Sabia que você pode adotar um avô ou avó na Espanha?| Projeto visa combater a solidão em asilos

Quando cheguei na Espanha fiquei impressionada ao ver tantas pessoas  idosas bem diferentes do que eu estava acostumada a observar no Brasil. 

Vi idosos caminhando, correndo, andando de bicicleta, disfrutando de um dia de sol, passando a tarde em um parque com os netos e fazendo tantas outras coisas que isso realmente me chamou atenção.Talvez por manterem uma vida ativa aos  70 ,80 ,90  ou mais anos “nas costas”.

A Espanha é o país da Europa que mais recebe aposentados europeus em busca de qualidade de vida e tranquilidade, mas existe também outro lado que evidência situações de abandono e solidão que nem sempre são revelados.

Por aqui existem inúmeras residências para pessoas idosas, e muitos dos seus moradores chegam ali por não desejarem viver com seus familiares, por terem sidos deixados pelos filhos ou por estarem sozinhos no mundo. 



Já pensou em adotar um avô ou avó?

Pensando em combater a solidão de muitos “abuelitos” e “abuelitas”, desde 2013 surgio a iniciativa “Adopta un abuelo”, uma organização sem ânimo de lucros que viabiliza unir jovens com idosos residentes em asilos espanhois.

Desde que o projeto tomou vida, ele foi monitorado e evidenciou  resultados incrivelmente positivos: menos depressão, menos ansiedade e mais alegria da vida daqueles que foram esquecidos ou ficaram sozinhos no mundo.

E, o mais legal de tudo, é que o beneficio não é apenas para o idoso adotado. Cerca de 98 % dos voluntários participantes continuam no programa comprovando que os dois lados ganham muito mais que companhia, amizade e amor. Estabelecem laços mais fortes e demonstram que a solidariedade é benefica para quem recebe e também para que dar.

abuela.jpg
Jovens participantes do projeto – Foto Reprodução

Como funciona?

Para participar do programa é preciso realizar um cadastro no site https://adoptaunabuelo.org/ selecionar a cidade e dias de visita a uma residência de idosos.

Além disso, o projeto passa todas as informações necessárias e o ultimo passo é conhecer e aproveitar os momentos juntos do seu novo avô ou avó. Legal, né?

Um mundo melhor é possivel e iniciativas como essa surgem para demonstrar que nem tudo esta perdido. <3


Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

Saludos!!




Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!