Intercâmbio na Espanha: Saiba como ser “Au Pair” em um dos países mais turísticos do mundo!

Sempre que pensamos na possibilidade de cair no mundo sendo “Au Pair” nossa cabeça imediatamente seleciona países de língua inglesa já que é o mais comum e também aonde a demanda costuma ser maior.

Contudo, o que poucos sabem, é que a Espanha tem se consagrado como destino preferido para quem deseja aprender um novo idioma e ter a experiência de morar por uma temporada no país.

Antes de mais nada, para quem está perdido com o termo “Au Pair”, vou explicar  rapidamente do que se trata e de que maneira você pode vir a Espanha através dessa modalidade de intercâmbio.

O que é ser Au Pair ?

Au Pair é uma palavra francesa usada para nominar aquela pessoa que vive temporariamente com uma família estrangeira para aprender um idioma e em troca realiza trabalhos da casa e/ou cuidado de crianças. Em troca,  recebe uma pequena quantia econômica (dependendo do país), alojamento e alimentação gratuita.

As vezes é preciso meter a mão na massa. Foto:freepik

 

Como ser Au Pair na Espanha?

Assim como em outros países, para ser Au Pair na Espanha é preciso cumprir com alguns requisitos, são eles:

  • Ter entre 17 e 30 anos de idade para cidadãos da União Europeia e  a parir dos 18 anos a 30 anos para pessoas de outros países.
  • Ter um seguro de saúde que cubra em totalidade o tempo de estadia na Espanha.
  • Ter recursos financeiros para os gastos com o visto e com a viagem.
  • Ter interesse em aperfeiçoar o espanhol e  também sobre a cultura espanhola.
  • Ter, no minimo, conhecimento básico da lingua espanhola.
  • Ter experiência no cuidado de crianças.
  • Possuir carteira de habilitação. * (para a maioria dos casos).

Da mesma maneira que existe um conjunto de regras a cumprir, também existe deveres que precisam ser realizados por ambas partes, ou seja, tanto pela pessoa participante quanto pela família que a acolhe no país.

Responsabilidades de um Au Pair na Espanha

  • Apoiar a família que lhe acolhe com os deveres pactuados, já sejam eles referentes a limpeza do lar e/ou ao cuidado de crianças.
  • Manter seu quarto organizado e limpo, além claro, de respeitar os horários e regras estabelecidos previamente pela família.
  • Pode ocorrer da família pedir para ensinar a lingua portuguesa para os filhos e/ou integrar o idioma no dia a dia.

Responsabilidades da família que acolhe um Au Pair na Espanha

  • Proporcionar um quarto para a Au Pair.
  • Oferecer ao menos três comidas diárias.
  • ***Pagamento semanal ou mensal.
  • Receber a Au Pair como um membro mais da família.
  • Respeitar os horários de trabalho, curso e dias livres.

Horário de trabalho e pagamento 

Os participantes desse tipo de intercâmbio só podem trabalhar no máximo 30 horas semanais, que pode ou não incluir ao cuidado das crianças no período da noite.

No caso da família necessitar mais horas de acompanhamento do Au Pair, será obrigatório pagar um adicional. E por falar em pagar, vocês devem estar se perguntando quanto se ganha semanalmente por essa troca.Vejamos…

A maioria das famílias costumam pagar entre 70€ e 80€ por semana e ainda que pareça pouco tenha em conta que você não gastará com alojamento e nem com alimentação. Além disso, será exigido que você realize um curso para melhorar seu nível de espanhol, que pode ou não ser custeado com a família.

Normalmente, os fins de semana são livres e durante o programa, o Au Pair também terá uma semana de férias para estadias de seis meses e duas semanas para as de um ano.

Como vir de Au Pair para a Espanha?

Como escrevi no início do texto, é mais comum ir de Au pair para países de língua inglesa, tanto é, que no Brasil a maioria das agências não trabalham com esse tipo de programa para a Espanha.

Por isso, para não perder tempo, dinheiro e cabeça buscando por escritórios brasileiros que trabalhem com isso, você pode realizar sua procura e candidatura por conta própria.

Existe uma infinidade de sites que conectam famílias espanholas em busca de au pair, dentre elas, destacamos a:

que são as mais seguras e conhecidas quando se trata desse assunto. Nelas você poderá realizar seu cadastro, colocar e ver anúncios das famílias que estão buscando Au pair.

Preciso de visto para ser Au Pair na Espanha?

Depende. Como já escrito aqui no blog, brasileiros podem ficar legalmente na Espanha por um período de 90 dias, sem a necessidade de solicitar previamente um visto para entrar no país.

Se a sua passagem como Au Pair pela Espanha tem  duração inferior aos 90 dias não será necessário tramitar um visto de residência, mas ainda assim será preciso cumprir com os requisitos de entrada no país, como por exemplo: A carta convite da família, a passagem de ida e volta e o seguro de viagem.

Além disso, cabe ressaltar que o visto de turismo não permite trabalhar no país e isso basicamente significa que você não poderá cobrar ou receber dinheiro em função disso.

Para estadias superiores aos 90 dias, brasileiros podem optar em solicitar o visto de estudante, por exemplo ou o de residência não lucrativa. É muito importante consultar o Consulado Espanhol e/ou a Embaixada da Espanha no Brasil para saber que tipo de autorização é mais recomendável para seu caso.

Vantagens de ser Au Pair na Espanha

Passar pela experiência de morar em um país diferente do nosso, por si só já é um grande motivo para embarcar nessa aventura.

Aprender sobre outra cultura, costumes e de quebra voltar para casa dominando um idioma são vantagens que fazem todos os anos milhares de jovens colocarem as mochilas nas costas e embarcarem sem medo de ser feliz.

A Espanha é um país bastante seguro e possui um custo de vida acessível em comparação a outras nações do bloco europeu. Além disso, é como se sentir em casa, já que por aqui você encontrará bares, restaurantes e conterrâneos para matar a saudade quando ela apertar.

Além do mais, os espanhóis costumam ser bem receptivos com os brasileiros. Como qualquer mãe, meu conselho é você verificar minuciosamente sobre a família que te acolherá, serviços e contatos de emergência na região e claro, dinheiro para qualquer intercorrência que possa surgir.

E principalmente, exigir um contrato  prévio, escrito e assinado com a familia, em que conste as tarefas a qual serão realizadas, horários, deveres, regras e outras informações importantes para que assim ambas partes estejam protegidos e evitem mal entendidos.

Se você gostou desse texto não deixe de compartilhar nas suas redes sociais! 😉


Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

Saludos!!

Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!

3 Replies to “Intercâmbio na Espanha: Saiba como ser “Au Pair” em um dos países mais turísticos do mundo!

  1. Boa tarde, gostei muito do artigo.
    Só fiquei na dúvida no caso de quem tem cidadania espanhola, se precisaria fazer o seguro saúde e se poderia comprar a passagem só de ida. Se o cadastro deve ser preenchido com os dados da certidão e passaporte espanhol ou com os dados da certidão e passaporte brasileiro. Estou vendo pra minha sobrinha de 19 anos.

    1. Oi Beatriz, neste caso não é necessario comprovar seguro de saúde e nem comprar a passagem de volta. O ideal é preencher tudo com a documentação espanhola.

  2. Adorei o post!!!! Amei ter encontrado seu site nas minhas pesquisas, estou procurando sobre au pair na Espanha e estava impossível, estava quase desistindo desse sonho, mas agora já me sinto guiada e sei como começar a ir em busca disso! Obrigada e muito sucesso! 💕💕💕

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *