Turismo rural na Espanha – 3 destinos imperdíveis!

Em 2017 a Espanha bateu recorde ao receber mais de 80 milhões de turistas, se tornando o segundo país mais visitado do mundo.

Sua gastronomia única, suas belas cidades, seus mais de quarenta Patrimônios da Humanidade, são apenas uma porcentagem do que ver e fazer no país.

Apesar da maioria de viajantes escolherem as grandes e medias cidades espanholas para seus dias de férias, o turismo rural na Espanha vem ganhando cada vez mais adeptos.

Como vocês sabem, a Espanha não é um pais de grandes dimensões territoriais, e isso significa que sair da praia para a montanha é um “pulo”, ponto mega a favor para quem quer curtir um pouquinho de cada coisa.

Eu confesso para vocês que adoro o clima agitado das grandes cidades, mas morro de amores por passeios em que entro em contato 100% com a natureza.

É maravilhoso desconectar de tudo, dar passeios entre montanhas, bosques, alimentar animais, apreciar o fim de tarde desde um penhasco e sentir sua energia sendo renovada.

Visita ao parque de Cárbaceno. Arquivo pessoal 2017.


Que regiões visitar?

Em qualquer parte da Espanha você vai encontrar ao menos um lugar para entrar em contato com a natureza e desconectar do corre-corre das cidades.

A região norte do país, ao menos para mim, é perfeita quando se trata de turismo rural na Espanha. O clima é mais ameno, chove mais e cor verde se propaga por todos os cantos.

Mas, não é apenas no norte da Espanha que encontramos lugares perfeitos para desconectar.Dar uma escapada, já seja em clima de romance ou aventura, é possivel em qualquer parte do país.


Maravilhas do turismo rural na Espanha

 

1. Cantábria

Cantábria faz parte da região norte da Espanha, situada entre o País Vasco e Astúrias, e por ali a natureza dá as caras por todas as partes. Não é difícil encontrar um “Pueblo” (aldeia) rural com antigos casarões destinados a receber hospedes e programas que vão desde passeios a cavalos a longas caminhadas entre montanhas.

Sua posição geográfica nos permite um leque variado do que ver e fazer.Por um lado temos impressionantes montanhas que formam a Cordilheira Cantábrica e por outro lado o mar, que nos presentea com mais de sessenta praias fantásticas com areia bem branquinha.

Tanto a gastronomia quanto a cultura local são pontos positivos na hora de colocar a região norte no nosso roteiro de viagem pela Espanha. Na região Cantábrica também é possível visitar cavernas pré-históricas, como as famosas “cuevas de Altamira”, que albergam pinturas rupestres e são consideradas Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Pontos de interesse turístico rural na região:

  • Parque natural Picos da Europa
  • Cuevas de Altamira
  • Parque natural de Cárbaceno
  • Circuito de castelos e cidades medievais
Em Cantabria ( no inverno). Arquivo pessoal 2016.

 

O atardecer mais bonito que já vi . Arquivo pessoal 2016

 

Visita ao Parque Natural de Carbaceno . Arquivo pessoal 2016

 

2. Astúrias 

Seguindo pela conhecida “Espanha verde”, topamos com outro destino favorito para o turismo rural no país: Astúrias.

Astúrias é aquele típico lugar que parece ter sido retirado de um conto encantado infantil. Pequenas aldeias, entre vales e montanhas, rodeadas de muito verde e pequenas casinhas rurais.

A tranquilidade desse pedacinho do paraíso na terra, a qualidade do ar que respiramos ali e a conexão imediata com a natureza, fazem de Astúrias rota principal para o ecoturismo na Espanha.

Sou suspeita para falar porque adoro comer, mas a culinária local, ao menos para mim é a melhor da Espanha. Ao passar por Astúrias, você não pode deixar de provar o prato típico da região: a saborosa Favada.

Assim como em Cantábria, o programa de ócio é bem variado e tem para todos os gostos. De turismo de aventura a passeios tranquilos pelos longos sendeiros entre montanhas.

Pontos de interesse turístico na região:

  • Visitar vilas pesqueiras, como Cudillero ou Luarca.
  • Caminhada pela rota “Senda del oso”
  • Conhecer os Lagos de Covadonga
  • Fazer a “Ruta del Cares” 
  • Visitar o parque natural de Somiedo

 

Iniciando a Ruta del Cares – Arquivo pessoal 2016

 

 

3. Galicia

Galícia é aquele tipo de lugar que tem tudo o que um amante de ecoturismo gosta: muita natureza, atividades ao ar livre, praias e uma gastronomia impecável. Não é à toa que ela se tornou um dos melhores destinos turísticos na Espanha.

Apesar de Galícia se destacar por suas incontáveis e admiráveis igrejas, pelo seu tão conhecido “Caminho de Santiago”, pela culinária e amabilidade do seu povo, essa ainda é uma pequena parte da Espanha aonde podemos encontrar lugares virgens do turismo de massa. Perfeito para quem quer desconectar dos problemas e conectar com a natureza.

Bosques, praias, parques naturais e “pueblos” encantadores que você poderá encontrar na sua passagem por essa região.

Pontos de interesse turístico na região:

  • Caminho de Santiago
  • Islas Cies (Ilhas)
  • Parque natural Las Fragas del Elme
  • Serra del Caurel
  • Monte Alayoa
Fragas del Eume – foto reprodução

 

Islas Cies

 

Você não pode perder:

⇒  9 cidades medievais para se apaixonar definitivamente pela Espanha

⇒  7 Destinos incrivelmente românticos na Espanha


Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

Saludos!!

Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!