Turismo religioso | Como é a Semana Santa na Espanha ?

A Espanha é um país predominantemente católico e isso significa que a Semana Santa é um dos momentos mais especiais e importantes para os fiéis.

Celebrada de distintas formas, a Semana Santa aqui na Espanha reúne várias manifestações de fé para relembrar a paixão e ressureição de Jesus Cristo. Não tem cidade, vilarejo, povoado, ou qualquer canto do país que não seja “tomado” pelo clima de Páscoa.

Ao contrário do que muitos pensam, a Semana Santa na Espanha é uma das épocas em que o país mais recebe turistas internacionais.

Eles chegam atraídos pelo clima primaveral, por histórias, tradições e curiosidades de uma das festas mais populares do país. Hoje, te apresento algumas delas! 🙂

  1. Procissão dos Legionários, em Málaga.

Para quem não sabe, os Legionários são militares que fazem parte do exército de terra Espanhol.

E uma das tradições mais emblemáticas acontece na quinta-feira santa, quando os legionários desembarcam no Porto de Málaga e trasladam a imagem do “Cristo de la buena muerte” (Jesus Cristo na cruz).

O trajeto vai até a praça Fray Alonso, de onde sai outra procissão pela parte da noite e recorre toda a cidade.

Durante o trajeto, os Legionários são recebidos com aplausos e afloram as emoções de quem acompanha a procissão.

Legionários espanhóis em ato da Semana Santa.

 

2. A Paixão de Cristo, em Castro Urdiales.

Essa é, sem sombra de dúvidas, uma das celebrações mais fortes da Semana Santa na Espanha.Vários moradores da localidade de Castro Urdiales  se reúnem e realizam a representação completa da Paixão de Cristo.

Desde a última ceia até a ressurreição, e impressiona qualquer visitante. Como vocês podem imaginar, essa encenação dura em torno de seis horas e vários pontos da cidade viram parte do cenário.

Encenação da Paixão de Cristo, em Castro Urdiales.

 

3. Semana Santa, em Cuenca.

Declarada interesse turístico internacional, a Semana Santa na cidade de Cuenca é um verdadeiro espetáculo cultural e obviamente, de fé.

Como mais de vinte e cinco mil “nazarenos” participantes da procissão, essa é uma das celebrações que mais atraem visitantes e ao menos para mim, é também uma das mais curiosas.

Los Turbos (participantes da procissão, descrevem as humilhações que Jesus Cristo sofreu durante sua caminhada para a crucificação.

E durante várias horas, vestidos com túnicas (roupa tradicional desse ato) eles “atrapalham” a caminhada dos nazarenos, de forma representativa, para evitar que Jesus Cristo chegue a seu destino.

Esse ano, a procissão conhecida como Camino del Calvário (Caminho do Calvário, em português), cumpre nada mais, nada menos que 400 anos.

Procissão Camino del Calvário, em Cuenca.

 

4. Semana Santa, em Sevilha.

Como fama internacional, dizem que não existe melhor lugar na Espanha, do que em Sevilha para conhecer as tradições da Semana Santa na Espanha.

Para vocês terem uma ideia, uma das imagens de Jesus Cristo que participam da procissão, data do ano 1540 e percorre um dos caminhos mais complicados.

Em Sevilha acontecem diferentes atos religiosos, dentre os mais representativos está a tão conhecida salida de la Macarena.

Procissão Macarena, em Sevilha.

 

5. Semana Santa, em Lorca.

Essa é uma das celebrações mais peculiares da Semana Santa na Espanha. Na cidade de Lorca (em Murcia), acontece um grande desfile, com direito a diversos personagens bíblicos, com direito a centenas de cavalos, e dois importantes protagonistas: El Paso Azul e El passo Blanco.

El Paso Azul chega representando guerreiros etíopes montados a cavalo, Moises, Cleópatra, etc. Já no El Paso Blanco encontramos um desfile mais bíblico, passando inclusive pela visão apocalíptica.

Desfile em Lorca

 

Outras Procissões Importantes

Contar sobre cada uma das celebrações de Semana Santa aqui na Espanha, nos renderia um texto infinito (rsrs), por isso, além dessas cinco procissões acima, vale a pena também conhecer as que acontecem nas cidades de :Palencia, Valladolid, Granada e Toledo.

Curiosidades da Páscoa na Espanha

Nada de ovo de páscoa. Aqui na Espanha quem reina mesmo é a famosa “Mona de Pascuá”.  É uma espécie de pão doce que vem acompanhado de um ovo cozido, muito tipico nessa época do ano. Ah, tem também a versão com ovo de chocolate! 🙂 

 

mona de pascua

 

Outra curiosidade muito interessante da Semana Santa na Espanha é sobre a vestimenta utilizada durante as procissões. Muita gente não sabe, mas segundo a historia, essa túnica se remete à època da Inquisição.

Era uma forma de castigo e muitos condenados utilizavam o capuz com uma pintura dos crimes que haviam cometivos. Aqui são conhecidos como “capirotes”. 

Vestimenta tipica da Semana Santa

 

Espero que tenham gostado. Feliz Páscoa, pessoal! 🙂 


Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

Saludos!!

Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!