Sou graduado no Brasil, meu diploma vale na Espanha?

Se você estudou o Ensino Superior no Brasil e pretende morar na Espanha, certamente já deve ter se questionado se a sua graduação é aceita no país. No post de hoje saiba se é possível exercer sua profissão em território Espanhol.

Primeiramente, tenha em conta que é um processo bem burocráticoentão um punhado de paciência será indispensável.

Além disso, é preciso conferir se a sua tituação universitária permite ser homologada, por isso,é super importante consultar a lista de títulos universitários espanhóis  já que algumas profissões que existem no Brasil não existem na Espanha ou não  é permitida a homologação. Veja Aqui

Assim como em qualquer país, antes de qualquer trâmite você precisará analisar a lista de requisitos para assegurar de  que se enquadra nas exigências impostas pelo Estado Espanhol.

Por isso, leia atentamente às informações se você pretende Homologar/Convalidar titulações SUPERIORES obtidas no Brasil.



Requisitos

Todos os documentos apresentados nessa solicitação devem ser oficiais e estarem devidamente homologados e traduzidos.

Veja como apostilar seus documentos para esse trâmite 

Além disso é preciso realizar  o pagamento da taxa de analise para poderem avaliar sua petição.

•Ficha de Solicitação para Homologação de Estudos Superior. Clique AQUI

• Ficha de pagamento no valor  correspondente de 160 €. Clique AQUI

• Cópia compulsada do Documento de Identificação em que conste sua Nacionalidade (Passaporte e RG).

Cópia autenticada da grade curricular onde deverá constar: A carga horaria total em anos acadêmicos do curso, o plano de estudo com as disciplinas cursadas e a carga horaria de cada uma delas e também a  carga horaria do ano letivo. 

• Cópia autenticada do diploma.

• Traduzir para o Español por um tradutor juramentado.

Como proceder?

Após reunir a documentação homologada e traduzida é hora de iniciar o processo em qualquer Registro Público da Administração General do Estado Espanhol, Comunidades Autónomas (Ministerio de Educación, por exemplo) se você já estiver na Espanha. Se você segue no Brasil, o processo é feito no Consulado Espanhol.

Quanto tempo demora?

É preciso ter paciência, não existem um tempo estimado de resposta, mas geralmente em torno de 7 a 9 meses é o normalmente o periodo para um primeiro contato, onde será informado se o seu titulo foi denegado, homologado ou direcionado para a Homologação Concedida. 

Nesse último caso, você será notificado sobre que complementos formativos seu curriculo universitário precisa, isso te permitirá se matricular em qualquer universidade pública espanhola para poder cumprir com a exigência solicitada.

Feito isso, estudos completados e aprovados, outra vez você reabre o processo de homologação e espera o resultado.Ter um bom nível de Espanhol ajudará bastante no processo.

Se você não possui o ensino superior, veja como Homologar seu ensino fundamental e médio na Espanha

Fonte: Ministerio de Educación EspañolConsulado Espanhol no Brasil


Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

 

Saludos!!

 

 

 

Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!