Quais as vantagens de obter a nacionalidade espanhola?

A Espanha sempre foi um país muito querido pelos brasileiros, já seja pelos vínculos familiares existentes, pela história, pelo futebol ou pelas oportunidades de residência em território europeu.

Talvez uma das maiores vantagens de residir na Espanha sendo brasileiro é a possibilidade de adquirir a nacionalidade espanhola em menor prazo quando comparada a outros países. O que muita gente não sabe é que ao se tornar cidadão espanhol, consequentemente se adquirir diversas vantagens que estão atreladas a ela. Vejamos algumas:

1. Ter o 3º passaporte mais poderoso do mundo.

Os espanhóis podem viajar com total liberdade para 160 países sem a necessidade de solicitar visto ou documentos adicionais.

2. Residir e trabalhar em 27 países da União Europeia

Outro ponto a favor está na hora de escolher residir e trabalhar em outros países da União Europeia. Com a nacionalidade espanhola isso é possível, sem a necessidade de adquirir previamente um visto ou autorização de trabalho.

3. Estudar em outros países da União Europeia

Realizar uma pós-graduação, mestrado ou outros cursos fora da Espanha é vantagem para quem possui a cidadania espanhola, principalmente, porque as taxas pagas serão menores por ser cidadão da União Europeia.

4. Realizar concurso público na Espanha

Ser funcionário público na Espanha só está permitido para aqueles que possuam a nacionalidade do país. O mesmo acontece para quem deseja fazer parte do corpo de segurança da Espanha, como ser policial, guarda civil ou entrar para o exercito espanhol.

5. Trabalhar em Instituições da União Europeia

Muita gente não sabe, mas é possível aceder a um cargo em Instituições que dirigem o bloco Europeu. Anualmente surgem convocatórias para trabalhar em diversos países, principalmente, na Bélgica e isso só é possível para aqueles que possuam a cidadania europeia.

Isso significa que existe a possibilidade de ocupar cargos em Universidades, Centros e Órgãos internacionais, como a UNESCO.

6. Ter o apoio de Consulado e Embaixadas no exterior

Imagina ter um imprevisto no exterior e não saber a quem recorrer, complicando né? No caso de ser cidadão espanhol, você poderá contar com o apoio e ajuda de consulados e embaixadas mundo a fora, já seja por viagem ou por residir fora do país.

7. Passar a nacionalidade para os filhos

Você passará a nacionalidade espanhola de forma automática para seus filhos (sempre e quando se cumpra com os requisitos) ou facilitará o processo para que obtenham o mesmo direito.

8. Favorecer outros familiares 

Ser espanhol não traz vantagens apenas aos descendentes, mas também a outros familiares que não possuam a cidadania e desejem residir na Espanha, que poderá ser feito via reagrupação familiar.

9. Direito a assistência sanitária publica

Ao ter a nacionalidade espanhola você também terá direito a assistência publica de saúde no país.

10. Votar

Os espanhóis possuem o direito de voto, tanto las eleições gerais quanto nas autonômicas. Papel bastante importante sobre as decisões tomadas para melhorar as politicias públicas implementadas no país.

Essas talvez sejam as principais vantagens de se tornar espanhol, além disso, ao residir na Espanha você também poderá contar com ajudas sociais e outros recursos que favorecem de forma positiva se comparado com aqueles que não possuem a dupla nacionalidade.


Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

Saludos!!

 

Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!