Universidades à distância na Espanha | Tudo o que você necessita saber!

Conciliar a vida familiar e laboral com os estudos não é tarefa fácil. Experiência própria. E não é de hoje que muitos estudantes buscam por outras alternativas  que permitam conseguir uma formação universitária que se adapte ao seu estilo de vida atual.

Antes de sair do Brasil vi o “boom” de Universidades (particulares) que ofereciam cursos à distância com preços quase sempre acessiveis.

Aqui na Espanha, digamos que, a coisa é bem diferente. Estudar em uma Universidade pública tem um peso forte na hora de encontrar um trabalho depois de formado.

Entretanto, visando um novo “mercado” em que seja possivel englobar pessoas que desejam estudar,mas que não possuem tempo, muitas Instituições espanholas estão abrindo as portas para cursos à distância.

E nem preciso dizer o quanto estudar em  Universidades renomadas pode fazer aquela diferença na sua vida profissional. Não é mesmo ? 🙂

E se eu te disser que é possivel estudar em uma delas estando ainda no Brasil ? Realizar uma graduação, um mestrado ou até mesmo um doutorado de forma online? Sim, é possivel. Que maravilha, não ? Hoje te apresento as melhores Universidades à distância da Espanha.

Estudos á distância – foto reprodução

 

  1. UNED – Universidade Nacional de Educação a Distância

Criada em 1972, a UNED é referência nacional quando se trata de estudos online na Espanha. Ela conta com diversos programas de estudos, como por exemplo: graduações, mestrados, doutorados, cursos de espanhol e profissionalizantes.

São estudos oficiais e isso significa que a certificação final (diploma) possui validade e credibilidade. A UNED conta com centros fora da Espanha, inclusive, no Brasil (Em São Paulo).

A metodologia utilizada consta de aulas virtuais em sua plataforma,  materiais de apoio, tutoriais presenciais (nesse caso em São Paulo) ou de forma instantânea pela web.

Atualmente a UNED conta com 28 cursos a nível de graduação, sendo alguns deles: Direito, Psicologia, Engenharia Mecânica, Engenharia Informática, Criminologia, Pedagogia, Economia,Turismo, Administração e Direção de Emprestas, etc. Confira a lista completa e a grade curricular AQUI

Tambem possui uma lista variada de mestrados e doutorados, como por exemplo: Mestrado em Psicologia, Direito Fundamental, Direitos Humanos, Sistemas Informáticos, etc.

Confira a lista completa de mestrado AQUI

Confira a lista completa de doutorado AQUI

Para ingressar em um curso a nivel de graduação é preciso homologar previamente o Ensino médio realizado no Brasil. Com o titulo de “bachiller” homologado, você poderá realizar a matricula no periodo estabelecido pela UNED, desde que não tenha iniciado estudos em outra Universidade espanhola.

Mais informações em: http://www.uned.es

2. UNIR – Universidad Internacional La Rioja

Outra Universidade à distância que se descata na Espanha é a UNIR (Universidad Internacional La Rioja), que possui 23 cursos a nivel de graduação, e diversas formações em mestrado, doutorado, títulos próprios e formação permanente. 

Além da Espanha, a UNIR está presente em outros quatro paises hispanohablantes: México, Peru, Colômbia e Equador. Já são mais de 32.000 mil alunos e outros 41.000 formados.

Conta com profissionais qualificados, um “campus virtual” onde são ministradas aulas virtuais, tutorias, agenda, ferramentas de comunicação, programas de estágio, etc. Para ingressar na UNIR é preciso homologar previamente o Ensino médio realizado no Brasil.

Para conhecer todos os cursos oferecidos, criterios de acesso, valores e calendário acadêmico, acesse: https://www.unir.net/

Aperte play e curta a graduação dos acadêmicos de 2017 😀

 

3. UDIMA ( Universidad a Distancia de Madrid)

A UDIMA é outra Instituição espanhola que presta formação de maneira online desde 2008 juntamente com o Centro de Estudos Financeiros (CEF, Instituição fundada em 1977 e com mais de 500.000 alunos).

Utilizando as ultimas tecnologias de informação, a UDIMA oferece cursos a nivel de graduação, mestrado, doutorado, títulos próprios e cursos de idiomas (español).Para conhecer mais essa Universidade, acesse: https://www.udima.es/

4. Universidad de Burgos

A Universidade de Burgos é uma das pioneiras quando se trata de estudos realizados de  forma online ,partindo de Universidades públicas.

Ela conta com seis titulações de graduação, sendo: Ciência politica e gestão pública, História e Patrimônio, Espanhol – Lingua e Literatura, Turismo e Engenharia Informática.

Além disso, também oferece cursos de mestrados, como: Direito e Administração local e Engenharia da Informática. Para a linha semi-presencial, encontraremos outras opções.

Para ter acesso, igualmente como as outras Instituições, é preciso homologar o Ensino médio realizado no Brasil. Conheça mais sobre os cursos à distância: http://www.ubu.es/titulos-online

5. UOC ( Universitat Oberta de Catalunya )

Pioneira no ensino à distância, a UOC foi a primeira Universidade online do mundo e possui uma taxa de 90% de êxito. Já formou aproximadamente 60.000 estudantes e atualmente conta com 54.312 alunos ativos.

Oferece cursos de graduação, mestrado, doutorado, de idiomas e seminários. Além claro, de possuir estudos de pesquisa e bolsas de trabalho.

O ponto negativo que vejo na UOC é que para estudantes internacionais (de fora da UE e que não possuam residência na Espanha), um incremento de 50% no valor total do curso. Para conhecer mais sobre essa Universidade, acesse: http://www.uoc.edu/portal/es/index.html

6. USAL – Universidad de Salamanca 

A Renomada Universidade de Salamanca, também conta com um espaço online onde oferece 38 cursos de formação especifica, 12 titulações de mestrado, outros 61 mestrados próprios, além de diplomas de especialização e extensão universitária.

Para se matricular em um curso, é preciso conhecer os requisitos de acesso, já que cada titulação impõe as obrigações a cumprir. Conheça todos os detalhes em: http://virtuale.usal.es/

Estudos à distância – Comodidade e equilibrio do tempo – foto reprodução.

 

Estudar à distância vale a pena ?

A vida adulta é aquele corre-corre danado e nos falta tempo para conciliar tudo o que desejamos. Estudar à distância pode ser uma verdadeira mão na roda para quem busca uma formação e tem um objetivo profissional concreto.

Muita gente pensa que estudos à distância é “moleza” e que não exige sacrificio. E é exatamente aí que boa parte cai do cavalo. Estudar online é um compromisso similiar a estudos presenciais. A diferença estar em como você vai administrar seu tempo. 

Optar por uma Universidade à distância espanhola pode ser uma boa escolha, afinal, são titulações oficiais (avaliadas pelo Ministerio de Educação espanhol), que te ajudarão aperfeiçoar o castelhano e ter um curso de peso no seu CV.

Se você gostou desse texto, por gentileza, compartilhe com seus amigos e familiares. 🙂 Nosso blog, agradece! 


Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

Saludos!!

Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!