O que você precisa saber antes de mudar para a Espanha

Hoje quero compartilhar com vocês meu ponto de vista sobre o que eu acho importante na hora de imigrar. Como é notável, cada vez mais brasileiros estão saindo do país em busca de oportunidades em outros territórios, e a Espanha está entre os principais destinos escolhidos.



Tenho amigos em diversas partes do mundo e através da experiência de cada um deles e incluso da minha, reuni esses pequenos conselhos importantes que farão total diferença para quem está pensando em recomeçar a vida em outro lugar.

A vida no Brasil, fica no Brasil…

Mudar para outro país é algo desafiador, mas que todo mundo só se dá conta (ou caí a ficha), depois de alguns dias morando no seu novo lar. É normal que o inicio seja bastante agradavel e inspirador, você chega com todo gás e energia para enfrentar essa nova experiência.

Leia mais: Minha adaptação na Espanha

Para aqueles que ainda estão indecisos em fazer as malas ou não, tenha em conta que você precisará renunciar os momentos em familia, aquela tarde descontraida com amigos, seu trabalho, sua vida no Brasil…

Então, comece pesando na balança se você suportará tudo isso. Não  esqueça de que recomeçar a vida no exterior exige sacrificio e muita determinação.

Outro ponto importante, é deixar os péssimos hábitos brasileiros para trás. Sabe essas coisinhas que você mesmo reclama no dia a dia ? Tipo o vizinho que coloca música alta, jogar lixo no chão, não ser pontual, entre outras coisas. Então, preste bastante ateção nos seus atos, afinal, você esta “fugindo” desse tipo de atitude, certo?

Aqui na Espanha, digamos que a “politica da boa vizinhança” funciona. Ou seja, aqui vale a regra do ” Eu não te incomodo e você também não me incomoda”. Isso significa, que você deverá respeitar as leis, regras pessoas do lugar onde vive para evitar desentendimentos. 

A rapadura é doce, mas não é mole…

Seja realista. Pé no chão, amiguinho. Sair do Brasil é uma decisão muito impotante e você precisa estar seguro de que é exatamente isso que você quer. Viver na Espanha, aos menos para mim tem sido uma experiência maravilhosa, mas nada fácil. 

Amigas que fiz na Espanha

Por isso, estude o máximo  sobre a cidade que pretende ir, a economia desse lugar, a questão do trabalho, formas de se legalizar, o custo de vida,o quanto você precisa levar de dinheiro,o clima, enfim, reuna toda informação possivel.

Canso de ler depoimentos tristes e frustrantes de brasileiros que chegam aqui achando uma coisa e encontram uma realidade diferente. É muito importante você ter uma autorização para residir na Espanha e nunca ficar sem uma reserva econômica para os imprevistos que podem aparecer.



Seja você mesmo, mas não seja sempre o mesmo…

Antes de embarcar, encha suas malas de bons valores. É isso que vai te diferenciar, inclusive, de muitos brasileiros aqui na Espanha. Seja educado, honesto, positivo, deixe bons exemplos. Jamais perda sua identidade e aceite que com o passar do tempo você mudará. Sua forma de pensar e ver as coisas nunca mais voltará ser a mesma.

Entenda a mudança como algo bom. Viver em outro país te da a oportunidade de ver tudo com uma perspectiva diferente.

Isso te fará amadurecer muito. Aprenderás um novo idioma, uma nova cultura, novas formas de se relacionar, a respeitar os dias dificeis e a valorizar pequenas coisas. O importante é nunca perder a sua identidade e a humildade. Tenha paciência e jamais esqueça, cada passo conta! 


Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

Saludos!!

Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!