Saiba como solicitar a Nacionalidade Espanhola pela Internet

Desde 2015 o processo para adquirir a nacionalidade espanhola sofreu algumas alterações, sendo uma delas, a possibilidade de realizar todo o trâmite via internet, através da plataforma criada pelo Ministério de Justiça da Espanha.

O que Necessito para solicitar a nacionalidade espanhola?

Vejamos, como ja escrito em outro texto, existem várias maneiras de adquirir a nacionalidade espanhola. Entretanto, para iniciar o processo é preciso primeiramente cumprir com o tempo de residência exigido na Espanha e apresentar a documentação solicitada.

Independente do perfil que você se enquadre para ter direito a nacionalidade espanhola, a solicitação poderá ser feita e acompanhada diretamente pela internet. Esse procedimento se chama “via telemática” e requer bastante atenção da sua parte para evitar erros e problemas futuros.

Primeiros passos 

• Reuna a documentação exigida. Lembrando que ela deverá ser original, legalizada e traduzida por um tradutor juramentado.

De forma prévia, você deverá entrar no site do Ministerio da Justiça espanhola, fazer o dowload do formulário 790 e o pagamento da taxa exigida. O pagamento também pode ser feito de forma online na plataforma de solicitação da nacionalidade.

Taxa nacionalidade espanhola – 101€

 

• Com a documentação em mãos, você precisará obter um “certificado digital” para poder iniciar a petição da nacionalidade espanhola.

Esse certificado se chama “Clave de Aceso” e deve ser solicitado na pagina oficial do Ministerio da Justiça ou diretamente na Agencia Tributária na Espanha. Somente com essa “chave” você terá acesso ao procedimento, pois faz parte do sistema de segurança do site.

• Na plataforma, será pedido a chave de acesso do seu “certificado digital”. Sem isso, o sistema não permitirá que você prossiga com a solicitação.

Plataforma “Clave” para ter acesso ao site.

 

• Escaneie cada documento, frente e verso, de forma única e salve cada arquivo em formato PDF e posteriormente suba na plataforma.

• Feito isso, o próximo passo é entrar na página oficial do Ministerio da Justiça → Nacionalidade Espanhola por Residência 

• Com o acesso liberado, você deverá preencher TODAS as informações necessárias ( dados pessoais) e subir de forma correta a documentação escaneada em PDF.

•  Tudo isso feito, veja se está tudo correto e confirme sua solicitação. A partir desse momento, o seu pedido começará a ser analisado.

Quanto tempo para uma resposta? 

Pois bem, como vocês observaram o procedimento é bem fácil e pode ser feito sem sair de casa. O Ministério da Justiça também disponibiliza uma plataforma para você acompanhar de perto seu pedido de cidadania espanhola. Basta acessar https://sede.mjusticia.gob.es/eConsultas/inicioNacionalidad

Não existe um tempo exato para uma resposta final. Normalmente os expedientes demoram entre 1 e três anos quando solicitado pela internet. É ter paciência e acompanhar o trâmite a todo momento para saber se é necessário realizar alguma modificação.




Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

Saludos!!

Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!