Trem de la Fresa: Uma viagem de época entre Madri e Aranjuez

 

Madri, capital da Espanha, é uma das cidades preferidas pelos brasileiros que desembarcam a turismo no país.

A maioria chega com o itinerário completo, sem deixar escapar os principais monumentos, museus e “paradas obrigatórias” do coração financeiro da Espanha.

E quase sempre não dá tempo de conhecer tudo. Ou falta tempo ou falta dinheiro. As vezes falta os dois. Mas, hoje quero te apresentar um passeio inusitado que sai totalmente da rota convencional e que tornará sua passagem pela Espanha inesquecível: Uma viagem em um trem de época!

O “tren de la fresa” foi inaugurado em 1851 pela Isabel II, sendo considerado o primeiro trajeto ferroviário de Madri.

A intenção era conectar a cidade com o Mar Mediterrâneo, mas a família real que não é boba nem nada, estendeu o itinerário até o Palácio de Aranjuez.

A partir de 1984 o “tren de la fresa” – uma locomotora a vapor de meados do século XX, é colocada sobre os trilhos durante os meses de primavera e outono para repetir seu tradicional caminho regado de muita diversão, trajes de época e morangos.

Morangos? Isso mesmo! Não é à toa que o trenzinho leva o nome de “fresa” (morango, em espanhol), produto típico da cidade de Aranjuez.

Morangos distribuidos na viagem – Foto: Un buen dia en Madrid

 

E por falar em Aranjuez, destino final dessa viagem, esse “pueblo” espanhol é um dos lugares mais legais para fazer um bate-volta estando em Madri.

Sabia que ele é reconhecido internacionalmente por suas belas paisagens e inclusoveo são consideradas Patrimônio da Humanidade?

Motivo a mais para embarcar nessa viagem de época. E por falar nisso, os roteiros são bem variados e com preços a partir de 23€ para adultos e 10€ crianças.

Alguns bilhetes incluem visita guiada por Aranjuez, pelo palácio e seus jardins, além de atividades variadas, como visitar bodegas e se deliciar com diferentes tipos de vinhos.

O “tren de la fresa” começa seu trajeto na estação  Príncipe Pio, em Madri, com destino ao “pueblo” de Aranjuez. Normalmente o embarque acontece pela manhã (às 9h30) e o retorno no final da tarde (as 18h). 

Onde comprar as passagens?

Como comentamos acima, “o tren de la fresa” nos dá um leque de opções ao comprar um bilhete. Eles são vendidos antecipadamente nas estações de trem em Madri, agências de viagens e/ou de forma online no site oficial da RENFE.

Mais informações: passagem trem de la fresa

O que visitar em Aranjuez?

Dependendo do bilhete que comprarmos vamos ter acesso direto ao que gostaríamos de ver na cidade. Mas, também temos a opção de escolher a passagem mais econômica e montar nosso próprio roteiro. Nesse caso, vale a pena visitar:

  1. O Palácio Real de Aranjuez

Ele é considerado um dos palácios mais bonitos da Espanha e irradia beleza por dentro e por fora. Na fachada damos de cara com a estatua dos três reis que incentivaram sua construção: Felipe II, Felipe V e Fernando VI.

E dentro somos impactados pelo magnifico salão de tronos e levados ao passado quando entramos no quarto de Isabel II.

Um dos salões do Palacio de Aranjuez

 

2. Jardim del Príncipe

O Palacio Real de Aranjuez é rodeado de maginficos jardins, sendo o maior deles o “Del Principe”, que foi construído na metade do século XIII e está repleto de exemplares vindo da América. Sua beleza também se destaca em fontes e lagos.


3.  Passeio de Barco

Outra atividade bem divertida para fazer em Aranjuez e de quebra conhecer a cidade sob uma nova perspectiva, é curtir um passeio de barco pelo rio Tajo. Normalmente, esse programa inclui buffet livre, gincana e visita guiada a outros dois jardins.

4. Museu de Faluas Reales

Localizado dentro do jardim “Del Principe” esse museu reúne uma espetacular coleção de embarcações utilizadas pelos reis da Espanha.

Nele também encontraremos diferentes tipos de canhões e utensílios utilizados na navegação. Sem dúvida, um programa bem interessante.

Uma dos barcos em exposição.

 

5. Casa del Labrador

Uma das residências oficiais dos Reis da Espanha, esse palacete em estilo neoclássico foi catalogado em 2001 como Patrimônio da Humanidade e é uma das joias de Aranjuez que podemos visitar.

Alem desses pontos turisticos principais, em Aranjuez você encontrará bons restaurantes e um leque variado de ocio, para todas as idades e bolsos.

Então já sabe, aterrizou em Madri e quer fazer um bate-volta diferente, embarca no trenzinho da fresa e descubra um novo destino! 😉


Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

Saludos!!

Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *