Ir de Tapas | Um costume muito Espanhol

Se alguma vez você  ja esteve na Espanha, deve ter experimentado esse costume típico dos espanhóis, muito popular e super agradável. Afinal, quem não gosta de sair para comer e beber algo com amigos ou familiares?

Pois bem, na Espanha esse é um costume muito forte e evidente. Por onde você passa, TODOS os dias tem alguém indo de “tapear”. Mas, o que seria exatamente isso? 

O que são as Tapas Espanholas?

Tapas são pequenas porções de comidas ou aperitivos  que são servidos em bares e restaurantes espanhois. Desde coisas simples, como um pedaço de pão com jamón a tapas muito mais refinadas e elaboradas.

Geralmente, alguns bares oferecem  tapas gratuitas quando você consome alguma bebida ( suco, coca-cola, cerveja, vinho, etc) ou possuem um preço acessível.

Além de degustar desse manjar da culinária espanhola, você termina aprendendo sobre a cultura gastronômica do lugar. Pois,  em cada cidade oferece alem das tapas tradicionais, algo tipico da localidade. Uma maravilha!

É também muito comum Ir de Tapas, de bar em bar com os amigos, você prova um pouquinho alí e outro aqui  ate saciar sua vontade. Outros preferem escolher grandes porções e compartilhar todos um mesmo prato.  



tapas1
Foto Reprodução

 

Origem da Tapa

A palabra TAPA em castelhano, significa literalmente “tapadera” o “cubierta” e segundo conta a história,  lá por volta do sérculo XIII, por ordem do Rei Afonso X decretou que toda taça de vinho deveria ir acompanhada de um aperitivo, a partir daí a  prática de cubrir as taças de vinho com um pedaço de pão ou de jamón para proteger a bebida de insetos e evitar ficarem bêbados só ganhou força.

Com o passar do tempo isso se fez tão popular que muitos adaptaram ao seu vocabulário a palavra “Tapear”, e quebrou fronteiras, afinal essa tradição espanhola esta por todo o mundo. Um detalhe mega importante que poucos turistas sabem, por exemplo, que servir boas tapas e é algo tão sério nesse país que podem determinar o sucesso ou o fracasso de um bar/restaurante, já que gera muito dinheiro nesse setor.

Tapas
Pinchos – Foto reprodução

As tapas mais pedidas são: Patatas bravas ( batata frita em cubos acompanhadas de um molho picante e outro à base de alho. MARAVILHOSA )

Tortilla de patata (uma especie de torta feita com batata, cebola e ovo),Croquetas, Sardinhas, Jamón y Queijo, entre outras.

Muitos bares decidiram se especializar, inclusive os chefs de cozinha aprederam a misturar e elaborar tapas únicas e incrivelmente deliciosas. Todos os anos é divulgada uma lista com os melhores lugares para tapear na Espanha.

A grande verdade é que ir de Tapas se converteu em algo tão popular que você não pode vir na Espanha e não  viver esse costume bem espanhol. É muito mais do que comer, é conhecer a fundo essa identidade cultural.

Partiu tapear?? 🙂




Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

Saludos!!

Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!