O que é preciso para trabalhar na Espanha?

Semanalmente recebo uma centena de e-mails relacionado com esse assunto: como consigo trabalhar na Espanha? É difícil conseguir um trabalho? Em que cidades posso ter mais oportunidades? Essa e muitas outras dúvidas, no post de hoje!

Antes de tudo preciso esclarecer para vocês alguns aspectos importantes relacionados ao mercado de trabalho na Espanha.

Primeiramente, para um estrangeiro trabalhar por terras espanholas, ele precisa ter uma autorização para residir no país. Topamos com o primeiro obstáculo.

Como posso ter uma permissão para morar e trabalhar na Espanha? Vejamos as três principais opções utilizadas pelos brasileiros.

Visto de estudante: Ele permite morar e trabalhar na Espanha durante um tempo. A jornada laboral permitida é de 20 horas semanais.

* Visto de trabalho: Uma empresa pode te contratar para trabalhar na Espanha e proporcionar o visto de residência para você e familiares.

* Visto de autônomo: Esperar por uma proposta de trabalho de fora pode demorar bastante, então muita gente aproveita para investir no país e/ou trabalhar por conta própria.

Antes  mesmo de pensar em partir para a  Espanha, você deverá fazer uma pesquisa profunda do território espanhol, de como homologar sua profissão no país (se for o caso), em que lugares existem mais oportunidades na sua área, o salário base, o custo de vida e por aí vai.

Pesquisa feita e cidades escolhidas, você deverá começar a se preparar parar o mercado de trabalho espanhol e isso significa ter no mínimo conhecimento na língua castelhana.

Cadastre seu curriculum nos principais sites de emprego do país e se inscreva continuamente nas ofertas de trabalho. Conseguir um trabalho na Espanha estando ainda no Brasil é algo muito difícil, mas que pode acontecer. No entanto, as chances se multiplicam quando você já está no país.

Como ingressar no mercado de trabalho na Espanha?

Feito todo o processo de legalização e documentação na Espanha, o próximo passo é se cadastrar no departamento de emprego na cidade escolhida. Ali você receberá informações de cursos, palestras, como deixar seu CV na base de dados e por aí vai.

Uma das formas mais eficientes de entrar no mercado de trabalho espanhol é se cadastrando nas vagas ofertadas, conhecendo o maior número de pessoas possíveis (sim, um contato sempre pode te abrir portas) e realizando cursos que te possibilitem um estágio.

Eu, por exemplo, realizei um curso oferecido gratuitamente pelo departamento de emprego de Valência (SERVEF). Foram mais de 500 horas de estudos, totalizando 6 meses e com direito a um estágio.

Com meus companheiros de curso – 2018

 

Quando se paga na Espanha?

O salário mínimo na Espanha para este ano foi fixado em 735,00€, mas ele pode ser para mais ou para menos, dependendo da sua jornada laboral. Por exemplo, se você trabalha apenas 20 horas semanais, seu ganho poderá ser de um salário mínimo ou inferior.

Já toquei nesse assunto aqui antes, se você quiser mais detalhes acesse: Salários na Espanha | Quanto se ganha ?

Resumo da opera: O que é preciso para trabalhar na Espanha?

*  Ter um visto que te permita residir e trabalhar no país.

* Realizar trâmites burocráticos básicos ao chegar na Espanha, sendo eles: empadronamiento, NIE (documento de identificação), se cadastrar no “INSS” do país e tambem no departamento de emprego da sua cidade.

* Ter conhecimento da língua espanhola (como mínimo).

* Se cadastrar nas ofertas de trabalho nos portais de emprego do país.

* Realizar cursos que permitam conhecer o funcionamento do mercado laboral espanhol.

Conseguir entrar no mercado de trabalho na Espanha não é tarefa fácil, principalmente, para nós estrangeiros. A demanda de pessoas disponíveis ainda é maior do que a oferta de empregos, por isso, é muito importante não desistir no primeiro “não”.

Apesar da “prioridade” ser para os espanhóis, saiba que a oportunidade de conseguir um trabalho é para todos e se você é competente no que faz, uma hora você conquistará sua vaga.

Eu e uma amiga (venezuelana) trabalhando na Espanha.

 

Não deixe de ler:

Como trabalhar legalmente na Espanha ?

Por que aprender espanhol ? Conheça 7 dicas para dominar o idioma!

Boa sorte, navegantes!! 😉


Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

Saludos!!

Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!