10 motivos para amar a cidade de Valência, na Espanha.

 

Confesso que sou MUITO suspeita para falar sobre a cidade de Valência, afinal, foi minha primeira casa ao chegar na Espanha e em pouquissimo tempo conquistou meu coração.

É meio estranho dizer, mas me sinto cada vez mais “valenciana”, se isso é possivel. Valência é a terceira maior cidade da Espanha, mas te diria que ela  tem um “Q” especial.

Praias, montanhas, museus, centros culturais, monumentos, vida noturna, shoppings, gastronomia e um montão de coisas legais reunidas em um único lugar. E o ponto principal: sem a “loucura” de uma grande metropole.

Atualmente, vivem em Valência mais de 3.000 brasileiros e não saí contado um por um não. ~~ Trabalho com dados, meus amores~~  (Sempre quis dizer isso kkkk) .

Hoje vou te contar porque é tão facil se apaixonar por esse lugar e acabar ficando definitivamente!

Informe INE (Instituto Nacional de Estatistica)

 

1-  Tem História

Valência foi fundada pelos romanos lá por volta do ano 138 A.C – Gente, esse lugar é um verdadeiro livro aberto e “vivo” da história.

E o mais legal disso tudo, é que ele não esta resumido em um pequeno “centro histórico” como em muitas cidades mundo a fora.

Cada canto de Valência transpira seu passado. E por aqui não passaram apenas os romanos, mas também os mulçumanos, que deixaram muitos traços da sua cultura.

Com a “Reconquista” levada a cabo pelo Rei Jaume I (El Conquistador), Valência se tornou um Reino (Reino de Valencia) dentro da Coroa de Aragão.

Seu passado deixou muitos vestigios, alguns deles a céu aberto e outros agrupados em museus, igrejas e palacios.

Provavelmente, seu vinculo mais forte com o passado  seja  seu próprio idioma, o Valenciano. Que não é e jamais será a mesma coisa que “Catalão”. 

Um dos monumentos mais imponentes da cidade, é a Torre de Serranos, que foi construida na época medieval e segue aí, em pé e esplêndida. Como disse antes, Valência é um livro aberto, e você precisa lê-lo.

Torres Serrano, em Valência

 

2 – Tem  Arquitetura Antiga

O ponto de partida para conhecer os monumentos construidos ao largo do tempo em Valência, sem sobra de dúvidas, é o centro histórico da cidade e também a parte mais antiga. 

Ali encontraremos além das Torres de Serrano, também a belissima Catedral de Valência, a Igreja de Santa Catalina, a “Plaza de la Virgem, e um museu que super indico  visitarem: La Lonja de la Seda, declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Talvez, o que mais surpreenda aos milhares de turistas que chegam a Valência todos os anos, seja não apenas os monumentos históricos em sí, mas também a conservação deles.

Lonja de la Seda – Arquivo Pessoal

 

3- Tem Arquitetura Moderna

Valência também “respira futuro”…que o diga quem já viu de perto a emblemática “Ciudad de las Arts y Ciencias”, construida por Calatrava, famoso arquitecto espanhol.

Esse verdadeiro complexo que engloba cultura e lazer, inclui um Museu (Museo de Ciéncias Principe Felipe), um Hemisférico e o maior aquário da Europa, o Oceanográfic.

Complexo Ciudad de las Arts y Ciencias, Valencia.

 

Outro bom exemplo é o “Palau de la Musica” (Palacio da Música, em português), construido nos anos 80, referência para os amantes de obras clássicas e dono de uma das melhores salas de concertos da Europa.

Palacio da Música, em Valência.

 

E não fica apenas nisso, tem também: Um dos melhores zoologicos da Europa, diversos museus,um mirante com uma vista maravilhosa do mar mediterrâneo, pontes e jardins que misturam passado e presente. Mas, contarei mais sobre cada um deles em um próximo post!

4- Tem praia!! 

Morar perto do mar, ao menos para mim, faz uma diferença à beça no quesito “qualidade de vida”. Poder dar um passeio pela praia, sentir a brisa do mar, disfrutar dos restaurantes à beira-mar ou simplesmente mergulhar durante os meses mais calorosos do ano, é impagável.

Passeio maritimo e praia Malvarrosa, Valência.

 

5- Tem Gastronomia

Provavelmente você ja comeu ou ouviu algo sobre a Paella, prato típico de Valência e conhecido mundo a fora. Preciso te dizer, que sim, a Paella é a “cereja do bolo”, mas que a culinária valenciana vai muito além disso. Tanto é, que dediquei um texto completinho só para esse tema, olha: O que comer em Valencia?

 

Fideuá

 

6- Tem Festa Popular

Quando chega março, chega tamém a festa popular mais esperada pelos Valencianos: As Fallas. Um espetáculo cultural, que em 2016 ganhou o titulo de Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

A Festa segue todo um “ritual”, com queima de fogos, desfile das “falleras” ( mulheres que levam a vestimenta tipica dessa época e festa), e claro as Fallas, monumentos criados quase sempre com um “tom” sarcástico e critico, que é queimado no último dia de festividade, dando as boas vindas à Primavera.

Fallas, Valencia.

 

Apesar das Fallas, serem a festa popular mais conhecida, na região também podemos encontrar outras bem legais, como: “La Tomatina”, que é a maior “guerrar” de tomates do mundo, A festa dos “Moros y Cristianos”, entre outras.

7 – Tem vida noturna

Barzinhos, pubs, restaurantes e discotecas, por exemplo, animam a noite de Valência, que oferece um leque de opções para todos os gostos e bolsos.

O lugar mais “badalado” e conhecido para curtir a noite, se chama “El Carmen”, já que nessa região se concentram vários “poitns” para curtir com os amigos. E, nem preciso dizer que no verão isso “Bomba”!

Bairro El Carmen, Valencia.

 

8 – Tem segurança

A vantagem de morar em uma cidade grande, mas sem aquele alvoroço de uma metropole, se reflete também nos indices de criminalidade.

Valência é uma cidade segura, mas como em qualquer parte desse nosso planeta bonitinho, também acontecem casos de violência. 

9- Tem um custo de vida acessivel 

Apesar de ser a terceira maior cidade da Espanha, Valência ainda é, um lugar acessivel para morar. É verdade que os alugueis sofreram uma subida bastante notável, mas pelo menos por aqui você não vai pagar 500€ por um quarto-cozinha.

A cidade conta também com supermecados, mercados, feiras, pequenos comercios e boa parte deles te oferecem produtos com um ótimo custo-beneficio.

A média salaria por aqui, gira em torno a 1.486€ e para uma familia não numerosa, dá pra chegar ao fim do mês sem problemas. Lembrando que aqui na Espanha você não tem um gasto mensal com colegios e saúde.

10- Tem um pedacinho do Brasil

E quando a saudade aperta, o que a gente faz? Saimos correndo atrás de

  • Uma pizza estilo brasileira na Pizzeria FonePizza
  •  Fazer comprinhas na Saudades do Brasil
  • Dar aquele tapa no visual na Luh Maria
  • Comer coxinha, brigadeiro, açai e um montão de coisas gostosas feitas por brasileiros que residem aqui.
  • Curtir festinha de carnaval e atividades culturais organizados pela Casa do Brasil em Valência
  • Deixar nossos pequenos manterem vinculo com nosso país através dos  Mininiños

E por ai vai…

Por aqui você vai encontrar churrascaria, lanchonetes, lojas especializadas em produtos latinoamericanos, brasileiros, e por aí vai…

Até mesmo nos supermercados (Consum, Makro e Carrefour) é possivel encontrar pão de queijo, picanha, guaraná antartica, etc.

Quanto você ama Valência agora?  Viu como é facinho se apaixonar por esse lugar. Só sei de uma coisa…10 é pouco, né não? 🙂 Não se esqueça de quando vier visitar,me convidar para tomar aquele cafezinho 🙂


Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

Saludos!!

 

Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!

2 Replies to “10 motivos para amar a cidade de Valência, na Espanha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *