Inverno na Espanha

Oi pessoal, tudo bem? Como esta o clima na sua cidade ? Hoje, escrevo esse texto acompanhada de um cobertor e uma taça de chocolate bem quente. Parece até cena de filme natalino né? , mas em realidade o frio já vem tocando a porta.

Gostar ou não do inverno é algo muito relativo. Eu sempre fui apaixonada por essa época do ano…até conhecê-la de verdade.


Partindo do principio de que eu nasci e cresci em uma cidade  onde os termômetros não baixam de 27ºC, curtir o friozinho de São Paulo foi o máximo que experimentei das estações frias. Até cair de paraquedas em Madri…

Como é o clima na espanha nessa época do ano ?

O inverno na Espanha tem inicio em dezembro e vai até março. E sim, é tempo suficiente para você cansar de sair na rua com quatro kilos de roupa. Ainda que para muitos brasileiros essa época do ano pareça algo sibérico, o inverno na Espanha não é tão rigoroso como em outros países. 

O país é conhecido por ter mais de três mil horas de sol ao longo do ano e isso consequentemente resulta em invernos mais amenos. Entretanto,  em agumas regiões o frio é sentido de forma diferente e pode ser um verdadeiro pesadelo para quem não esta acostumado. 

Um exemplo são as cidades de Valência e Palência. Enquanto na primeira a temperatura média durante o inverno gira entre 4ºC e 15Cº graus, em Palência os termômetros quase nunca passam dos 12ºC.

Porém, é mais fácil sentir “frio” em Valência do que em Palência, já que esta última tem um clima mais “seco”. Ou seja, você se abriga bem e não tem a sensação de estar congelando.


As regiões que se encontram ao norte da Espanha  são consideradas as mais frias durante o inverno. Não é a toa que é muito fácil encontrar várias cidades cobertas por um manto branco de neve e temperaturas abaixo de zero.

Para quem não esta acostumado, o ideal é escolher por cidades com invernos amenos, localizadas ao sul do país.

Como sobreviver ao inverno espanhol ?

Não basta camisa de manga comprida, botas, casacos e luvinhas. Sobreviver ao inverno espanhol requer muito mais que isso.

Coragem para levantar da cama quentinha, fazer exercicio, não comer um monte de gostosuras e por aí vaí…Brincadeiras à parte, encarar o inverno na Espanha requer uma série de cuidados importantes:

• Use roupas adequadas. Mesmo quando estiver sol e a impressão de que vai sair um lindo dia. Se tem algo que muda bruscamente nesse mundo, pode anotar aí que o clima na Espanha. Então não confie no “tempo”.
• Evite sair durante as horas em que a temperatura esta muito baixa. Isso geralmente ocorre no inicio da manhã e durante a madrugada. E se for sair, não esqueça seu casaco.
• Essa época do ano pegar uma gripe é inevitável (ou quase). Cuide-se. Procure ter uma alimentação equilibrada e não exagere nas tapas ( eu sei, é dificil).
• Mantenha sua saúde mental em día. Parece bobagem, mas o inverno afeta psicologicamente a muitas pessoas.

O que fazer durante o inverno ?

Digo e repito: A Espanha é um país que te convida a estar na rua todo santo dia, principalmente, se você é recem-chegado ou está a turismo.

A oferta cultural não para durante o inverno, além disso, é também o momento de se divertir nas estações de esquí, aproveitar para fazer “senderismo” (caminhadas) nas montanhas, e claro comer churros com chocolate quente ou abrir um bom vinho.





Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

Saludos!!

 

 

 

 

Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!