Povoado na Espanha oferece casa e trabalho para familias com filhos se mudarem para lá

 

Provavelmente você já deve ter lido algo assim ou similiar nos últimos meses, não é mesmo ? Muitas cidades Europa à fora estão correndo o risco de desaparecerem do mapa, basicamente, por falta de moradores que partiram em busca de melhores oportunidades nas grandes cidades.

O mesmo acontece em alguns municipios da Espanha, como é o caso de um pequeno “pueblo” localizado na Provincia de Castellón (Comunidad Valenciana).

A falta de crianças e de moradores jovens nesse pequeno povoado, fez a prefeitura tomar uma decisão bastante inusual: oferecer casa e trabalho para familias interessadas em “repovoar” a pequena cidade de Portell, que conta atualmente com apenas 200 habitantes.

O objetivo principal desse iniciativa é evitar que a escola seja fechada por falta de alunos, por isso, pedem que familias que tenham filhos em idade escolar, pensem na possibilidade de viver em um lugar tranquilo.

Em troca, a prefeitura disponibiliza inicialmente  três casas com um aluguel simbólico de (50€) e emprego na área textil ( de forma temporal).

Anoticia se espalhou como pólvora e rapidamente familias de várias partes da Espanha entraram em contato com a prefeitura de Portell, que agendou visita e entrevistas para analisar o perfil de cada uma delas. 

Enquanto muitos povoados progressam no risco de desaparecerem, projetos para atrair familias e jovens para esses locais quase “fantasmas”, estão sendo colocados em prática. 

E você, largaria trocaria o Brasil por uma vida tranquila no interior da Espanha? Será que vale a pena? Bom, isso depende de muitos fatores. Para que entendas melhor, te contarei minha experiência.

Como é morar em um pequeno povoado na Espanha ?

Em 2017 eu e minha familia tivemos a oportunidade de morar em um pequeno povoado (aproximadamente 900 habitantes) e descobrir como era a vida no interior da Espanha.

Apesar de ser um povoado tão pequeno, notei que tinha serviços básicos, como: escola, centro de saúde, praças, clube esportivo, correios, estação de trem, piscina e farmácia.

Entre as quatro ou cinco ruas que compõe Magaz (povoado que vivi)também observei que era  um lugar limpo, organizado,muito tranquilo e a maioria dos seus moradores idosos.

A vantagem de morar no campo começa pelo ponto principal de qualquer familia: O bolso. O orçamento fora das grandes capitais é inquestionavelmente  mais acessivel.Nesse texto, compartilho com vocês minha experiência completa: Vida no interior da Espanha

Fonte: Empleo y casa por 50€ al mes, el gancho de Portell que ha atraido 20 familias


Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

Saludos!!

Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!