Anúncios

NIE: Documento de Identidade para Estrangeiros -|Saiba Como Solicitar

Follow Partiu Espanha on WordPress.com

Importante para quem tem o objetivo de ficar na Espanha por um tempo superior a 180 dias.


Hoje, quero compartilhar com vocês algo muito importante para quem tem o objetivo de ficar na Espanha por um tempo superior a 180 dias.

O Número de Identificación de Extranjeros ou simplesmente NIE como conhecemos aqui, é um documento pessoal e exclusivo para os estrangeiros que permanecem na Espanha por um tempo superior a 180 dias.

Ele esta atrelado automaticamente ao tipo de autorização de residência concedida pelo governo espanhol. Estrangeiros de países membros da União Europeia também necessitam desse documento caso decidam viver no país.

Como podem observar na imagem de exemplo, a identificação é composta por seus dados pessoais (nome, endereço, data de nascimento, nacionalidade, sexo), o tempo de validade da sua permissão para residir no país, a qualificação do seu visto (se te permiti trabalhar ou não) e o mais importante de tudo o número de identificação.

Muita gente acha que ter um NIE permite viver na Espanha por quanto tempo queira, porém não é bem assim. Como o próprio nome já diz, é um documento de identificação e que servirá muito para todos os trâmites burocráticos no país (para abrir uma conta bancária,pedido de nacionalidade, ingressar num curso, etc…)

Sabemos que para todo processo administrativo (seja lá em que país for) você precisa apresentar requisitos e motivos para possuir um documento oficial de identificação, nesse caso não é diferente.

Para ter um NIE você vai precisar

◊ Não estar em situação IRREGULAR na Espanha

Deverá ser solicitado por interesse profissional, econômico ou social do estrangeiro. Ex: Realizar um curso de Espanhol superior a 6 meses

Comunicar os motivos para solicitar esse tipo de documento

Informe sobre o motivo (profissional, social, econômico, etc)

Formulário em modelo oficial ( EX-15) assinado e duplicado. (Formulário NIE)

Cópia do passaporte completo ou Documento de Identidade se a pessoa pertence a União Europeia.

Onde Solicitar

Se você já esta na Espanha poderá solicitar pessoalmente na “Oficina de Extranjeros”ou na “Comisaria de Policía” ( Delegacia de policia ) de onde você vive. 

Se você ainda está no Brasil, a solicitação deve ser feita  no Consulado Espanhol, porém o mais habitual e aconselhável é fazer essa petição na España, mesmo que você tenha entrado com visto de turista.Vale lembrar que antes de finalizar seu período legal no país é preciso fazer isso.

Não esqueça de levar o formulário preenchido,o passaporte (original e copia), foto 3×4 recente e com fundo branco e a documentação que comprove o motivo para ter um NIE. Além do pagamento de uma taxa em torno de 15€.

Achou complicado? Não é. No meu caso levei todos os documentos que listei acima em uma oficina de estrangeiros aqui na comunidade que vivo na Espanha e com três semanas fui buscar. Com isso, consegui abrir uma conta bancária, fazer um curso, fazer habilitação para dirigir, etc.

Se você possui a Nacionalidade de um dos países membros da União Europeia, veja como proceder, acessando:  NIE para estrangeiros membros da União Europeia


Gostou desse texto? Não esquece de deixar sua avaliação nas estrelas que aparecem logo no inicio. Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas novidades. Para entrar em contato conosco, utilize o formulário abaixo:

 

 

 

Anúncios
Follow Partiu Espanha on WordPress.com
Sobre partiuespanha (157 artigos)
Taiana Amaral Jiménez, é brasileira residente e apaixonada pela Espanha. Criou o Partiu Espanha com o objetivo de compartilhar as melhores dicas para brasileiros que desejam viajar, estudar, trabalhar e viver no país. :)

8 comentários em NIE: Documento de Identidade para Estrangeiros -|Saiba Como Solicitar

  1. Guilherme Romanski // 5 de janeiro de 2017 às 14:35 // Responder

    Boa tarde, Taiana!

    Gostei muito do post. Estou pensando em ir para a espanha com Minha Família. Sou Duplo Cidadão ( italiano e Brasileiro).
    O primeiro documento para ser retirado é o Empadronamento para depois ir atras do NIE?
    Minha esposa é brasileira deverá passar pelo mesmo processo para tentar o Visto de residência de familiar, certo?
    Obrigado

    Curtir

    • Boa tarde, Guilherme. Obrigada por acompanhar nosso blog. O primeiro documento é o empadronamiento sim, logo depois você precisa solicitar seu Nie. No caso da sua esposa, você deverá solicitar uma autorização de residência por ser familiar de comunitário. Temos um post explicando como funciona. Espero que possa te ajudar. Um abraço!

      Curtir

  2. Denise Gomes de Melo // 14 de dezembro de 2016 às 22:33 // Responder

    Olá! Adorei o post! Tenho nacionalidade portuguesa e no site da extranjeria diz que é necessário o contrato de trabalho ou um seguro saúde para poder solicitar o NIE, além de comprovação de recursos. Isso mudou de quando foi feito o post? Poderia me passar mais informações de como está atualmente? Obrigada!

    Curtido por 1 pessoa

    • Oie Denise,para cidadãos membros da União o procedimento é um pouco diferente. Não é uma exigência que você tenha um contrato de trabalho, você poderá ser trabalhador por conta propria, estudante, ou aposentada,ou simplesmente não trabalhar por exemplo. Para isso, você terá que comprovar que possui meios econômicos suficientes para si e sua familia (se for o caso), além de apresentar um seguro de saúde (publico ou particular) que tenha cobertura na Espanha. O pagamento da taxa será de 10€ e o procedimento seguirá sendo na oficina de estrangeiros mediante “cita previa!, ou seja, pedido com antelação atraves da pagina oficial http://www.seat.mpr.gob.es/portal/servicios/extranjeria/extranjeria_ddgg.html

      Abaixo do texto tem a fonte oficial do governo espanhol para estrangeiros membros da união. Espero ter eslarecido sua dúvida.

      Um abraço

      Curtir

  3. Excelente post! Muito bem explicado.

    Curtir

  4. Agradeço por mais esta informação compartilhada. Descobri seu blog a alguns dias e venho acompanhando. Estou pesquisando países, informações para iniciar daqui um tempo, minha viagem com objetivo de morar, trabalhar, estudar. Tenho um carinho especial pela língua espanhola, o som, o jeito da fala, me encanta. Gracias

    Curtir

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. Arraigo Social: Autorização para Residir e Trabalhar na Espanha – Partiu Espanha
  2. Sair do Brasil com a Familia: Um Guia Básico. – Partiu Espanha

Obrigada por deixar seu comentário!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: