Gastronomia espanhola: Tortilla de Patata

A culinária espanhola é um dos pontos mais fortes do país e não é à toa que detém um prestigio mundial. Cada região da Espanha possui pratos típicos e saborosos que encantam aos nativos e aqueles que chegam ao país.

Se eu tivesse que escolher um “prato estrela” que representasse bem aos espanhóis, sem dúvida alguma, escolheria a tortilla espanhola em primeiro lugar.

Em qualquer parte da Espanha ela é facilmente encontrada e pasmem, é feita com ingredientes que você certamente terá na cozinha.

Quem inventou a tortilla de patata?

Ninguém sabe ao certo quem e aonde foi inventada a tortilla de patata, mas alguns rumores sugerem que ela nasceu em Pamplona. Já que por ali foi encontrado um documento do ano de 1817 em que constava dados sobre a alimentação dos habitantes dessa região. Uma  dieta que constava de três ovos misturados com batatas,  acompanhadas do típico pão espanhol.

Outros dizem que foi ideia de um general chamado Tomás de Zumalacárregui, que considerava um prato fácil de ser preparado e nutritivo.

Alguns acreditam que a tortilla não foi inventada por um espanhol e sim por um cozinheiro belga chamado Lancelot de Casteau que publicou a receita bem antes.

Entretanto um livro muito interessante chamado “La patata em espana. História y Agroecologia del turbeculo Andino” escrito pelo cientista Javier Lopez, situa a origem da tortilla de patata na região de Extremadura. Quem inventou essa maravilha não sabemos ao certo, mas que foi uma ótima ideia, isso não podemos negar.

Como  preparar a tortilla de patata?

A tortilla de patata é a junção de dois (ou três) ingredientes básicos da cozinha e que praticamente todo mundo ama: Batata e ovo. Além disso, ela é muito nutritiva, fácil e rápida de ser preparada.

Ingredientes

* 4 batatas médias descascadas e lavadas.
* 5 ovos
* 1 cebola média (opcional)
* sal
* Azeite de oliva extra virgem (dar mais sabor, mas se você não tiver não tem problema).

• Hora de colocar a mão na massa

1º passo: Corte as batatas em pequenos pedaços, de preferência em rodelas que não estejam nem finas e nem grossas.

2º passo: Pique a cebola

3º passo: Coloque o azeite para esquentar (use de preferência uma frigideira antiaderente).

4º passo: Coloque as batatas na frigideira (em fogo médio) e deixe por cinco minutos. Acrescente a cebola e nesse momento coloque em fogo baixo e de vez em quando de uma mexida.

É importante deixar a batata “mole” mas não dourada, ok? Quando chegar nesse ponto, retire juntamente com a cebola (com uma escumadeira) e coloque em um recipiente. *Não vai esquecer a frigideira no fogo, pelo amor de padre Cicero kkkk.

5º passo: Em uma vasilha coloque os ovos (quebrado né minha gente kkk) misture bem e acrescente a batata, a cebola e o ponto de sal e dê outra misturada.

6º passo: Retire o excesso de azeite que ficou na frigideira. Deixei só um pouquinho. Acrescente a mistura (em fogo médio) e deixe por aproximadamente 2 minutos.

Com um prato grande, coloque-o rapidamente sobre a frigideira para “dar la vuelta a la tortilla” (dar a volta na tortilla). Feito isso, volte a tortilla para a frigideira por outros dois minutos.

Tem gente que prefere ela bem durinha e outros com uma consistência mais mole (Socorro, o que eu tô escrevendo kkk. não vai pensar besteira hein). 

7º passo: É só servir e comer. 🙂   Agora te deixo abaixo dois vídeos para você não errar na sua receita.

 

Como vocês podem ver nos videos acima, cada pessoa tem seu estilo próprio na hora de preparar a tortilla de patata, então não se preoucupe se a batata é frita junto com a cebola, separada, se o sal é acrescentado antes ou durante, e por ai vai.

Adapte da maneira que seja mais fácil e que te de um bom resultado. Para os mais aventureiros na cozinha, a tortilla de patata pode ser feita com outros ingredientes, como pimentão, queijo, jamón, bacon, atum e por ai vai.

Ah, e quando fizer não esquece de me enviar uma foto e me contar se ficou bom, ok?


Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

Saludos!!

Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!