Madri estabelece sistema de identificação para imigrantes ilegais

Morar no exterior não é uma tarefa fácil, principalmente, por temas burocráticos que exigem tempo, dinheiro e paciência. Milhares de estrangeiros fizeram da Espanha seu novo lar porem muitos deles não possuem autorização legal para residir no país.

Em vista disso, essa semana começam a ser distribuídos em Madri uma documentação pessoal dirigida a imigrantes irregulares para que eles tenham acesso a serviços municipais.

Denominada “tarjeta de vecindad” e elaborada exclusivamente pela prefeitura da capital espanhola, o documento tem previsão para ser emitido a partir do mês de julho. 

Com essa documentação, estrangeiros “sin papeles” (como são conhecidos os imigrantes ilegais) poderão ter acesso a cursos para formação laboral e abrir contas em bancos.

Como conseguir este documento?

A “tarjeta de vencidad” será feita e entregue somente na região de Madri e poderá ser adquirida através dos serviços sociais estabelecidos na cidade.

O primeiro trâmite a ser realizado será o “empadronamiento” (leis mais sobre elEmpadronamiento Espanhol  )na cidade e através de um informe em que conste ter sido atendido pelo serviço social nos últimos seis meses será o suficiente para obter o registro e solicitar o documento.

Foto Reprodução

 

A documentação para imigrantes ilegais não dará direito a trabalhar no país, porém propiciara acesso aos cursos de formações que oferecem subsidio.

A prefeitura de Madri ainda informou que pretende consultar o Ministério del Interior sobre a possibilidade de uma regularização que de direito a residir e trabalhar aos imigrantes que concluam de forma satisfatória os cursos promovidos pela agencia de emprego.

Além disso, quem possua essa identificação terá acesso as instalações e serviços da prefeitura, como por exemplo, utilizar as bibliotecas públicas e o centro esportivo da cidade.  

Vale lembrar que esse documento de identificação não substitui nenhum processo legal para residir e trabalhar na Espanha. O Objetivo principal é contabilizar o número de imigrantes que residem de forma irregular na região de Madri e dar acesso a serviços básicos municipais.

Não deixe de ler:

 5 Maneiras de morar legalmente na Espanha

 Como é viver ilegalmente na Espanha. Será que compensa?


Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

Saludos!!

Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!