Saiba como obter um Certificado de Proficiência da Lingua Espanhola

A lingua espanhola é o idioma oficial em mais de vinte países e falado por mais de quatrocentos milhões de pessoas. Incrivel, não é mesmo?

Aprender um novo idioma nem sempre é fácil e o espanhol, apesar de ser muito similar ao português, exige dedicação no seu processo de aprendizado.

Além disso, uma das maneiras de comprovar o seu conhecimento é passando por um teste de proficiência, que irá determinar em que nível de compreensão do idioma você se encontra.

Como é feita essa avaliação?

A maneira de comprovar o nível de conhecimento é normalmente feita através de exercicios escritos, compreensão auditiva e também avaliando o desenvolvimento da parte oral.

O exame de proficiência está dividido em níveis que vão do A1 (o mais básico) ao C2 (o mais avançado. As provas oficiais são divididas em quatro partes e cronometradas, por isso, é importante uma preparção prévia para o exame, ainda que não seja obrigatório.

Certificados Oficiais:

» DELE – Instituto Cervantes

Muitos centros oferecem certificados de proficiência na lingua espanhola, porém nem todos são válidos no exterior e isso poderá comprometer em assuntos importantes, como por exemplo: ingressar em uma graduação ou formação escolar, participar em projetos internacionais, solicitar a nacionalidade espanhola, etc.

O renomado Instituto Cervantes oferece de forma oficial o diploma de espanhol através do seu teste de proficiência conhecido como: DELE. Esse certificado é reconhecido internacionalmente e, sem dúvida, é um diferencial de peso para os que aprovam.

Para conseguir realizar o teste do Instituto Cervantes é preciso, previamente, fazer uma inscrição e o pagamento correspondente. Que pode ser feito acessando, www.institutocervantes.com

O Instituto Cervantes tem um prestigio mundial e conta com mais de mil centros oficiais que realizam essa prova, e detalhe, em mais de 100 países.

Para saber o local mais próximo de você, acesse: Locais de Exame do Instituto Cervantes no Brasil

» Siele – Serviço Internacional de Avaliação da Lingua Espanhola

Assim como a prova DELE, o SIELE consiste em avaliar o nível de conhecimento da lingua espanhola de estudantes e profissionais. A certificação vai do A1 (mais básico) ao C1.

Nasceu da parceria entre o Instituto Cervantes, a Universidade de Salamanca, a Universidade Autônoma do México e a Universidade de Buenos Aires. Similar ao DELE, o teste de proficiência realizado consiste em uma avaliação através de quatro provas, sendo elas:  compreensão de texto, auditiva, expressão escrita e interação oral.

O diploma é reconhecido internacionalmente e válido por dois anos. Além disso, o teste poderá ser feito em totalidade ou apenas nos módulos que você escolher. Para conhecer mais sobre essa certificação e os locais de exame, acesse: www.siele.org


Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

Saludos!!

 

Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!