O que comer em Valência ?

Fevereiro é o  mês que  completo quatro anos morando nessa cidade MARAVILHOSA, que desde o inicio me recebeu com os braços bem abertos.



Foi amor à primeira vista e hoje não consigo imaginar morar em  nenhum outro lugar que não seja a terra da Paella, das Fallas, da Horchata e de tantas outras coisas marcantes que hoje levo dentro do coração. No texto de hoje, saiba como engordei 10 kg!! kkkkk.

Gastronomia Valenciana

Não adianta comer paella em Madri, nem em Barcelona, nem em qualquer outro lugar que não seja Valência, terra que deu origem a um dos pratos espanhóis mais conhecidos mundo a fora.

A Paella de Valencia é prepara com o arroz cultivado na própria cidade, leva também ingredientes como: coello, frango, tomate, açafrão, alho, tomate, etc.

Paella – foto reprodução

E se você é aquele tipo de turista que adora conhecer novos sabores e experimentar a culinária local, pode ter certeza que Valência não vai deixar a desejar.Hoje em dia, a Paella tem para todos os gostos: vegetariana, com frutos do mar, só de frango, etc.

Apesar da paella valenciana ser um dos pratos gastronômicos mais conhecidos da região, a verdade é que o arroz se transforma no grande protagonista da culinária por aqui. Vejamos alguns exemplos:

Arroz a la Banda:

Esse prato nasceu em  pequenas localidades costeras da região e ficou popular entre os pescadores.Essa receita leva   um caldo de peixes e camarão preparado previamente que será acrescentado no cozimento do arroz  e deixa um gostinho todo especial.

 

Arroz a banda valenciano – Foto reprodução

Arroz al Horno:

Outro prato bem tipico valenciano é um arroz feito em panela de barro e levado ao forno acompanhado de batata, alho, grão de bico, tomate e carne de porco. É uma delicia!

Arroz al horno – Foto reprodução

 

Tem tambem o arroz negro, arroz com vinho tinto, etc..Porém, a gastronomia não fica apenas no arroz não. Você também precisa provar um típico “almuerzo” bem valenciano.



Almuerzo Valenciano

Para quem não sabe, o almuerzo é uma pequena “refeição”feita entre as 9h e 13h da tarde. Nornalmente, nesse horário as pessoas param para comer alguma coisa, já seja em bares ou cafeterias. 

E aqui em Valência é muito comum comer um bocadillo ( pão com alguma coisa dentro), que vai acompanhado de azeitonas, amendoins e bebida (vinho, refrigerante, cerveja, etc).

Almuerzo valenciano – Foto reprodução

 

Fideuá

Esse é um dos meus pratos favoritos!! Sua origem esta nas cidades costeiras, precisamente na localidade de Gandía (que por sinal é um lugar lindo) e se tornou muito popular na região valenciana.

A preparação é bem parecida com a Paella, mas ao invés de arroz, leva “fideos” ( um tipo de macarrão fino e pequeno) e vai acompanhado de peixe, lula, camarão, etc. Gente, com um pouquinho de limão por cima, esse prato é de chupar os dedos!!

Fideuá

 

Horchata e Fartóns

Além disso, durante o verão é muito comum tomar uma das bebidas tipicas da região valenciana, a Horchata. Ela é preparada com água, açúcar e chufas ( um tuberculo) e vai acompanhada de fartóns ( uma especie de pão doce).

Horchata – Foto reprodução

 

Hervido 

Rei do inverno nas casas da região valenciana, o “hervido” é muito bem vindo durante os dias frios e muito saudável e simples de preparar.

Consiste em cozinhar batatas, cenoura e outras verdurinhas e temperar com sal e azeite de oliva extra-virgem.

Hervido valenciano – foto reprodução

 

Buñuelos de calabaza e de vento

Quando chega  o mês de março, as barraquinhas que preparam esse tipico doce dão as caras nas ruas e esquinas da cidade. Com a chegada da primavera e da festa mais popular de Valencia (as Fallas), a preparação de buñuelos aumenta.

Na receita de ambas vai farinha de trigo, fermento, açucar e abóbora ( para os de calabaça), que termina em uma massa e é frita em azeite de oliva bem quente. Se você curte doce, uma das dicas é acompanhar os buñuelos com uma boa taça de chocolate quente.

Esses são os pratos mais tipicos de Valencia, mas existem outras delicinhas a descubrir e provar. Aqui não faltará as “tapas espanholas”,  frutos do mar, peixes e muitas outras variedades.


Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

Saludos!!

Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!