Anúncios

Espanha Oferece Formação Superior em 2 anos


Que tal planejar estudar uma formação superior na Espanha?

Anúncios

Que tal  planejar estudar uma formação superior na Espanha? Hoje, quero comentar com vocês sobre uma formação superior que aqui conhecemos como FP (Formación Profesional) e tem duas linhas: a de graduação média e a de graduação Superior.

A última é a que nos interessa, pois é ela que oferece mais vantagens para estrangeiros que querem ter uma formação em pouco tempo ( afinal, dura apenas dois anos) e o acesso é bem mais simples do que encarar a Selectividad (exame de acesso à Universidade).

Segundo a NORMATIVA: “–En el caso de ser mayor de 18 años alguno de los siguientes documentos: tarjeta de identidad de extranjero, expedida por la comisaría de policía u oficina de extranjeros, visado de estudios o tarjeta de estudiante extranjero”
 
Ou seja, não será aceito quem estiver ilegal no país, daí a importância de fazer tudo o mais certinho possivel.

Em que consiste uma FP?

Uma Fp ( Formación Profesional) é exatamente o que o proprio nome diz, uma formação que te prepara para o mercado de trabalho. Existem diversos cursos em várias areas, tais como: Engenharia, Saúde, Administração, Gestão, Agraria, Artes Graficas, etc.
 
Você pode escolher estudar a FP na modalide presencial ou à distância, o conteúdo será o mesmo, o que vai mudar em alguns casos é o calendário, ja que cada Comunidade Autonôma decide isso.

 Quem pode participar?

Para cursar um ciclo formativo desse âmbito é necessário cumprir com certos requisitos, dentre eles: ter um título de Bachillerato (convalidado) ou ter mais de 19 anos e superar uma prova de acesso. (Esse último ponto é ótimo porque se você é estrangeiro, segundo a normativa, não necessita comprovar certificações,basta aprovar o exame).

Como é a prova de acesso?

Você deve estar se perguntando em que consiste essa prova, se ela é dificil, quais conteúdos,etc…Verdade? Vejamos, a prova de acesso a todos os cursos de Ciclo Formativo de Grado Superior esta estruturada em duas partes. A parte comum, que vai avaliar conhecimento do aluno a respeito das disciplinas: Lingua española e literatura, Matemática, lingua estrangeira (Inglês) e em alguns casos linguas oficiais das comunidades autonômas.

E a parte especifica vai depender de que área pertence o curso escolhido por você, por exemplo, eu escolhi estudar Marketing, então tenho que  optar duas disciplinas entre três: Historia, Geografia e Economia.

E assim é com os demais cursos: Quimica, Fisica, Biologia, etc. Você sempre terá que escolher duas opções.

Como se preparar para a prova?

Se preparar para o teste é uma vantagem e pode ser feita de forma gratuita nos centros de preparação da Comunidade que você viva ou nas tão conhecidas “escuelas para adultos”.
As aulas iniciam em setembro e a prova geralmente é em junho, ou seja, tempo suficiente para estudar. O exame nem é tão dificil se você estudou por exemplo,seu ensino médio no Brasil.
É basicamente o mesmo assunto, porém em español, o que requer atenção e esforço máximo para ser aprovado.Você pode conferir as provas anteriores clicando AQUI
Essa graduação também te oferece conhecimentos práticos da area de atuação que você escolheu, inclusive você pode fazer as práticas em outro país, como Alemanha ou França.
O mais legal é que ao finalizar o curso você sai graduado (a) e no mercado de trabalho Español e de outros países da Europa isso conta muito na hora de buscar um trabalho.
Além de deixar caminho aberto para a universidade, pois ao concluir o curso você pode se matricular sem precisar fazer qualquer tipo de prova.

Gostou desse texto? Não esquece de deixar sua avaliação nas estrelas que aparecem logo no inicio. Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas novidades. Para entrar em contato conosco, utilize o formulário abaixo:

Sobre partiuespanha (124 artigos)
Brasileira residente e apaixonada pela Espanha.Criou o Partiu Espanha com o objetivo de compartilhar as melhores dicas para brasileiros que desejam viajar, estudar, trabalhar e viver no país.

1 Trackback / Pingback

  1. Saiba como Homologar o Ensino Fundamental e Médio Brasileiro na Espanha. | Partiu Espanha

Obrigada por deixar seu comentário!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: