaceite” (carne de porco, pimentão e molho ajoaceite)

Um bocata de lula frita – foto reprodução


4. Fideuá

Esse é um dos meus pratos favoritos!! Sua origem esta nas cidades costeiras, precisamente na localidade de Gandía (que por sinal é um lugar lindo) e se tornou muito popular na região valenciana.

A preparação é bem parecida com a Paella, mas ao invés de arroz, leva “fideos” ( um tipo de macarrão fino e pequeno) e vai acompanhado de peixe, lula, camarão, etc. Gente, com um pouquinho de limão por cima, esse prato é de chupar os dedos!!

Fideuá

 

5. Croquetas

Apreciada a nivel nacional, a croqueta espanhola é um dos aperitivos mais pedidos no país. E tem de vários sabores, como por exemplo: bacalhau, jamón serrano, morcilla (morcela, em português), frango, etc.

Dizem que o segredo desse prato não é o recheio e sim encontrar o ponto certo do bechamel (um molho feito de farinha de trigo, leite e manteiga).

Croquetas de jamón – foto reprodução.

 

6. Pulpo a la Gallega

Se você é amante de frutos do mar, com toda certeza vai adorar provar “pulpo a la gallega”. Esse prato a base de polvo, é muito conhecido e apreciado ao norte do país, na região de Galicia.

Geralmente ele é servido como uma “tapa española” ou um entrante, e a sua receita é bem simples. Leva batata cozida, sal, azeite extra virgem de oliva e “pimentón dulce”, um tempero comum aqui pela Espanha.

Pulpo a la gallega – foto reprodução

 

7. Arroz negro

Quem gosta de arroz e não tem medo de provar algo novo, recomendo experimentar essa iguaria da culinária espanhola. 

Esse prato é preparado em uma “paella”, leva lula e sua coloração se deve a um pigmento liberado por eles, aqui conhecido como “tinta de calamar”.

Arroz negro – foto reprodução

 

8. Cachopo

Prato tipico de Asturias, essa delicia eu conheci quando estive pela região em 2016. É uma receita simples, que leva dois filés de carne e entre eles jamón e queijo que são empanados e fritos.

Cachopo asturiano – foto reprodução

 

9. Arroz a Banda

Esse prato nasceu em  pequenas localidades costeras da região Valenciana e ficou popular entre os pescadores.

Essa receita leva   um caldo de peixes e camarão preparado previamente que será acrescentado no cozimento do arroz  e deixa um gostinho todo especial.

Arroz a banda valenciano – Foto reprodução

 

10. Cocido Montañés

Esse é um dos meus pratos preferidos. Experimentei ele quando estive em Cantábria e é um dos pratos tipicos da região. Lembra um pouquinho o nosso feijãozinho e também a Fabada Asturiana.

O Cocido Montañés leva feijão branco, chorizo, toucinho e morcela. É aquele prato perfeito para os dias frios. 

Cocido Montañés – foto reprodução.

 

Se você gostou desse texto, não esquece de compartilhar com seus amigos e familiares! 🙂


Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

Saludos!!

 

Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!