Os melhores sites para buscar trabalho na Espanha

Dos temas mais abordados aqui no blog, trabalhar na Espanha sempre lidera o ranking de visitas e não é para menos né pessoal? Trocar de país é uma baita responsabilidade e a maioria dos brasileiros precisam de um emprego para se manterem do lado de cá.

Em vista disso, nesse texto reuni os melhores sites para buscar emprego na Espanha. Contudo, antes de começar a “panfletar” seu curriculum por eles, é importante saber que para trabalhar legalmente na Espanha você precisa:

  • Ter um visto de residência e trabalho válido na Espanha.
  • Estar com a documentação em dia, sendo as principais: Nie ou DNI e inscrição na seguridade social.
  • Ter conhecimento intermediário do espanhol (como mínimo).
  • Adaptar o curriculum as normas utilizadas na Espanha.

A forma mais comum de encontrar um trabalho na Espanha é através da internet. Atualmente contamos com inúmeros sites e até mesmo aplicativos que nos facilitam conhecer as vagas de emprego em diferentes regiões do país, se candidatar e acompanhar o processo de forma online.

Os 5 melhore sites para buscar trabalho na Espanha

  1. Infojobs

A plataforma de emprego Infojobs é a mais utilizada na Espanha e nos permite visualizar as vagas disponíveis a nível nacional e internacional, além de conhecer as ofertas especificas relacionadas com nosso perfil profissional.

Por exemplo, ao terminar de cadastrar seu curriculum, você pode buscar na lupa vagas destinadas para nativos da língua portuguesa.

2. Empléate

O portal de empregos promovido pelo Governo da Espanha também é uma das melhores ferramentas para encontrar trabalho no país e também na União Europeia, já que nos possibilita conhecer e nos candidatar as ofertas a nível do bloco europeu.

Nele também recebemos uma pincelada das vagas mais solicitadas, realizar testes que relacionam seu perfil profissional com as oportunidades oferecidas e conhecer mais sobre o mercado de trabalho especifico.

Para cadastrar seu curriculum é necessário preencher um formulário e indicar seu número de NIE ou DNI, como podem observar na imagem abaixo.

3. Linkedln

Essa web é bastante utilizada para aqueles profissionais com uma formação mais específica já que as vagas oferecidas geralmente possuem uma exigência alta.

 

4. Infoempleo

Assim como o Infojobs, esse portal para a busca de emprego é muito conhecido na Espanha e funciona de forma simples, aonde é necessário apenas realizar seu cadastro e se candidatar as ofertas que te interessam. Ele também nos permite visualizar as oportunidades de trabalho em diferentes regiões da Espanha

 

5. Milanuncios

Como o próprio nome já nos dá uma ideia, o portal “Mil Anúncios” é na verdade um aglomerado de anúncios que vão desde jardinagem, passam por aluguel e venda de casas e claro, empregos.

No entanto, preciso te dizer que nesse site o mais comum é encontrar trabalhos temporários e menos exigentes enquanto ao perfil profissional.

É muito comum ter anúncios de restaurantes, cafeterias, pequenos comércios e também para o cuidado de idosos e crianças.

 

Outros meios de encontrar trabalho na Espanha

Conseguir um emprego na Espanha estando ainda no Brasil é praticamente impossível, mas pode acontecer. Meu marido, por exemplo, através de um dos sites citados acima conseguiu realizar seu processo seletivo quando ainda vivia em São Paulo e passou por duas entrevistas via Skype até  conseguir ser contratado. E pasmem, isso foi em novembro de 2013, quando a Espanha seguia numa baita crise.

Não é o mais comum e preciso dizer que ele tem um perfil profissional especifico para uma das áreas que mais portas abrem no país. A experiência foi válida e tentar nunca será demais!

Além dos sites de emprego espanhóis, existem outras maneiras de encontrar trabalho, principalmente para quem já está no país. A minha primeira oportunidade, por exemplo, surgiu depois de realizar um curso de mais de 560 horas através da Oficina de empregos da minha cidade.

Ao final tive duas semanas de estágio não remunerado em uma loja de roupa bastante conhecida por aqui e no terceiro dia me ofereceram a oportunidade de ser contratada, mesmo não tendo experiência na área.

Participe de formações para o mercado de trabalho na sua cidade.

 

Então, minhas dicas para conseguir um trabalho na Espanha são as seguintes:

  • Prepare-se para o mercado de trabalho espanhol. E isso significa que você precisa preparar bem sua base, que será o idioma. Sem saber se comunicar a probabilidade é quase nula. Foque no espanhol! Com dedicação você pode dominar o idioma em pouco tempo.
  • Fique legalmente no país. Ter a documentação em dia será imprescindível para conseguir um trabalho no país. Além do mais, você poderá participar de projetos de formações, como o que eu realizei, e assim ter mais possibilidades.
  • Busque continuamente por ofertas de trabalho. Tem gente que passa meses sem atualizar o curriculum online ou optar em concorrer a uma oportunidade.
  • Realize o maior número possível de entrevistas. É um treino que te prepara para saber como os recrutadores espanhóis funcionam. Eu mesmo passei por inúmeras entrevistas e mesmo recebendo um não (e algumas vezes sim) não deixei de ir em nenhuma e fui ganhando confiança ao realiza-la em outro idioma.
  • Adapte seu curriculum as normativas utilizadas na Espanha. Se você deseja concorrer a vagas em outros países da UE, tenha sempre em “mãos” uma versão em inglês.
  • Não deixe de ler nossa seção “Trabalhar na Espanha”, aonde sempre público ofertas, cursos profissionais e tudo que esteja relacionado a este assunto.

No mais é ter sorte e persistência! 😉


Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

Saludos!!

 

Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *