Trabalhar com idosos na Espanha

A Espanha é um país que já conta com mais de oito milhões de pessoas maiores de 65 anos e caminha para se tornar a nação mais longeva do mundo.

Atender essa nova demanda tem sido um dos pontos fortes em relação ao mercado de trabalho, já que a procura por profissionais qualificados nesta área vem crescendo dia após dia.

Na Espanha é muito comum que pessoas idosas vivam em residências (asilos) ou sozinhas e passem a necessitar acompanhamento para suas atividades diárias. 

Em vista disso, alguns cursos voltados para prestar esse atendimento  ganharam espaço entre os cuidadores e boa parte deles são solicitados nas ofertas de trabalho de empresas especializadas ou mesmo por familiares que optam sempre por quem tenha um minimo de conhecimento e experiência.

Um ponto importante a deixar claro é que para trabalhar no cuidado particular de pessoas idosas na Espanha não é necessariamente preciso ser um profissional qualificado e nem apresentar certificados ou diplomas de cursos.

Mas vamos e convenhamos, ter uma formação, ainda que seja pequena, te abrirá  portas e melhores salários.

Cursos para cuidado de pessoas idosas na Espanha

Deixando de lado os cursos universitários, vamos focar em formações mais rápidas e acessíveis para quem deseja encontrar um trabalho imediato, são eles:

  • Primeiros auxiliosEsse curso você pode encontrar com facilidade em praticamente todas as cidades da Espanha (ou fazê-lo a distância).Muita gente recorre a Cruz Roja (Instituição voluntaria), ali você encontra não somente esse curso, mas outros voltados para essa área de atuação.Nesse curso você aprenderá técnicas básicas para atuar em casos de emergência, como por exemplo, realizar uma manobra cardiopulmonar, pequenos curativos, etc.
Kit básico de curativos – Foto pixbay

 

  • Atenção sócio sanitária a pessoas idosas: Esse curso dura em média quatro meses e é ofertado na modalidade de certificado de profissionalidade, oferecido pelo centro de emprego das cidades espanholas.
  • Auxiliar de enfermagem: Esta formação pode ser encontrada tanto em centros públicos quando particulares, e dura cerca de dois anos. 

    Para ter acesso  a ele é preciso homologar previamente seu diploma de ensino médio realizado no Brasil. Com este curso, você terá mais chance de conseguir um emprego em clinicas, residências e hospitais.

Cuidado de pessoas idosos – foto pixbay

 

  • Cuidado básico de pessoas idosas: Já neste curso, a formação consiste em analisar aspectos básicos sobre a velhice, os cuidados básicos diários que precisa ter e habilidades de comunicação. Você pode encontrá-lo de forma presencial ou online.
  • Auxiliar de Geriatria: Considerada uma formação complementária para auxiliares de enfermagem, esse curso proporciona conhecimentos sobre psicologia, medicina e psicolopatologia. Ideal para quem deseja trabalhar em residências de idosos ou clinicas especializadas para sua atenção.

 

Além desses cursos, existem outros que viabilizam mais conhecimentos na área, como por exemplo: Nutrição na terceira idade, especialização em cuidados de idosos com alzheimer, etc.


Como conseguir um trabalho de cuidador (a) ?

Esse é um dos empregos mais fáceis para quem é estrangeiro e recem-chegado na Espanha. Em muitos sites você encontrará anuncios de pessoas solicitando cuidadores, geralmente, que já tenham experiência.

Outra maneira de conseguir trabalhar nessa área e em empresas especializadas, é primeiramente realizar os cursos citados acima.

A jornada de trabalho é bem relativa. Você pode encontrá ofertas para acompanhar idosos apenas por algumas horas ou em tempo completo (aqui chamada de internas). A remuneração   média é de 700€ mensais. 

O que faz um cuidador (a) ?

Um cuidador pode realizar diferentes atividades, dentre elas o mais comum está relacionado com as atividades higiências e diárias do idoso.

Como por exemplo: dar banho, levar para passear, fazer companhia, dar a medicação na hora correta, acompanhá-lo em outras atividades, etc.

Sites para buscar trabalho como cuidador (a)

 

Se você gostou deste texto não deixe de ler: O que é preciso para trabalhar na Espanha?


Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

Saludos!!

Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!

2 Replies to “Trabalhar com idosos na Espanha

  1. Sou brasileira 59 anos sou tec enfermagem e assistente social,desejo morar na espanha e trabalhar como cuidadora de idosos.

  2. Muitoobrigada pelo esclarecimento, minha filha vai fazer o curso de auxiliar de enfermagem aqui no Brasil, pois pretende trabalhar e morar na Espanha, já temos familiares por lá, um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *